Sikaflex® 1A plus

Selante poliuretano, monocomponente de baixo módulo para juntas na construção.

Descrição do Produto

Sikaflex® 1A plus é um selante elástico, monocomponente, de baixo módulo, que cura com a umidade do ar, à base de poliuretano. Sendo adequado para juntas de movimentação e de conexão em aplicações internas ou externas.

Usos

Sikaflex® 1A plus é indicado para selar juntas em edificações da construção civil, especialmente para juntas de movimentação em concreto, mas também para juntas em fachadas, parapeitos de varandas, juntas de conexão (ao redor de janelas e portas, fachadas, revestimentos de metal, concreto pré-moldado) assim como para juntas em madeira e estruturas metálicas.

Características / Vantagens

  • Boa resistência ao envelhecimento e à intempérie;
  • Capacidade de Movimentação 25%;
  • Cura sem formação de bolhas;
  • Baixo esforço no substrato;
  • Fácil de alisar e muito boa trabalhabilidade;
  • Aderência muito boa em diversos substratos;
  • Alta resistência ao rasgamento.

 

Ensaios

Certificados / Normas: Conforme aos requerimentos da ISO 11600, F 25 LM.

 

Dados do Produto

Forma:

Cor: Branco, cinza claro.

Embalagem: Cartucho de 310 ml, 12 cartuchos por caixa. Unipack de 400 ml, 12 unipacks por caixa.

 

Estocagem

Condições de Estocagem / Validade: 15 meses a partir da data de produção, nas embalagens originais, as quais devem estar fechadas e livres de danos, estocados em condições secas e protegidos da exposição direta ao sol em temperaturas entre +10°C e +25°C.

 

Dados Técnicos

Base Química: Poliuretano Monocomponente, cura com a umidade.

Densidade: ~ 1.3 kg/l (cor cinza)        (DIN 53 479)

Secagem ao toque: ~ 60 – 120 minutos (+23°C / 50% u.r.)

Taxa de Cura: ~ 2 – 3 mm/24 h (+23°C / 50% u.r.)

Capacidade de Movimentação: 25%

Dimensões da Junta: Largura Mínima= 10 mm / Largura máxima = 40 mm

Escorrimento: 0 mm, muito bom        (DIN EN ISO 7390)

Temperatura de Serviço: -40°C a +70°C

 

Propriedades Mecânicas / Físicas.

Resistência ao Rasgamento: ~ 7 N/mm (+23°C / 50% u.r.a.) (DIN 53 515)

Dureza Shore A: ~ 25 , 28 dias (+23°C / 50% u.r.a.) (DIN 53 505)

Modulo de Elasticidade:
~ 0.3 MPa em 100% de alongamento (+23°C / 50% u.r.a.) (DIN EN ISO 8340)
~ 0.6 MPa em 100% de alongamento (-20°C)

Alongamento à Ruptura: ~ 800% (+23°C / 50% u.r.a.) (DIN 53 504)

Recuperação Elástica: > 80% (+23°C / 50% u.r.a.) (DIN EN ISO 7389 B)

 

Informações do Sistema

Detalhes de Aplicação

Consumo / Dimensionamento da Junta.

A largura das juntas deve ser dimensionada para que seja compatível com a capacidade de movimentação do selante. Em geral a largura da junta deve ser maior que 10 mm e menor que 40 mm. Deve ser mantida uma relação largura: profundidade de aproximadamente 2:1.

Dimensões padrão de projeto para elementos de concreto conforme a DIN 18 540 /tabela 3:

Distância entre as
Juntas

2 m

2 – 3.5 m

3.5 – 5 m

5 – 6.5 m

6.5 – 8 m

Largura de Projeto da
Junta.

15 mm

20 mm

25 mm

30 mm

35 mm

Largura Min da Junta

10 mm

15 mm

20 mm

25 mm

30 mm

Profundidade da
Junta

8 mm

10 mm

12 mm

15 mm

15 mm

A largura mínima para juntas de perímetro ao redor de janelas é de 10 mm.

Todas as juntas devem ser projetadas e dimensionadas apropriadamente pelo especificador e pelo empreiteiro conforme os padrões e normas relevantes; isto porque, fazer mudanças depois da construção é, geralmente, impraticável. A base para o cálculo da largura necessária da junta são os valores técnicos do selante e os materiais adjacentes da edificação, mais a exposição da edificação, seu método de construção e suas dimensões.

