Viapol Laje Protect

1. Descrição

Manta asfáltica produzida a partir da modificação física do asfalto com uma mescla de polímeros especiais que proporcionam excelente aderência, elasticidade, durabilidade e resistência. É estruturada com véu de fibra de vidro especial, imputrescível e não higroscópico, de elevada estabilidade dimensional. Em sua face superior possui acabamento em não-tecido de polipropileno, que permite aplicar diretamente sobre a manta uma pintura protetora com Tintacryl , Viaflex Branco ou Vedalage Branco, dispensando proteção mecânica. Disponível nas espessuras de 3mm e 4mm.

2. Características Técnicas

Característica Unidade Viapol Lage

Glass

Carga máxima ruptura longitudinal (mín.) N/5 cm 180
Carga máxima ruptura transversal (mín.) N/5 cm 180
Alongamento mínimo na longitudinal % 2
Alongamento mínimo na transversal % 2
Absorção d’água (máx.) % 1,5
Flexibilidade à baixa temperatura °C 0
Resistência ao impacto J-Joule 2,45
Resistência ao puncionamento estático Kg 25
Escorrimento ao calor (mín.) °C 95
Estabilidade dimensional (máx.) % 1
Flexibilidade após envelhecimento (mín.) °C ≤10

 

3. Utilização

Viapol Laje Protect é utilizada em lajes de cobertura sem trânsito, sheds, abóbadas, cúpulas, marquises e beirais. Para outras aplicações, consulte o departamento técnico.

4. Instrução de Uso

Preparação da superfície
A superfície deverá ser previamente lavada, isenta de pó, areia, resíduos de óleo, graxa, desmoldante, etc. Sobre a superfície horizontal úmida, execute regularização com caimento mínimo de 1% em direção aos pontos de escoamento de água, preparada com argamassa de cimento e areia média, traço 1:3, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva Viafix e 2 volumes de água para maior aderência ao substrato. Esta argamassa deverá ter acabamento desempenado, com espessura mínima de 2cm. Na região dos ralos, crie um rebaixo de 1 cm de profundidade, com área de 40×40 cm com bordas chanfradas, para que haja nivelamento de toda a impermeabilização após a colocação dos reforços previstos neste local. Todos os cantos e arestas deverão ser arredondados com raio aproximado de 5 cm a 8 cm. Nas áreas verticais em alvenaria, execute chapisco de cimento e areia grossa, traço 1:3, seguido da execução de uma argamassa desempenada, de cimento e areia média, traço 1:4, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva Viafix e 2 volumes de água. Os ralos e demais peças emergentes deverão estar adequadamente fixados de forma a executar os arremates.

Aplicação do produto
Aplique sobre a regularização seca uma demão de primer Viabit, Adeflex ou Ecoprimer, com rolo ou trincha e aguarde secar por no mínimo 6 horas.

Alinhe a manta asfáltica Viapol Laje Protect em função do requadramento da área, procurando iniciar a colagem no sentido dos ralos para as cotas mais elevadas. Com auxílio da chama do maçarico de gás GLP, proceda a aderência total da manta Viapol Laje Protect . Nas emendas das mantas deverá haver sobreposição de 10 cm que receberão biselamento para proporcionar perfeita vedação. Execute as mantas na posição horizontal, subindo 10 cm na posição vertical. Alinhar e aderir à manta na vertical, descendo e sobrepondo em 10 cm na manta aderida na horizontal. A manta deverá ser aderida na vertical 30cm acima do piso acabado. Após a aplicação da manta asfáltica, faça o teste de estanqueidade, enchendo os locais impermeabilizados com água e mantendo o nível por no mínimo 72 horas. Após o teste de estanqueidade aplique sobre a manta asfáltica seca, no mínimo duas demãos de tinta acrílica Tintacryl, Viaflex Branco ou Vedalage Branco.

Recomendações
Toda impermeabilização efetuada em ambientes fechados deve ter ventilação forçada. Se houver a necessidade de utilização de maçarico na aplicação do sistema impermeabilizante, para maior segurança, o botijão de gás deverá permanecer fora do ambiente. Consulte os seguintes catálogos: Viafix, Adeflex, Viabit, Ecoprimer,Tintacryl, Viaflex Branco e Vedalage Branco.

5. Embalagens

Bobina de 1m de largura e 10 metros de comprimento; Palete com 12 bobinas de manta – 120 m².

6. Estocagem

O produto tem validade de 5 anos, a partir da data de fabricação, desde que armazenado na posição vertical, nas embalagens originais e intactas, em local seco, ventilado e longe de fontes de calor.

7. Consumo

O consumo estimado é de 1,15m²/m² de área, considerando sobreposições e perdas por recortes de detalhes.

8. Normalização

Atende ao tipo II-C segundo a NBR 9952/2007, norma vigente.
Atende ao tipo II segundo a NBR 9952/98, norma substituída.

9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso departamento técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.