Vitlastic BC

1. Descrição

Produto formulado à base de asfaltos modificados, polímeros e borrachas termoplásticas, com excelente aderência, estabilidade em altas temperaturas, flexível em baixas, boa resistência à fadiga e grande durabilidade.

2. Características Técnicas

Características Vitlastic BC
Ponto de Amolecimento 95 – 105°C
Penetração 30 – 45 1/10mm
Flexibilidade - 3°C
Escorrimento Negativo a 80°C

 

3. Utilização

Vitlastic BC é particularmente indicado para utilização em:

• Impermeabilização a quente de lajes de coberturas;

• Impermeabilização a quente em marquises, terraços e jardineiras;

• Impermeabilização em pisos frios;

• Juntas de dilatações horizontais;

• Juntas de proteção mecânica;

• Juntas de canais de irrigação.

4. Instrução de Uso

Aplicação do produto
O asfalto elastomérico Vitlastic BC é aplicado após fusão e requer cuidados especiais para aquecimento; Evitar temperatura superior a 230ºC. O aquecimento do elastomérico Vitlastic BC deve ser entre 190º a 210ºC, utilizando aquecedor de asfalto elétrico ou a gás, com termômetro para controle da temperatura. Não é recomendado aquecimento por chama direta. Homogeneizar o produto regularmente durante o aquecimento.

Em Juntas (proteção mecânica e plaqueado):
Regularizar e limpar as áreas a serem tratadas, que deverão estar secas e isentas de óleos e graxas. Aplicar o primer (Vitlastic 50 ou Viabit ou Adeflex) nas laterais das juntas e aguardar a secagem. Na seqüência preencher a junta horizontal com Vitlastic BC.

Impermeabilização
Aplicação moldado in loco:
Aplicar com brocha ou meada o asfalto Vitlastic BC em uma demão com espessura de aproximadamente 2 mm e alinhar o estruturante (véu de fibra de vidro ou poliéster) sobre a camada aplicada;
Continuar aplicação até atingir o consumo pré-determinado;
Finalizada a impermeabilização, aguardar o período de 12 horas e realizar teste de estanqueidade por no mínimo 72 horas;
Executar a proteção mecânica de acordo com as normas e especificações técnicas recomendadas;
Em áreas sem trânsito pode-se substituir a proteção mecânica por pintura refletiva (Tintacryl, Viaflex Banco, Vedalage);

Aplicação para colagem de manta asfáltica:
Alinhar a manta asfáltica em função do requadramento da área, procurando iniciar a colagem no sentido dos ralos para as cotas mais elevadas; Aplicar uma demão do asfalto Vitlastic BC com aproximadamente 2mm de espessura, simultaneamente desenrolar a 1ª manta asfáltica sobre a superfície do asfalto, tomando-se sempre o cuidado de deixar um excesso de asfalto na frente do rolo.
Aplicar forte pressão sobre a manta do centro para fora, a fim de expulsar bolhas de ar que possam estar retidas entre a manta e a superfície.
Todas as mantas deverão ser sobrepostas em 10cm, observando-se que o asfalto deve ser aplicado também nas sobreposições e que haja excesso de asfalto, de modo a garantir uma perfeita fusão entre as mantas, resultando num cordão de asfalto sobre a emenda. Executar as mantas na posição horizontal, subindo 10cm na posição vertical. Após a aplicação da manta asfáltica, fazer o teste de estanqueidade, enchendo os locais impermeabilizados com água, mantendo o nível por no mínimo 72 horas. Aplicar um banho de asfalto, sobre todas as emendas para reforço e correção de possíveis falhas de colagem da manta.

Recomendações
Não aplique o produto em tempo chuvoso, em substratos molhados e em pavimentos novos. Nos pavimentos novos, aguarde pelo menos 15 dias após a sua liberação. Não aplique em juntas transversais ou longitudinais do pavimento ou sobre marcações existentes, como pinturas, termoplásticos e outros. Este produto é aplicado sob ação de temperatura, por isso utilize vestimentas e EPIs adequados (luvas de raspas, botas, mangotes). Em caso de contato com a pele ou olhos, lave com água em abundância e procure orientação médica, informando sobre o tipo de produto.

Recomendamos consultar as seguintes Normas Técnicas:

NBR 9574 – Execução de impermeabilizações

NBR 13121 – Asfalto Elastomérico para impermeabilização.

5. Embalagens

• Saco de papel multifolhado com 30kg.

6. Estocagem

O produto tem a validade de 12 meses a partir da data de fabricação, desde que armazenado nas embalagens originais, fechadas e em local seco, coberto e longe de fontes de calor.

7. Consumo

O consumo mínimo recomendado é:

- Juntas de dilatação (1 x 1 cm) 0,150 kg/m

- Colagem de mantas asfálticas 3,00 kg/m²

- Impermeabilização moldada no local 3 a 5kg/m²

8. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso departamento técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.