Zentrifix KM 130 / 180

Sistema de recomposição de concretos sujeitos a carregamento dinâmico

Propriedades

• Modificada com polímeros
• Monocomponente
• Bom acabamento
• Rápido desenvolvimento de resistência
• Pode ser aplicada com espessuras de até 40 mm (KM 130) e 100 mm (KM 180)
• Excelente aderência ao concreto
• Baixa retração
• Resistente aos sais das reações de gelo e degelo
• Atende aos requisitos da norma alemã ZTV-SIB 90 TL/TP BE PCC

Áreas de aplicação

• Recomposição de concreto de acordo com a norma ZTV-SIB 90 para aplicações de PCC I (argamassa cimentícea modificada com polímero) em áreas transitáveis e sujeitas a carregamento dinâmico
• Reparo de grandes áreas horizontais (máx. 10 % de inclinação) sujeitas a carregamento dinâmico, inclusive expostas ao tempo

Aplicação

Preparação da superfície

O substrato deve estar limpo e livre de partículas soltas, poeira, óleos, nata de cimento e outros agentes contaminantes. O substrato deve possuir uma resistência ao arranque superior a 1,5 MPa. O substrato deve estar rugoso para a aplicação, os agregados devem estar visíveis.

Preparação da armadura

Toda a corrosão deve ser removida da armadura, que deve ser preparada segundo o padrão SA 2 ½. Quando não for possível cobrimento da armadura com pelo menos 4 cm, a mesma deve receber a aplicação de duas demãos de Zentrifix KMH. Ponte de aderência Antes da aplicação de Zentrifix KM 130 / 180 a superfície deve ser umedecida, evitando quaisquer empoçamentos de água. A ponte de aderência Zentrifix KMH deve ser aplicada sobre o substrato úmido, mas não saturado. O material preparado de Zentrifix KM 130 / 180 deve ser aplicado sobre a ponte de aderência ainda fresca (fresco no fresco).

Mistura

Zentrifix KM 130 / 180 é monocomponente e deve ser misturado apenas com água. O pó deve ser adicionado a água e misturado até obtenção de uma argamassa homogênea Recomenda-se o uso de misturadores mecânicos de baixa rotação. Não é permitida a mistura manual ou de pequenas quantidades. O produto deve ser misturado por pelo menos 5 minutos.

Proporção de mistura

100 partes em peso – Zentrifix KM 130 / 180
8,5 a 9 partes em peso – Água

Para 1 saco de 25 kg de Zentrifix KM 130 / 180 são necessários aproximadamente de 2,15 a 2,25 litros de água. Como outros produtos cimentíceos a quantidade de água pode variar levemente.

Aplicação

Zentrifix KM 130 / 180 deve ser aplicado somente em áreas horizontais ou com pequena inclinação (máx. 10 %). Para assegurar as espessuras planejadas, recomendamos o uso de taliscas. Sarrafear o Zentrifix KM 130 / 180 sobre estas taliscas, nivelando com régua de alumínio. O acabamento pode ser manual ou com desempenadeira motorizada.

A delimitação dos panos de aplicação devem acompanhar as juntas de dilatação do substrato. Devem ser tomados cuidados para compatibilizar os tempos de trabalhabilidade da aplicação de Zentrifix KMH e Zentrifix KM 130 / 180.

Condições de aplicação

Zentrifix KM 130 / 180 não deve ser aplicado em temperaturas abaixo de +5 °C (ar e substrato)

Cura

Cuidados devem ser tomados para que o Zentrifix KM 130 / 180 seja adequadamente protegido dos efeitos da incidência direta do sol e vento, para prevenir sua secagem rápida. A cura pode ser executada com membranas de cura, lonas plásticas ou repetidas pulverizações de água. A cura com água deve ser de no mínimo de 5 dias.

Informações gerais

As superfícies a serem revestidas com resinas não devem ser preparadas com jateamento até 7 dias após a aplicação.

Antes da aplicação do sistema de proteção, o material deve ser curado por no mínimo 14 dias em temperaturas abaixo de +10 °C e no mínimo 7 dias em temperaturas acima de +15 °C.

Dados Técnicos – Zentrifix KM 130 / KM 180 (Valores referentes à 23 °C e 50 % de umidade relativa)