SikaTop® 100

Revestimento impermeabilizante bicomponente semi-flexível

Descrição do produto

SikaTop® 100 é um revestimento, semi-flexível, impermeabilizante e protetor, bicomponente, à base de cimento, areias selecionadas e resina acrílica para uso em concreto, argamassa ou alvenaria com excelente aderência e impermeabilidade. SikaTop® 100 é fornecido pronto para o uso, bastando misturar os componentes A (líquido) e B (pó).

Campos de aplicação

SikaTop® 100 pode ser aplicado sobre concreto, argamassa e alvenaria para impermeabilização de:

  • Caixas d’água e reservatórios, piscinas, poços de elevadores, tanques e cisternas.
  • Umidade de rodapé, paredes internas de construções como silos, armazéns, depósitos e residências.
  • Para evitar a entrada de umidade em subsolos, baldrames e galerias de águas pluviais e servidas.
  • Pisos e paredes de “áreas frias”: banheiros, lavanderias, cozinhas e paredes em contato direto com o solo.

Características / Vantagens

  • Fácil aplicação, podendo ser aplicado como pintura.
  • Excelente impermeabilidade.
  • Alta aderência em substratos cimentícios e alvenaria.
  • Não deve ser utilizado com finalidade estética.
  • Reduz o processo de carbonatação por formação de barreira.
  • Não é corrosivo, tóxico ou inflamável.
  • Pronto para uso, bastando homogeneizar os dois componentes.
  • Resistente a pressões hidrostáticas positivas.

 

Dados do Produto

Forma:

Aspecto/ Cor: Parte A: líquido branco
Parte B: pó fino
Produto misturado : cinza

Embalagem: Caixa com 4kg (A+B)
Caixa com 18kg (A+B)
Balde com 18kg (A+B)

 

Armazenamento

Condições de armazenamento/ Validade: 9 meses a partir da data de produção se estocado apropriadamente, nas embalagens originais e intactas, em temperaturas entre +5°C e +35°C. Protegido da luz direta do sol e do gelo.

 

Informações técnicas

Composição básica: Cimento Portland, cargas minerais, aditivos e emulsão de resina acrílica. Informações do sistema

Detalhes de aplicação:

Preparo da Superfície: A superfície deve estar isenta de poeira, óleo, graxa, nata de cimento, pinturas, partículas soltas, ninhos de concretagem, pontas de ferro, restos de madeira, agentes de cura química ou desmoldantes e quaisquer outros elementos que possam prejudicar a aderência do produto, devendo ser previamente lavado com escova de aço e água. Reparar ninhos e falhas de concretagem com argamassa de cimento e areia média lavada, traço 1:3 em volume com Sika® Chapisco diluído na proporção de 1:2 em volume (Sika® Chapisco: água de amassamento), aguardar 24 horas para iniciar a aplicação do SikaTop® 100. Se houver jorros de água, como em subsolos com lençol freático, executar o tamponamento com a utilização do Sika® 2 e cimento, após preparo do local. A superfície deve estar umedecida com água, regularizada e preferencialmente plana antes da aplicação do produto.

Preparo do Produto: SikaTop® 100 já vem pré-dosado para aplicação como pintura, bastando adicionar aos poucos o conteúdo do componente A (líquido) ao componente B (pó). Homogeneizar, preferencialmente com misturador de baixa rotação (400 – 500rpm) durante três minutos ou manualmente por 5 minutos, para pequenos volumes do produto.

Aplicação do Produto: Umedecer a superfície antes da aplicação da primeira demão, tomando cuidado para não saturar a mesma (não umedecer as outras demãos).

Aplicar o SikaTop® 100 com vassoura de pêlos macios, trincha, pincel ou broxa, com consumo aproximado de 1kg de massa fresca por metro quadrado de área (1kg/m²) por demão. Aplicar de 2 a 4 demãos cruzadas do produto, de acordo com o serviço a ser realizado. A segunda demão deve ser aplicada após a primeira ter endurecido ou secagem ao toque (3 a 6 horas, dependendo das condições locais de temperatura e umidade).

Limpeza das ferramentas: Limpar todas as ferramentas e equipamentos de aplicação com água limpa imediatamente após o uso. Material endurecido/curado só poderá ser removido mecanicamente.

Recomendações:

• Para o bom desempenho do produto, é recomendável que seja efetuada a cura úmida do revestimento. Em reservatórios, piscinas e estruturas expostas a céu aberto, esta cura pode ser feita colocando um pouco de água no fundo do reservatório para manter o ambiente úmido.

• SikaTop® 100 deve ser aplicado em espessura constante. Excessos de material em cantos, depressão e irregularidades podem causar fissuras no produto e falhas na impermeabilização.

• No caso de impermeabilização de muros ou paredes, o revestimento deve ser molhado de forma a manter a superfície sempre úmida.

• A cura úmida deve ser efetuada no mínimo 3 dias consecutivos após a aplicação da última demão. Aguardar no mínimo 5 dias antes de liberar a área.

• Para tanques, reservatórios e quaisquer outras áreas que ficarão em contato permanente com a água, antes de encher com água, deve ser feita a limpeza da superfície do produto, lavando com água e sabão neutro e enxaguando com abundância para retirar todo o sabão e partículas e partículas soltas existentes.

• Executar o teste de estanqueidade após a execução da impermeabilização durante um período mínimo de 72 horas, para verificação de eventuais falhas.

• Nas regiões ao redor de ralos, juntas de concretagem, passagem de tubulações, etc., deve-se reforçar o revestimento com tela de poliéster (VÉU SIKA) malha quadrada após a primeira demão.

• Em tanques para a criação de peixes é essencial verificar o pH da água antes do uso.

• Não aplicar sob sol intenso na superfície.

Dados técnicos

Descrição

Especificação

Vida útil de mistura (Pot-Life):

30 minutos (25°C / 50% UR)

Relação de mistura (pintura)
(em peso):

A: 1 (222g)
B: 3,5 (778g)

Secagem entre demãos:

3 a 6 horas (25°C / 50% UR)

Temperatura de serviço:

Min 5°C – Máx 50°C

Resistência à pressão positiva
de água:

5 m.c.a. (metros de coluna de água)

Consumo: 1kg/m² por demão

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Ecologia

O produto apresenta reação alcalina com a água. O produto é levemente prejudicial ao meio aquático. Impedir que chegue às águas ou solos, porque o valor de pH do produto pode influenciar no desenvolvimento de espécies aquáticas. Descarte a embalagem em locar adequado, conforme regulamentação vigente. Não reutilizar a embalagem para estocar água potável ou alimentos.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.