Xypex Admix C-500 NF

Aditivo para impermeabilização e proteção do concreto

Propriedades

• Resiste a pressões hidrostáticas positivas e negativas
• Torna-se parte integrante do concreto
• Alta resistência a substâncias agressivas – ph 3 a 11 (contato permanente) e pH 2 a 12 (contato temporário)
• Sela microfissuras de até 0,4 mm
• Permite a respiração do concreto
• Não tóxico
• Melhores custos de aplicação em comparação a outros métodos
• Sistema permanente
• Deve ser adicionado ao concreto no momento da dosagem, portanto, não está sujeito as restrições climáticas
• Aumenta a flexibilidade no cronograma da construção

Áreas de aplicação

• Reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto e piscinas
• Túneis e sistemas de Metrô, câmaras subterrâneas, fundações, estacionamentos e pré-moldados.

Aplicação

Descrição do Produto

Xypex Admix C-500 NF é um aditivo único para impermeabilização, proteção e melhoria da qualidade do concreto.

Embalado na forma de pó, XYPEX ADMIX C-500 NF consiste em uma mistura de cimento Portland, sílica e diversas substâncias químicas ativas. Quando adicionado ao concreto, as substâncias ativas reagem com a umidade do concreto fresco e com os subprodutos da reação de hidratação do cimento, causando uma reação catalítica.

Esta reação gera uma formação cristalina insolúvel nos poros e capilaridades do concreto tornando-o permanentemente selado contra a penetração da água ou substâncias agressivas de qualquer direção e também protegido contra a deterioração mesmo em condições ambientais severas.

Procedimentos para o uso

Xypex Admix C-500 NF deve ser adicionado ao concreto no momento da sua dosagem e mistura. A seqüência dos procedimentos para a adição varia dependendo do tipo de operação e equipamentos utilizados no canteiro de obra ou usina.

1. Concreto Usinado – Operação de Dosagem a seco
Adicione no caminhão-betoneira Xypex Admix C-500 NF juntamente com 150 a 250 kg de agregado e 60 a 70% da água. Em seguida, misture por 3 minutos para assegurar que o Admix C-500 NF esteja bem distribuído dentro da água de amassamento. A seguir, adicione o restante do material e continue a mistura de acordo com as práticas padrão.

2. Concreto Usinado – Operação de Dosagem Úmida
Misture Xypex Admix C-500 NF com a água de amassamento para formar uma pasta bem fluida (por exemplo de 6 a 9 kg de pó misturados com 10 litros de água) e carregue a caçamba do caminhão-betoneira. A seguir, o agregado, cimento e a água devem ser dosados e misturados de acordo as práticas padrões, levando em conta a quantidade de água já colocada dentro do caminhão. Após a dosagem, misture o concreto por pelo menos 5 minutos para assegurar uma distribuição homogênea do Admix C-500 NF.

3. Concreto Preparado em Obra – Operação c/ Betoneira
Adicione Xypex Admix C-500 NF, a brita e a areia e misture por 3 minutos antes de adicionar o cimento e a água. O processo de mistura deve ser feito de acordo com as práticas padrões.

Nota: É importante se obter uma mistura homogênea do Xypex Admix C-500 NF dentro do concreto. Para garantir uma mistura homogênea e uma boa dispersão, evite adicionar o produto diretamente ao concreto fresco.

Dosagem

A dosagem recomendada do XYPEX ADMIX C-500 NF é de 1,0 a 1,5 % do peso de cimento. Para aumentar a resistência química, otimizar a performance do concreto ou atender a solicitações e condições de projetos específicos, por favor consulte o nosso departamento técnico para assistência na determinação da dosagem apropriada.

Tempo de Pega e Resistência

O tempo de pega do concreto normalmente é influenciado pela composição química e física de seus ingredientes, temperatura do concreto e as condições climáticas. Xypex Admix C-500 NF é formulado especificamente para atender as modernas práticas do concreto que incorpora adições como cinzas volantes e escórias. Para a maioria das dosagens de concreto aditivados com Xypex Admix C-500 NF é esperado efeitos mínimos ou nenhum efeito no seu tempo de pega

Aplicação

Concretos produzidos com Xypex Admix C-500 NF podem desenvolver resistências iniciais e finais maiores que o concreto comum. Recomendamos que testes sejam executados sob as condições de cada projeto para se determinar o tempo de pega e a resistência do concreto.

Limitações

No momento da dosagem do Xypex Admix C-500 NF, a temperatura do ambiente deve estar acima de 4ºC.

Assistência Técnica

Para informações mais detalhadas sobre métodos de aplicação alternativos ou referentes a compatibilidade do tratamento XYPEX com outros produtos e tecnologias, por favor consulte o Manual de Aplicação XYPEX ou o nosso departamento técnico.

Precaução

Xypex Admix C-500 NF é alcalino e como outros produtos cimentíceos pode causar irritação na pele e nos olhos.

Durante o manuseio, recomendamos o uso de roupas e equipamentos de proteção adequados. Instruções para evitar e tratar estes problemas estão claramente detalhados em todas as embalagens. Também mantemos uma ficha técnica de segurança com informações atualizadas sobre segurança e saúde para a proteção dos nossos funcionários e clientes. Caso seja necessário, por favor, consulte o nosso departamento técnico para obter uma cópia desta ficha técnica antes de usar ou armazenar o produto.

XYPEX™ é uma marca registrada de propriedade da XYPEX CHEMICAL CORPORATION.

Dados Técnicos – Xypex Admix C-500 NF

Características – Xypex Admix C-500 NF

Tipo de produto: Impermeabilização e Proteção

Estado: Pó

Cor: Cinza

Armazenagem: Armazenar em local seco, coberto e arejado.

Validade: 12 meses a partir da data de fabricação

Embalagem: Sacos de 25 kg

Descarte: Para a preservação do meio ambiente, favor esvaziar completamente as embalagens.