Consumo Aproximado

Largura da Junta

10 mm

15 mm

20 mm

25 mm

30 mm

Profundidade da Junta

8 mm

8 mm

10 mm

12 mm

15 mm

Cumprimento da Junta
/ 600 ml

~ 7.5 m

~ 4.5 m

~ 2.5 m

~ 1.6 m

~ 1.3 m

Delimitador de Profundidade: Utilize somente delimitadores de profundidade de polietileno de célula fechada.

Qualidade do Substrato: Limpo e seco, homogêneo, livre de óleo e graxa, pó e partículas soltas ou friáveis. A nata de cimento deve ser removida.

Preparação do Substrato / Imprimação

Substratos não Porosos:
Ex. metais, pintura em pó, etc. Deve-se limpar com uma lixa abrasiva fina e com Sika® Cleaner-205 usando uma toalha / pano. Depois da evaporação de pelo menos 15 min, aplique Sika® Primer-BR usando um pincel.
Antes de aplicar o selante, permita um tempo de evaporação de pelo menos 40 min. (max. 2 h). Para PVC use Sika® Primer-215. Antes de aplicar o selante, permita um tempo de evaporação de pelo menos 30 min. (max. 8 h).

Substratos Porosos:
Tais como: concreto, concreto leve e rebocos cimenticios, argamassas, tijolo, etc devem ser imprimados com Sika® Primer-BR usando um pincel ou trincha. Antes de aplicar o selante permita um tempo de evaporação de pelo menos 40 min. (max. 2 h).

Nota Importante: Os primers só são promotores da adesividade. Eles não são um substituto de uma limpeza correta da superfície, nem melhoram sua resistência significativamente.

Os Primers melhoram em longo prazo o desempenho de um selante de juntas

 

Condições de Aplicação / Limitações

Temperatura do Substrato: +5°C min. / +40°C max.

Temperatura Ambiente: +5°C min. / +40°C max.

Conteúdo de Umidade do Substrato: Seco

 

Instruções de Aplicação

Método de Aplicação / Ferramentas: Sikaflex® 1A plus é fornecido pronto para uso.

Depois da preparação adequada da junta e do substrato, introduza o delimitador na profundidade requerida e aplique o primer se for necessário. Introduza o cartucho na pistola do selante e aplique firmemente o Sikaflex® 1A plus dentro da junta, garantindo um contato total com as bordas da junta. Preencha a junta, evitando que o ar fique preso. Sikaflex® 1A plus deve ser apertado firmemente contra os lados da junta para garantir uma boa aderência.

Utilize fita crepe onde seja requerido para obter linhas de junta com arestas bem definidas ou linhas excepcionalmente limpas. Remova a fita enquanto o selante ainda esta mole. Alise a junta com liquido alisador para obter uma superfície perfeita de junta.

Limpeza das Ferramentas: Limpe todas as ferramentas e equipamento de aplicação com Sika® Remover 208 imediatamente depois de usá-las. O material endurecido / curado só poder ser removido mecanicamente.

Observações na Aplicação / Limitações: Os selantes elásticos não podem ser pintados.

Revestimentos compatíveis podem cobrir os lados da junta em no máximo 1 mm. A compatibilidade deve ser testada conforme a DIN 52 452-2.

Podem acontecer mudanças na cor devido à exposição a produtos químicos, altas temperaturas, radiação UV (especialmente quando a cor é de tonalidade branca). Contudo, a mudança na cor não vai afetar adversamente o desempenho técnico ou a durabilidade do produto.

Antes de usar em pedra natural contate o nosso serviço técnico. Não use Sikaflex® 1A plus como selante de vidro, em substratos betuminosos, borracha natural, borracha EPDM ou em materiais de construção que possam ter vazamentos de óleos, plastificantes ou solventes que possam atacar o selante.

Não use Sikaflex® 1A plus para selar piscinas.

Não utilize em juntas com imersão permanente em água, ou para suportar a pressão da água.

Só use em áreas com boa ventilação.

O selante aplicado recentemente, enquanto não foi curado completamente, tem cheiro similar ao ‘Amaretto’ (benzaldeído).

Não misture ou exponha o produto não curado a substancias que possam reagir com isocianato, especialmente álcoois que com freqüência estão presentes em Thinners, removedores, solventes, agentes de limpeza, desmoldantes, e etc. Pois este contato interfere ou interrompe as ligações cruzadas de cura do material.

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.