Sikafloor® 3 Quartztop

Endurecedor de Superfície em pó, aplicado por aspersão.

Descrição do Produto

Sikafloor®-3 QuartzTop é um endurecedor de superfície fornecido pronto para uso, monocomponente, em pó, aplicado por aspersão (Dry Shake), para o endurecimento superficial do concreto, constituído de cimento, agregados de quartzo especiais e aditivos.

Usos

  • Sikafloor®-3 QuartzTop aspergido e alisado sobre o concreto recém-nivelado e desempenado melhora a resistência ao desgaste em pisos de concreto, aumentando a vida útil do piso.
  • A utilização típica são depósitos e áreas de logística, fábricas, shopping centers, áreas públicas, restaurantes, supermercados, oficinas mecânicas, área de manutenção e museus.

Características / Vantagens

  • Boa resistência ao desgaste
  • Melhora a resistência ao impacto
  • Excelente relação custo benefício
  • Anti-pó
  • Fácil de limpar
  • Aumenta a resistência à penetração do óleo e da graxa
  • Produto industrializado e pré-dosado
  • Alto poder de recobrimento e proteção das fibras de aço utilizadas em pisos de concreto (Sika® Fiber).

 

Dados do Produto

Forma:

Aparência / Cor: Pó de cor Natural (cinza concreto)

Embalagem: Sacos de 25 kg

 

Estocagem

Condições de estocagem /validade: 6 meses após a data de fabricação, estocado apropriadamente nas embalagens originais, fechadas e intactas, em condições seca e na temperatura entre +5°C e +30°C.

 

Dados Técnicos

Base Química: Agregados minerais naturais graduados e misturados ao cimento e aditivos.

Densidade: ~ 1,5 (+/- 0,1) kg/l

Espessura da camada: ~ 2,5 a 3,0 mm, para o consumo de 5 kg/m2

 

Propriedades Físicas e Mecânicas

Resistência a Abrasão: ~ 4950 mg        (UNE 48.250-92 / ASTM D-4060)
Taber Abrader H-22 / 1000 gr / 1000 ciclos

 

Informações do Sistema:

Estrutura do sistema: Utilize os produtos mencionados abaixo conforme as recomendações constantes em suas respectivas Fichas de Produto. Substrato: Piso de concreto (ver qualidade do substrato abaixo)
Aspersão: Aplicação manual ou mecânica do Sikafloor®-3 QuartzTop
Nivelamento da superfície com niveladora de pás ou com nivelamento a laser. Acabamento final com alisadora.
Agente de Cura: Aplicação do Sikafloor Proseal 22.

 

Detalhes da Aplicação

Consumo: ~ 5 kg/m2. Consumo teórico não leva em conta as perdas ou o perfil da superfície.

 

Qualidade do Substrato: O concreto deve ter boa qualidade e ser homogêneo.
Uma faixa de slump entre 75 a 110 mm dá normalmente os melhores resultados.
A laje de concreto deve ser de boa qualidade uma relação água/cimento mínima compatível com a produção de uma laje compacta.
A resistência à compressão mínima é de 25 MPa.
O uso os produtos da linha Sikament® ou Sika Viscocrete® é recomendado para a obtenção de concretos com alta qualidade, e quando as fibras de aço (Sika® Fiber) são utilizadas permitir otimizar a dispersão das mesmas no concreto.

 

Condições de Aplicação / Limitações

Temperatura do Substrato: +5°C min. / +35°C max.

Temperatura Ambiente: +5°C min. / +35°C max.

Umidade relativa do ar: 30% min. / 98% max.

 

Instruções de aplicação

Método de aplicação e equipamentos:

Aplicação Mecânica – Aspersão Automática em conjunto com o nivelamento a laser:
Aspergir o Sikafloor®-3 QuartzTop igualmente sobre todo o concreto imediatamente após o nivelamento na taxa de 5 kg/m2 em uma aplicação.
Aplicação Manual:
Dependendo das condições, remova toda a exudação de água ou permita evaporar. Aspergir igualmente o Sikafloor®-3 QuartzTop sobre a superfície do concreto em dois estágios (primeiro estágio: 3 kg/m2; segundo estágio: 2 kg/m2).
Muito cuidado para não criar ondulações sobre a superfície do concreto. Consumo final é de 5 kg/m2. A aspersão do pó do Sikafloor®-3 QuartzTop sem cuidado ou em distancias maiores que 2 metros do ponto de lançamento irão reduzir a consistência do acabamento.
Compactação:
Compactar imediatamente a aplicação da primeira camada, e aplicar e compactar imediatamente após a segunda camada de Sikafloor®-3 QuartzTop.
Notas:
- Não adicione água a superfície onde já houver efetuado a aspersão do endurecedor.
- Sikafloor®-3 QuartzTop faz com que a superfície fique rígida mais rapidamente que o usual. Um tratamento cuidadoso deve ser efetuado nas extremidades onde as placas irão se fundir.
- O acabamento final para fechar os poros e remover ondulações pode ser efetuado manual ou mecanicamente com a alisadora.

