Viapol Injeção PU-HR

1. Descrição

Viapol Injeção PU-HR é um novo sistema de poliuretano flexível bicomponente que reage com a água de forma rápida, formando uma espuma flexível de elevadas propriedades mecânicas e alto desempenho.

2. Vantagens

• Mantém a flexibilidade por todo o tempo;

• Não é inflamável;

• Expande até 8 vezes o seu volume inicial;

• Resistente quando em contato com produtos corrosivos;

• Sem adição de solvente;

• Resistente a hidrólise e microorganismos presentes no subsolo.

3. Características Técnicas

Característica:
Especificação:
Unidade:
Viscosidade: 100 CP
Densidade: 1,170 g/cm³
Fator de espumação: Até 8 vezes Volume
Temperatura de serviço: +5 a +40 °C
Início da reação: 20 Segundos
Tempo de formação da espuma: 50 Segundos
Final da reação: 90 Segundos
Volume de espuma a 20°C: 600 cm³

 

4. Utilização

• Vedação temporária de juntas e fissuras com infiltrações de água em estruturas de concreto sujeito a movimentação;

• Vedação temporária de ninhos e vazios em estruturas de concreto com infiltrações de água;

• Infiltrações de água em tubulações, canais, construções subterrâneas (túneis, galerias, metrô, etc.), trabalhos de impermeabilização de poços,galerias, cortinas, moegas, fissuras de concreto, ETA, ETE, piscinas, etc.

5. Instrução de Uso

Preparo da Superfície:
Ao longo da fissura, devem-se instalar bicos injetores com válvula sem retorno a cada 20 ou 30 cm dependendo do tipo de trinca. As fissuras ou áreas a tratar devem estar livres de pó e limpas, embora possam estar molhadas ou cheio de água, o produto usa essa água para sua reação. Se possível executar uma limpeza na trinca com hidrojateamento de alta pressão.
A temperatura ambiente e do substrato deverá estar entre 5 e 40°C.

Mistura:
Recomendamos sempre realizar um ensaio prévio com pouca quantidade de produto antes de proceder com a injeção. Adicionar o acelerador sobre a resina na quantidade necessária e misturar utilizando uma furadeira de baixa rotação e hélice acoplada por 3 minutos. Em condições normais (15-20°C), 4% do acelerador é suficiente. A menor temperatura da água, e em casos de águas salinas, a quantidade do acelerador pode ser maior (máximo 5%).

Aplicação:
Após a mistura, iniciar o processo de injeção o mais rápido, principalmente em locais com alta umidade do ar, pois a resina reage com a umidade formando uma capa de espuma na superfície. Isto é normal e não há nenhum problema, porque abaixo da espuma o líquido fica inalterado por algumas horas, que permite o consumo do produto. O tempo de reação depende da temperatura do produto e do substrato. O tempo de formação de espuma a 20°C, com 4% de acelerador e 10% de água, começa aproximadamente em 20 segundos e acaba em 50 segundos. Se a aplicação do produto como preenchimento for em local não úmido, é conveniente molhar previamente, de modo a facilitar a reação do produto e a obtenção da espuma.
Em caso de aplicar o produto em fissuras verticais, a aplicação deverá ser iniciada de baixo para cima. Convém usar vários injetores fazendo com que a espuma exceda pelo injetor seguinte mais alto antes de injetar por este e assim sucessivamente.
Limpar a máquina de injeção rapidamente dentro de alguns minutos antes que o produto endureça. Pode ser utilizado para limpeza, solvente tipo thinner, xilol e toluol. Durante a limpeza deixar o equipamento cheio de solvente e circular pelo sistema.

Recomendações:
Limpar as ferramentas que tiveram contato com o produto com solventes tais como: toluol, xilol, thinner, etc. Após o endurecimento, só é possível a remoção mecânica.

Segurança:
Produto nocivo, não inflamável. Manter a embalagem fechada e conservar fora do alcance de crianças e animais domésticos. Manter o ambiente ventilado durante a aplicação e secagem. Não reutilizar as embalagens. Usar máscara protetora, óculos de segurança e luvas durante a aplicação. No caso de contato do produto com a pele, limpar com água e sabão neutro ou pasta de limpeza. Em caso de contato com os olhos ou irritação da pele, lavar com água em abundância. Consulte apoio médico.

6. Embalagens

Conjuntos de 26,0 kg compostos por:

• Viapol Injeção PU-HR – Balde metálico com 25,0 kg;

• Viapol Injeção PU-HR – latas com 1,0 kg.

7. Estocagem

O produto tem validade de 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Consumo

O consumo é variável dependendo das condições das áreas a serem tratadas. De forma geral, pode-se considerar consumo de 0,5 a 1,0 kg/m.

9. Nota

As informações contidas nesta ficha são baseadas em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser tratada. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para maiores esclarecimentos consultar nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.