Sikalastic®-490 T

Membrana liquida impermeabilizante de poliuretano, transparente.

Descrição do Produto

Sikalastic®-490 T é um poliuretano monocomponente de cura com a umidade do ar, transparente, brilhante, duro e elástico para impermeabilização. Revestimento de alta tecnologia, estável a UV e intemperismo, resistente a álcalis que mesmo após envelhecimento permanece transparente e elástico.

Usos

  • Impermeabilização, restauração e proteção de varandas e terraços.
  • Impermeabilização de clarabóias e jardins de inverno.
  • Proteção contra gelo – desgelo, dióxido de carbono e chuva acida.

Características / Vantagens

  • Aplicação simples;
  • Boa relação custo / benefício;
  • Estável a UV e resistente a amarelamento;
  • Membrana impermeabilizante sem emendas;
  • Estável em temperaturas de serviço entre -30°C to +80°C;
  • Adequado para aplicação em: Cerâmica, pedras naturais, vidro, tijolos de vidro, policarbonato;
  • Permite o transito de pedestres;
  • Pode ser limpo facilmente;
  • Apresenta resistência química e resistência a álcalis.

Testes

Aprovações / Normas: MPA Braunschweig, Alemanha

 

Dados do Produto

Forma:

Aparência / Cor: Liquido transparente

Embalagem: Balde de 20kg

Estocagem:

Condições de Estocagem / Validade: 9 meses a partir da data de produção se estocado nas embalagens originais e intactas, em condições seca e protegido da ação direta do sol na temperatura entre +5°C e +30°C.

 

Dados Técnicos

Base Química: Pre-polimero de poliuretano de alto teor de sólidos.

Densidade: 0.99 g/ml

Tempo de secagem ao toque: Entre 8 e 12 horas

Permeabilidade ao vapor de água: ≥ 6 g/m2 / 24 horas      EN ISO 12572

Aderência: Em cerâmica: ≥ 2 N/mm2       ASTM D 903

 

Propriedades Mecânicas / Físicas

Resistência à pressão de água: Sem vazamento (1 m de coluna de água, 24 horas)       EN 1928

Resistência à tração: ≥ 5 N/mm2      EN ISO 527

Dureza Shore (D): 25        ASTM D 2240

Alongamento na ruptura: > 250%       EN ISO 527

 

Resistência

Resistência Química: Boa resistência contra a maioria dos ácidos e soluções alcalinas (5%), detergentes, água de mar e lubrificantes.

Resistência térmica: Mantêm suas propriedades mecânicas numa faixa de temperatura de -30°C to +90°C.

 

Informações do Sistema

Detalhes de aplicação:

Consumo / Dosagem: Depende da absorção do substrato e do uso previsto da superfície a ser impermeabilizada ou recuperada.

Como revestimento para selagem da superfície contra poeira e contaminações: ~ 0.2 kg/m2 em 1 camada fina.

Como membrana impermeabilizante (em substratos fechados ou com trafego esporádico de pedestres): ~ 0.7 kg/m2 em 2 camadas de 0.3 – 0.4 kg/m2 cada uma.

Como membrana impermeabilizante (em substratos absorventes ou com trafego de pedestres constante): ~ 1.0 kg/m2 em 3 camadas de 0.3-0.4 kg/m2 cada uma.

Qualidade do Substrato: A superfície deve apresentar resistência superficial e tensão de aderência suficiente para resistir às forças geradas pelo trafego característico presente nas construções.

Preparação do substrato:O substrato devera estar firme, limpo, seco, livre de desmoldantes, óleo, graxa, silanos, sais, silicona, siloxanos e outros produtos químicos que possam prejudicar a aderência. È necessário garantir um conteúdo de umidade não superior a 5%.

Concretos novos devem curar durante mínimo 28 dias antes da aplicação do produto.

Todas as fissuras e rachaduras devem ser tratadas com um produto adequado.