Limpeza das ferramentas: Limpe todas as ferramentas e equipamentos de aplicação com água imediatamente após a utilização. O produto endurecido ou curado só poderá ser removido mecanicamente.

Tempo de Aplicação: Os tempos de aplicação para os endurecedores de superfície em pó são influenciados pelas mesmas variáveis que afetam o lançamento do concreto, e, portanto, podem variar significativamente dependendo das condições predominantes.
Para aplicações mecanizadas com aspersão automática e nivelamento a laser, a aspersão deve ser iniciada imediatamente após o nivelamento do piso de concreto para permitir a hidratação do endurecedor em pó. A compactação deve ser iniciada tão logo o peso do equipamento utilizado seja suportado pelo concreto.
Para aplicações manuais, o endurecedor em pó deve ser aspergido quando o concreto puder ser pisado sem deixar uma marca mais profunda que 3 a 5 mm.
A verificação periódica das condições do concreto irá determinar os tempos corretos para cada etapa da aplicação.

Notas sobre a aplicação e Limitações: A aplicação do endurecedor em pó não pode ser efetuada sob o efeito de vento forte ou baixa umidade.
Não utilize para concretos onde uma parte do cimento foi substituído por escória de alto forno, pois isto torna o concreto pegajoso e menos trabalhável.
Variações nas características do concreto com água ou cimento podem levar a leves diferenças de cor.
Aguardar a cura do produto para execução do corte de juntas com equipamento resfriado a água pois podem surgir manchas ao longo das juntas.
Respingos de óleo e graxa antes da cura do produto podem ocasionar manchas.
Endurecedor de superfície em pó dão ao concreto um acabamento com alguma variação na cor devido a natural variabilidade do concreto sobre o qual ele será aplicado.
Para assegurar uma maior homogeneidade de cor, é essencial que as operações de compactação e acabamento seja as mais limpas possíveis e que a área seja protegida ao máximo quanto às variações ambientais.
Variação de cor durante a secagem é normal para este sistema.
Todo esforço deve ser feito para assegurar uma aplicação homogênea do Sikafloor® 3 QuartzTop. Tempos de aplicação corretos e técnicas de acabamento são essenciais.
Em umidades relativas do ar baixas (abaixo de 40%),poderá ocorrer eflorescência na superfície.
Em umidades relativas do ar altas (acima de 80%), exudação, redução da velocidade de cura e endurecimento podem ocorrer estendendo os tempos de acabamento requeridos.
O efeito anti derrapante pode ser melhorado quimicamente. Não aplicar sobre concreto com mais de 3% de ar incorporado. Teores maiores de ar incorporado são freqüentemente especificados para lajes de concreto expostas à saturação de água, sais de degelo (climas frios) e ciclos de gelo-degelo. O alto teor de ar torna a aplicação de endurecedores de piso aspergidos difícil ou impraticável, dependendo da área de aplicação e das condições ambientais.

 

Detalhes da Cura

Tratamento na cura: Cure e sele o Sikafloor®-3 QuartzTop imediatamente após a operação de alisamento (acabamento final) utilizando o Sikafloor® Curehard 24. (Ver Ficha do Produto). Aplique com rolo ou spray na forma de névoa. Disperse qualquer excesso ou poças utilizando um rolo.
Juntas:
Após a operação de acabamento e do corte, remova qualquer resido de lubrificante ou da lama formada imediatamente. As juntas de dilatação podem ser preenchidas com o Sikaflex® Pro 3 WF ou outro selante da linha Sikaflex® apropriado de acordo com os requisitos de projeto.

Produto aplicado pronto para o uso:

Os valores acima são dependentes do concreto, pois o mesmo deverá ter atingido as resistências de projeto para a liberação, o que será afetado pelas condições ambientes, particularmente a umidade e a temperatura.

Limpeza e Manutenção

Métodos: Para manter o aspecto do Sikafloor®-3 QuartzTop após a aplicação, todo o derrame e respingo deve ser removido imediatamente e o piso deve ser regularmente limpo utilizando uma escova rotatória, jato d’água com pressão, etc. utilizando o detergente ou sabão adequado e ceras.

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.