Viaplus ST

1. Descrição

Viaplus ST é um produto bicomponente composto por cimento Portland, agregados finos selecionados, aditivos especiais, polímeros acrílicos e fibras que, quando misturados, resulta em uma argamassa de consistência tixotrópica, coesa, de elevado poder de adesão, baixa permeabilidade, com excelentes características mecânicas. É destinada ao reparo de média espessura em estruturas de concreto.

2. Vantagens

• Resistências mecânicas e químicas superiores a das argamassas convencionais;

• Argamassa tixotrópica fácil de aplicar manualmente em superfícies verticais e horizontais inferiores (teto). Não necessita de formas;

• Possui retração compensada e elevada durabilidade;

• Baixa permeabilidade quando submetida a pressões de água;

• Excelente aderência a substratos de concreto.

3. Características Técnicas

Tempo em aberto para aplicação: 2 horas – 20 °C
Relação líquido / Materiais seco (A/B): 1 / 6,8 – Relação A/B = 0,147 l/kg Resistência à compressão (Mpa) Resistência à Tração na Flexão (Mpa) NBR13.279/05

7 dias = 40,6
28 dias = 47,1

7 dias = 7,4
28 dias = 7,7

Resistência de aderência à tração – NBR13528 (adaptada) – 28 dias = 2,0 Mpa Certificado de ensaio LA Falcão Bauer.

4. Utilização

• Reparos de média espessura e/ou reconstituição de elementos estruturais de concreto, como vigas, pilares, paredes de concreto, fundo de lajes e marquises, em espessura de até 20 mm aplicada de uma só vez, sem utilização de formas. O reparo de maior espessura deve ser executado em camadas de 15 mm a 20 mm;

• Recuperação e/ou reconstituição da estrutura de concreto, em espessura máxima de 100 mm;

• Recuperação de falhas e juntas de concretagem;

• Recuperação de bordas de juntas e “cantos vivos” em peças de concreto pré- moldado.

5. Instrução de Uso

Preparação da Superfície
O substrato deve estar limpo, isento de nata de cimento, sem partes soltas ou desagregadas. Delimite as áreas de reparo com disco diamantado e remova o concreto deteriorado até atingir o concreto em bom estado. As armaduras existentes na estrutura devem estar limpas e isentas de corrosão. Em caso de contaminação nas armaduras, proceda a limpeza usando jateamento abrasivo ou ainda uma escova de cerdas metálicas (escova de aço). Posteriormente, faça o tratamento com Viaplus Ferroprotec.

Antes da aplicação do Viaplus ST, molhe a superfície preparada, evitando empoçamentos de água. Ela deverá ficar úmida e não saturada.

Preparação do Produto
O produto é fornecido em dois componentes:
Componente A (líquido);
Componente B ( pó). Relação A/B : 1/ 7.

Em um recipiente apropriado, coloque todo o conteúdo do componente A (1 parte) e adicione aos poucos o componente B (7 partes). A mistura deverá ser efetuada de forma mecânica, utilizando hélice acoplada a uma furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm). Dê preferência sempre para efetuar uma mistura mecânica de modo a obter-se uma pasta homogênea, sem formação de grumos. O tempo da mistura varia de 3 a 5 minutos. Viaplus ST deverá ser aplicado imediatamente após a conclusão do seu preparo.

Aplicação do Produto
Sobre o substrato úmido, mas não saturado, aplique o Viaplus ST em camadas finas e de média espessura (20mm) , pressionando-o contra o substrato, manualmente ou utilizando colher de pedreiro. Faça o acabamento com desempenadeira metálica ou de madeira com feltro ou espuma.
Não aplique o Viaplus ST sob insolação direta ou com ventos fortes. Nestas situações, utilize anteparos de proteção durante a aplicação.
Após concluída a aplicação do produto, efetue a cura úmida por 3 dias, principalmente em situações em que o reparo ficar exposto a insolação direta.

Recomendações
Ambos os componentes não apresentam riscos à saúde, quando utilizados corretamente. Utilize luvas de borracha para manuseio do produto e após sua utilização, lave bem as mãos. Caso o produto entre em contato com os olhos ou mucosas, lave com água em abundância. Persistindo a irritação, procure um médico. Em locais fechados ou com pouca ventilação, garanta a renovação do ar durante a aplicação e secagem. Limpe as ferramentas e materiais com água antes do endurecimento. Após a cura, o material só poderá ser removido mecanicamente.

6. Embalagens

Caixas com 20 quilos.

7. Estocagem

O produto tem validade de 9 meses a partir da sua data de fabricação, na embalagem original e lacrada. Mantenha em local coberto, seco, e ventilado. Evite contato direto com o piso /solo.

8. Consumo

O consumo estimado é de 2100 kg/m³.

9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.