 

Condições de Aplicação / Limitações

Temperatura Ambiente: Mínimo +5°C e máximo +35°C

Temperatura do Substrato: Mínimo +5°C e máximo +35°C

Conteúdo de umidade do substrato: < 4%.

Sem umidade ascendente de acordo com a ASTM (Filme de polietileno).

Umidade relativa do ar: Maximo 85%

Ponto de orvalho: Atenção para a condensação !

O substrato e o produto ainda não curado devem estar a uma temperatura 3°C acima do ponto de orvalho para reduzir o risco de condensação e pegajosidade na membrana curada.

Instruções de aplicação Método de Aplicação / Ferramentas:

Imprimação:

Superfícies envidraçadas como cerâmicas, vidros e tijolos de vidro devem ser imprimadas com Sika® Primer-490 T. Consulte a ficha do produto.

Sika® Primer-490 T deve ser aplicado esfregando a superfície com um pano limpo e seco umedecido com o produto. Utilize a quantidade de produto suficiente para garantir a cobertura total da superfície.

Em superfícies não envidraçadas ou porosas, como pedras naturais, antes da aplicação do Sikalastic®-490 T fazer um pré-tratamento do substrato aplicando Sikalastic®-490 T diluído com 30% a 40% de Thinner C num consumo aproximado de 0.2 – 0.4 kg/m2. Este tratamento é realizado com a finalidade de evitar a penetração de sais na interfase substrato / membrana que podem prejudicar o aspecto do produto aplicado.

Em qualquer caso onde não esteja clara a qualidade do substrato é recomendável a realização de testes para verificação da aderência.

Impermeabilização / Recuperação Transparente:

Deixe curar o Sika® Primer-490 T durante aproximadamente 1-2 horas, e posteriormente aplique o Sikalastic®-490 T usando um rolo ou pincel até cobrir a superfície completamente.

È recomendada a utilização de um rolo de lá de carneiro de pelo curto resistente a solventes com a finalidade de evitar a formação de bolhas de ar.

A aplicação de uma segunda demão deve ser realizada após um tempo de espera de no mínimo 12 horas e no máximo 18 horas.

A espessura de cada uma das demãos aplicadas (filme seco) não deve ser superior a 1 mm.

Uma terceira demão pode ser aplicada com a para se obter uma maior impermeabilidade e resistência ao trafego de pedestres.

Podem ser aplicadas novas demãos do Sikalastic®-490 T sobre o produto completamente curado em qualquer momento: retire toda a sujeira, evite qualquer contaminação e limpe a superfície com Thinner C.

Com a finalidade de aumentar a segurança contra escorregamento das superfícies tratadas com Sikalastic®-490 T, pode ser aplicada uma camada antiderrapante aspergindo areia de quartzo sobre o produto ainda fresco.

Limpeza das ferramentas: Limpe todas as ferramentas e equipamentos com Thinner C imediatamente apos a aplicação do produto. O produto curado ou endurecido só poderá ser removido mecanicamente.

Notas de Aplicação / Limitações: Não aplique Sikalastic®-490 T sobre concreto e outros substratos cimenticios nem sobre piso cerâmico em argila vermelha não esmaltada.

Sikalastic®-490 T não deve ser aplicado em locais permanente com a água como piscinas ou fontes.

Não aplique o Sikalastic®-490 T em cerâmicas ou outras superfícies onde possa acontecer migração de sais nítricas ou sulfúricas (nas juntas ou na superfície) sem a execução de um pré-tratamento adequado.

Não aplique Sikalastic®-490 T em superfícies tratadas previamente com silano, siloxano, silicone ou qualquer outro hidro-repelente já que o produto não apresentara uma boa aderência.

Em qualquer caso onde não esteja clara a qualidade do substrato é recomendável a realização de testes para verificação da aderência.

Produtos de limpeza comuns são adequados para a limpeza das superfícies tratadas com Sikalastic®-490 T , não utilize produtos de limpeza com cloro na sua composição.

 

Detalhes da Cura

Produto pronto para uso: Transito Leve: Apos 24 a 48 horas

Cura final: apos 7 dias

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.