Quando falamos em obras sustentáveis nos referimos às obras que utilizam um processo construtivo ambientalmente responsável com a utilização eficiente dos recursos naturais e de produtos e serviços que respeitam o ambiente neles empregados durante a sua construção e ao longo do ciclo de vida dessa obra; essas obras devem levar em conta a localização, o projeto, a construção, a operação, a manutenção, e a sua demolição e renovação. Esta prática se expande e complementa as preocupações da economia, utilidade, durabilidade e conforto.

Alguns dos parâmetros necessários para uma obra ser considerada sustentável são:

  • Uso eficiente de energia, água e outros recursos
  • Redução do desperdício, da poluição e degradação ambiental
  • Proteger a saúde dos ocupantes e melhorar a produtividade dos funcionários
  • Seguir normas e sistemas que estipulam parâmetros para a construção civil se tornar sustentável, são três deles: GREEN BUILDING, LEED e REACH.

O Green Building Council Brasil, ou também conhecido como GBC Brasil, é uma organização não governamental que visa desenvolver na indústria da construção práticas de sustentabilidade por meio de sua atuação junto ao governo e à sociedade civil capacitando tecnicamente  profissionais, disseminando informações de práticas construtivas e conhecimentos para os processos de certificação das obras.

O GBC Brasil conta com o suporte de aproximadamente 450 empresas membros. Todas elas apóiam as atividades da organização por estarem engajadas no mercado da construção sustentável, seja por meio da adoção de práticas de green building em suas instalações ou ofertando materiais e serviços eficientes e responsáveis do ponto de vista sócio ambiental. Os GBCs estão presentes em mais de 80 países e o braço brasileiro é um dos mais atuantes e referência pelos avanços conquistados no país.

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação que tem como objetivo incorporar e acelerar o uso de práticas benéficas ao ambiente sócio-ambiental, além de desenvolver e implantar estas ações em escala mundial.

Este sistema é orientado para engenheiros, arquitetos, design de interiores, profissionais da construção civil em geral e oficiais do governo e todos que estejam envolvidos na construção de empreendimentos e querem incorporar técnicas sustentáveis. Para obter a certificação é necessário seguir uma série de pré-requisitos. Estes são avaliados pelo GBC Brasil e USGBC que avaliam as necessidades de cada construção. A certificação é concluída após o fim das obras e a confirmação de que os pré-requisitos foram atendidos.

O sistema REACH (sigla em inglês para Registro, Avaliação e Autorização para Substâncias Químicas) é uma nova legislação européia que visa regulamentar todas as substâncias químicas que são negociadas com a União Européia.

A legislação passou a vigorar a partir de 1º de junho de 2007, aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Européia. A função desse sistema, como descreve sua sigla, é a de registrar, avaliar e autorizar os produtos químicos que são comercializados.

A CASA D ÁGUA, tem a maior e a mais completa linha de produtos químicos para a construção civil,  comercializando, vendendo e distribuindo materiais para a construção civil para todo o Brasil, levando aos seus clientes as mais recentes novidades do mercado mundial da construção civil que utilizam as técnicas de sustentabilidade, oferecendo e disponibilizando produtos dos maiores e melhores fabricantes que atuam no Brasil.

A Casa DÁgua em sintonia com a evolução de químicos para a construção civil, disponibiliza  produtos impermeabilizantes, adesivos, produtos para reparos e proteção, aditivos e revestimentos que atendem a declaração ambiental dentro do regulamento REACH, que tem por objetivo garantir um alto nível de proteção da saúde humana e do meio ambiente e também dentro da norma LEED que atende requisitos do Green Building.

Responsabilidade Ambiental 

A Casa D’Água tem ciência de que a Construção Civil é uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e participa ativamente nesse mercado comercializando produtos de última geração técnica e ecologicamente corretos, contribuindo de maneira responsável na proteção do meio ambiente
Veja Mais