VitPOLI ECO

1. Descrição

VitPOLI ECO é um revestimento impermeabilizante a base de poliuretano vegetal, isento de solventes, com baixo teor de VOC, bi-componente, no qual resulta em uma membrana flexível com excelentes características físico-químicas, que não altera a potabilidade da água, suporta exposição a raios UV e resistente ao vapor d’água. Atende a NBR 15487.

2. Vantagens

• Isento de solvente o que permite a aplicação em ambientes fechados.

• Baixo teor de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis).

• Apresenta ótima aderência em diversos substratos.

• Elevada resistência química.

• Alta resistência a corrosão

• Resistente a altas temperaturas

• Dispensa o uso da camada de imprimação (primer).

3. Características Técnicas

Características tecnicas
Aspecto: Líquido viscoso na cor VERDE
Teor de sólidos (% em massa): mínimo 99,0
Densidade: 1,4 – 1,6g/cm²
Tração na ruptura (NBR 9952): 115 N
Alongamento da ruptura, sem reforço: 25%
Estabilidade ao calor (Max.) Resistente até +90ºC
Flexibilidade a baixa temperatura Resistente até -3ºC
Tempo de cura da película total Mínimo de 7 dias
Pot Life (tempo de uso da mistura) a 25ºC 20-40 minutos

 

4. Utilização

  • Proteção e acabamento impermeável em estruturas de concreto e metálicas;
  • Proteção das estruturas em tanques e reservatórios de efluentes industriais e esgoto;
  • Impermeabilização de reservatórios para água potável.

5. Instrução de Uso

Preparação da Superfície
A superfície a ser tratada deverá estar limpa, seca, isenta de partículas soltas como pó, areia e também livre de óleos e graxas. Recomenda-se a lavagem da estrutura com escova de aço e água ou jato d’água de alta pressão.As falhas de concretagem, tamponamento de furos dos espaçadores, etc., deverão ser escareadas e tratadas com aplicação de ponte de aderência VIAPOXI ADESIVO TIX e com a argamassa de reparo, VIAPLUS ST TIX. As tubulações deverão receber tratamento com VIAPOXI ADESIVO TIX na fase de concretagem para que haja perfeita ligação entre ambos, como também serem fixadas com flanges e contra flanges para um perfeito arremate da impermeabilização e não poderá haver emendas das tubulações embutidas no concreto.Sugerimos a existência de mísula estrutural na junção de piso e paredes.Todos os cantos e arestas deverão ser arredondados com raio aproximado de 5 cm a 8 cm.

Preparação da mistura
Abrir a embalagem contendo o Componente A (maior) e homogeneizar o produto por cerca de 2 minutos. Em seguida, abrir a embalagem do Componente B(menor), e adicionar o conteúdo total sobre o Componente A e imediatamente misturar os dois componentes por 5 minutos.
Observação.: A mistura deve ser realizada mecanicamente através de uma haste metálica com um sistema de mistura tipo hélice na extremidade adaptada a uma furadeira elétrica manual, o que torna a mistura mais rápida e eficiente. Após a mistura dos dois componentes, inicia-se um processo de reação química que é irreversível, portanto todo o preparo da superfície deve ser realizado antes da mistura dos componentes. O tempo de trabalhabilidade é em torno de 35 minutos a 25°C, porém em temperaturas mais elevadas este tempo será reduzido.

Aplicação do produto
Após a preparação adequada da superfície, aplicar a primeira demão de VitPOLI ECO aguardando-se o período de aproximadamente 3 horas ( a 25 °C) e com a película ainda apresentando pegajosidade, colar a tela estruturante Mantex observando que esta fique bem aderida e sem apresentar dobras e rugas. Aplicar as demãos subsequentes até atingir o consumo especificado, obedecendo ao intervalo de secagem entre demãos de aproximadamente 6 horas. Aguardar a cura do produto por no mínimo 5 dias antes do teste de estanqueidade e execução da proteção mecânica.

Recomendações
Em substrato fragilizado ou com excesso de pó recomenda-se a aplicação de uma camada de imprimação com VitPOLI ECO Primer (ver boletim técnico deste produto), e aguardar a secagem por no mínimo 3 horas. Os dois componentes (A e B), já são fornecidos na proporção correta, portanto o uso de outras proporções, bem como má homogeneização resultará em um produto final de qualidade comprometida. Mantenha fora do alcance de crianças e animais. Durante a aplicação utilizar EPI’s adequados. No caso de contato do produto com a pele, lavar a região atingida com água e sabão neutro ou pasta especial para limpeza. Se houver contato com os olhos, lavar com água potável em abundância por 15 minutos. Eventual irritação da pele, olhos ou ingestão do produto, procurar orientação médica, informando sobre o tipo de produto. Um artifício para se trabalhar em temperaturas ambientes acima de 25°C é de refrigerar as embalagens em um recipiente com água gelada, antes da mistura, por 30 minutos. Manter durante a mistura e da aplicação a mesma refrigeração. Consultar os seguintes catálogos: VIAPOXI ADESIVO TIX, VIAPLUS ST TIX e MANTEX

6. Embalagens

  • Componente A (resina) Galão 3,6 l com 3,5 k;
  • Componente B (agente endurecedor) Lata ¼ com 0,7 kg.

7. Estocagem

O produto possui validade de 12 meses a partir da data de fabricação, desde que armazenado nas embalagens originais fechadas e em local seco, coberto e longe de fontes de calor.

8. Consumo

Sem uso do Primer:
VitPOLI ECO: 2,0 kg/m² com Mantex.
Com uso do Primer:
VitPOLI ECO – 1,7 kg/m² com Mantex
VitPOLI ECO Primer – 0,3 kg/m²

9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.