ViaPoliUréia® 600 PP

1. Descrição

ViaPoliUréia® 600 PP é um revestimento anticorrosivo, à base de poliuréia aromática, para aplicação por meio de máquina de spray de alta pressão (tipo airless) com controle de temperatura. O sistema consiste em 100% de polímeros, sem a adição de solventes. A membrana formada após a aplicação possui elevado alongamento, resistências mecânicas e químicas, que tornam o ViaPoliUréia® 600 PP uma ótima solução para áreas de difícil acesso e de necessidades diferenciadas. Possui excelente aderência na maioria dos materiais utilizados na construção civil. É impermeável, o que o torna uma excelente opção para impermeabilizações técnicas em locais de difícil acesso ou de grandes áreas, onde a velocidade de liberação da área é crítica.

2. Vantagens

O revestimento de alto desempenho ViaPoliUréia® 600 PP oferece os seguintes benefícios:

- Altas resistências mecânicas;

- Altas resistências químicas;

- Alta resistência térmica: temperatura de serviço de -45 °C a +90 °C, aceitando picos de até + 120 °C;

- Cura ultra-rápida: em minutos o piso fica liberado para uso integral;

- Isento de solventes voláteis;

- Impermeável;

- Elevado alongamento: 600%.

3. Características Técnicas

Característica Especificação Unidade
Densidade 1,110 g/cm³
Tempo de gel 40 segundos
Cura final 15 minutos
Dureza 50 Shore D
Resistência ao rasgo 430 pli
Alongamento 600 %
Resistência à tração > 18 MPa
Resistência à aderência > 3 (falha no concreto) MPa

 

4. Utilização

ViaPoliUréia® 600 PP pode ser utilizado em todos os tipos de indústrias, em especial nos locais onde as agressões químicas, mecânicas e térmicas sejam constantes, tais como:

- Indústria de alimentos e bebidas, químicas, farmacêuticas, papel e celulose.

- Centros de distribuição;

- Câmaras frigoríficas;

- Como revestimento interno de tanques;

- Proteção mecânica e camada de sacrifício em operações com alta abrasão.

- Impermeabilização de coberturas, lajes, telhados, lajes de estacionamento, arquibancadas, etc. dispensando proteção mecânica;

5. Instrução de Uso

Preparo da Superfície:
A superfície deverá estar sólida, sem partículas soltas, limpa, livre de impregnações, tais como óleos, graxas, nata de cimento, ferrugens, etc. Em se tratando de substratos cimentícios poderá haver umidade de até 4%. Superfícies lisas de concreto devem ser polidas ou tratadas com jateamento de areia, de forma a obter-se uma superfície integra e rugosa. Películas de cura química, pinturas existentes e endurecedores de superfície deverão ser removidos mecanicamente do substrato. Substratos com porosidade excessiva e bolhas de concreto devem ser previamente estucadas. Consulte o Departamento Técnico para maiores esclarecimentos.

Aplicação:
Em substratos de concreto recomenda-se aplicação de primer epóxi Viafloor® Acqua Primer. A utilização de outros primers sem ensaios prévios pode prejudicar a aderência da ViaPoliUréia® 600 PP. Os componentes do ViaPoliUréia® 600 PP devem ser homogeneizados separadamente, dentro das embalagens originais, antes de conectá-los ao equipamento de aplicação. A temperatura ideal dos componentes, antes de serem aplicados, é de 20 °C e 25°C. O equipamento de aplicação deverá ser capaz de manter pressão constante e individual em ambos os componentes, de no mínimo 1500 psi, e temperaturas entre 60 °C e 70 °C. Ao iniciar a aplicação, o ViaPoliUréia® 600 PP deverá ser aspergido em movimentos constantes, atingindo a espessura desejada em diversas passadas, de no máximo 0,5mm cada uma. Para um acabamento rugoso, o aplicador deverá aplicar de tal maneira que uma fina névoa de ViaPoliUréia® 600 PP caia sobre o piso já em tempo de gel.

Recomendações
Limpe as ferramentas que tiveram contato com o produto composto de solventes tais como: toluol, aguarrás, tíner, etc. Após o endurecimento, só será possível a remoção mecânica. Depois de homogeneizado, o produto deve ser utilizado no prazo máximo de 15 minutos.

Segurança
Utilize EPI’s adequados: luvas e botas impermeáveis, óculos de segurança química. Evite contato com a pele e olhos. O contato prolongado com a pele pode causar dermatites. Não beba, coma ou fume durante o manuseio. É muito importante lavar as mãos antes de uma pausa ou depois do trabalho. No caso de contato do produto com a pele, limpe com água e sabão neutro ou pasta de limpeza. Este produto é não inflamável e não explosivo. Este produto não considerado tóxico, mas é impróprio para o consumo humano e nunca deve ser ingerido. Para mais detalhes, consulte a ficha de segurança do produto.

6. Cores

ViaPoliUréia® 600 PP está disponível nas cores cinza e branco. Para outras cores, consulte o Departamento Comercial.

7. Embalagens

• ViaPoliUréia® 600 PP Parte 1 – tambores com 180 kg;

• ViaPoliUréia® 600 PP Parte 2 – tambores com 210 kg;

• ViaPoliUréia® 600 PP Parte 1 – tambores com 40 kg;

• ViaPoliUréia® 600 PP Parte 2 – tambores com 50 kg.

8. Estocagem

O produto tem validade de 6 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

9. Consumo

O consumo do ViaPoliUréia® 600 PP é de 1,110 kg/mm/m².

10. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso departamento técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.