Sika® Manta 3 kg

Manta Asfáltica para impermeabilização.

Descrição do Produto

Sika® Manta 3 kg é uma manta asfáltica, pré-fabricada à base de asfaltos e polímeros especiais, apresentando excelente aderência, durabilidade e resistência garantindo a impermeabilização da área.

Usos

Sika® Manta 3 kg é indicada para impermeabilização de:

  • Lajes de pequenas dimensões;
  • Áreas frias como banheiros, lavabos, cozinhas, áreas de serviço;
  • Áreas sob telhados;
  • Como barreira de vapor;
  • Em sistemas de dupla manta;

Características / Vantagens

  • Impermeável;
  • Flexível;
  • Boa aderência;
  • Fácil de trabalhar.

 

Dados do Produto

Cor: Preto

Embalagem: Rolo de 1 metro de largura por 10 metros de comprimento

Estocagem:

Condições de Estocagem / Validade: 60 meses a partir da data de fabricação desde que armazenada na posição vertical, nas embalagens originais e intactas, em local seco, ventilado e longe de fontes de calor.

 

Dados Técnicos

Cumprimento: 10 metros

Largura: 1,0 metro

 

Propriedades Físicas e Mecânicas

Alongamento Longitudinal: Mínimo 2%

Alongamento Transversal: Mínimo 2%

Absorção de água: Máximo 1,5 %

Resistência ao Impacto: 2,45 J

Puncionamento estático: 25 kg

Estabilidade dimensional (máximo): 1%

Flexibilidade a baixa temperatura: Sem fissuras nem rompimento T = 0°C

Flexibilidade a baixa temperatura apos envelhecimento acelerado: Sem fissuras nem rompimento (T=10°C)

 

Informações do Sistema

Detalhes da aplicação:

Consumo: 1,15 m2 de Sika® Manta por m2 a ser impermeabilizado

Qualidade do Substrato: Absorvente e limpo, a superfície deve estar livre de qualquer contaminação, incluindo: pó, nata de cimento, partículas soltas, desmoldantes, óleo e graxa. A superfície deve estar regularizada com caimento mínimo de 0,5% em direção aos pontos de escoamento de água. Os cantos vivos a arestas devem estar arredondados com raio aproximado de 5cm a 8cm.

Preparo do Substrato: A superfície deverá ser previamente lavada para eliminar qualquer contaminação de pó, areia, resíduos de óleo, graxa, desmoldante, etc.

Caso seja necessário, execute a regularização nas superfícies horizontais com caimento mínimo de 0,5% em direção aos pontos de escoamento de água, com uma argamassa de cimento e areia média, traço 1:3, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva Sika Chapisco Plus e 4 volumes de água. Essa argamassa deverá ter acabamento desempenado, com espessura mínima de 2cm.

Na região dos ralos, deverá ser criado um rebaixo de 1cm de profundidade, com área de 40×40 cm e bordas chanfradas para que haja nivelamento de toda a impermeabilização, após a colocação dos reforços previstos neste local.

Todos os cantos e arestas deverão ser arredondados com raio aproximado de 5cm a 8cm.

Nas áreas verticais em alvenaria, aplicar um chapisco de cimento e areia grossa usando um traço de cimento e areia 1:2, seguido da execução de uma argamassa desempenada, de cimento e areia média, traço 1:4, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva Sika Chapisco plus e 2 volumes de água.

Nos vãos de entrada das edificações (portas, esquadrias, etc.) a regularização deverá avançar no mínimo 60cm para o seu interior, por baixo de batentes, contramarcos, etc., respeitando o caimento para as áreas externas; exceto para áreas internas com pisos em madeira ou degradáveis por ação de umidade. Recomendase que as áreas externas tenham cota no mínimo 6cm menor que as cotas internas, tanto no nível da impermeabilização como no nível do piso acabado.

Os ralos e demais peças emergentes deverão estar adequadamente fixados de forma a executar os arremates.

Imprimação:

Após a secagem apropriada da argamassa de regularização (aproximadamente 3 dias), aplicar uma demão de Igol® Asfalto ECO com rolo ou trincha, , num consumo de aproximadamente 300 ml/m2, sobre toda a superfície e deixar secar. O tempo de secagem do Igol® Asfalto ECO é aquele que permite o transito sobre o produto aplicado (no mínimo 6 horas). O consumo do Igol® Asfalto ECO pode variar dependendo da porosidade do substrato.

 

Condições de aplicação / Limitações

Temperatura do Substrato:

Umidade do Substrato: Seco

 

Instruções de Aplicação

Método de aplicação / ferramentas: A manta deve ser aplicada com auxilio de um maçarico de acordo com o procedimento abaixo:

  • Alinhe as mantas em função do requadramento da área e inicie a aplicação do ponto mais baixo para o mais elevado.
  • Com auxilio da chama do maçarico proceder à aderência total da manta pressionando a manta sobre o substrato imprimado, garantido a aderência;
  • Para a sobreposição de um novo rolo de manta, desenrole o mesmo paralelo ao primeiro, deixando 10 cm de sobreposição;
  • Enrole novamente o rolo e repita o procedimento de colagem a quente;
  • Fazer o biselamento da sobreposição com uma colher de pedreiro previamente aquecida para um perfeito acabamento.
  • Executar as mantas na posição horizontal, subindo 10 cm na posição vertical.
  • Executar as mantas na posição vertical descendo e sobrepondo 10 cm na manta aderida na horizontal.
  • Em áreas de box a manta devera subir 1,5 m na vertical.

Realize o teste de estanqueidade conforme a NBR 9574 para garantir a impermeabilidade do sistema.

Proteção Mecânica:

Após a aplicação impermeabilização colocar uma camada separadora (filme de polietileno ou papel Kraft) sobre a superfície horizontal. Posteriormente, executar uma argamassa de proteção cimento areia peneirada, no traço 1:6 em volume, e espessura de 3 cm no mínimo. O piso final deve ser executado de acordo com o projeto.

Horizontal:

Executar argamassa de proteção mecânica de cimento e areia traço 1:4, desempenada com espessura mínima de 3cm.

Vertical:

Sobre a impermeabilização, executar chapisco de cimento e areia, traço 1:2, seguido da execução de uma argamassa desempenada de cimento e areia média, traço 1:4, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva SikaChapisco Plus e 2 volumes de água. A argamassa deverá ser armada com tela plástica, subindo 10 cm acima da manta asfáltica.

Limpeza das ferramentas

Notas da aplicação / Limitações: Sempre aplique a manta dos ralos para as extremidades, da cota mais baixa para a mais alta;

Nos rodapés, ancorar a impermeabilização na vertical no mínimo a 30 cm acima do piso, prendendo a ponta da manta a 3 cm de profundidade.

Utilize uma tela de galvanizado ou de polietileno para facilitar a aplicação do revestimento.

Em áreas de Box a manta devera subir 1,5 m na vertical.

Trate as trincas e fissuras antes da impermeabilização utilizando o Sikaflex® Construction.

Trate as juntas de construção, ralos, tubos passantes e etc. Utilizando o Sikaflex® Construction.

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.