Sikadur® 51 SL

Resina epóxi flexível para juntas de retração (semi-rígido)

Descrição do Produto

Sikadur® 51 SL é uma resina epóxi, bi-componente, autonivelante, flexível, 100% sólido, para o preenchimento e vedação de juntas de controle, juntas de retração, e trincas.

Usos

Sikadur®51 SL é especialmente indicado para:

  • Preenchimento de juntas e trincas sem movimentação em pisos;
  • Juntas serradas e fissuras em pisos industriais;
  • Como adesivo flexível. Vantagens
  • Permanece flexível, não perde a flexibilidade com o tempo;
  • Previne a deteriorização das bordas da junta;
  • Excelentes propriedades adesivas;
  • Atende ao ACI 302.1R (4.10 – Materiais para Juntas);
  • Amortece vibrações e é durável. Compatível com o tráfego de empilhadeiras e cargas pesadas;
  • Pode ser utilizado em rampas de até 15% de inclinação.

 

Dados do Produto

Forma:

Cor: Cinza concreto

Relação de Mistura: Componente A: Componente B = 1:1 em volume

Embalagem: Conjunto de 15 litros

 

Armazenagem

Condições de estocagem/ Validade: 2 anos a partir da data de produção, nas embalagens originais, as quais devem estar fechadas e livres de danos, estocados em condições secas e protegidos da exposição direta ao sol em temperaturas entre +4°C e +35°C.

 

Dados Técnicos

Viscosidade:

Componente A    5.800 cPs

Componente B 7.900 cPs

Mistura 7.000 cPs

Vida útil da mistura:

20 – 25 minutos (3,8 litros)

40 minutos (250 ml)

Secagem ao toque: 7 – 8 horas

Tensão de ruptura: 3,9 MPa (14 dias) ASTM D-638

Alongamento de ruptura: 90% (14 dias) ASTM D-638

Módulo de elasticidade: 19,3 MPa (14 dias) ASTM D-638

Tensão no alongamento:

2,5 %      0,48 MPa (14 dias)        ASTM D-6385

5%         0,75 MPa

10 %       1,10 MPa

Resistência ao Rasgo: 29,8 N/mm (14 dias) ASTM D-624

Dureza Shore D: 50 (28 dias)

Absorção de água: 1,86% (7 dias, 24 horas de imersão)      ASTM D-570

 

Informações do Sistema

Detalhes da Aplicação:

Rendimento: Cada conjunto de 15 litros rende aproximadamente 120 metros lineares de junta de 3mm de largura por 4cm de profundidade (consumo teórico)

Preparo do Substrato: O substrato deverá estar limpo, seco ou úmido, porém sem presença de água, homogêneo, livre de óleo e graxa, pó e partículas soltas ou friáveis. A nata de cimento deve ser removida. Lixar para garantir a retirada de toda a nata e a abertura de porosidade facilitando a ancoragem do produto.

Preparo do produto: Misture bem cada componente separadamente. Em um vasilhame limpo e não absorvente, adicione quantidades iguais em volume dos componentes A e B. Misture por 3 minutos com misturador elétrico de baixa rotação (400-600 rpm) até obter um produto homogêneo de cor uniforme. Misture apenas a quantidade que será aplicada dentro da vida útil da mistura.

Condições de Aplicação / Limitações: Não dilua o produto. A adição de solventes poderá prejudicar a cura apropriada. Temperatura mínima do substrato 4°C.
Para melhores resultados, mantenha o produto entre 18°C e 24°C durante a aplicação.
Não aplique sobre áreas molhadas.
Idade mínima do concreto 28 dias.
O material é barreira ao vapor depois de curado.
Verificar a transmissão de vapor do concreto ou da argamassa.
O produto não é recomendado para utilização sob imersão constante em água ou outros líquidos.
Não utilize em juntas de dilatação.
Adequado apenas para juntas sem movimentação.
O desempenho do Sikadur® 51 SL irá depender de diversos fatores como, o projeto apropriado das juntas e a estabilidade térmica das placas.
As juntas de controle, serradas, de retração, deverão ser preenchidas completamente com o Sikadur® 51 SL.
Não aplicar antes de 28 dias de cura do concreto. Recomendamos a aplicação após 60-90 dias de cura.
Sikadur® 51 SL poderá variar de cor, especialmente se exposto à luz solar ou UV, aquecedores artificiais, e iluminações intensas. Para outras aplicações consulte o Dept. Técnico da Sika.

Instruções de Aplicação: Derrame o produto preparado diretamente sobre a junta previamente preparada, ou utilize um equipamento de baixa pressão apropriado. Permita que o material flua lentamente, se nivelando e preenchendo toda a junta. Remova qualquer excesso de material antes que este endureça.

Limpeza das Ferramentas: Evite o contato com a pele. Remova o material não curado com água e sabão ou solvente. O produto curado só poderá ser removido mecanicamente.

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas. Sika Brasil