Viaplus ST Acelerado

1. Descrição

Viaplus ST Acelerado é um produto de alto desempenho de consistência plástica, possibilitando elevadas resistências mecânicas e liberação da área, em poucas horas. Produto em pó pronto para uso, isento de cloretos, constituído de cimento especial, agregados selecionados, fibras e aditivos especiais, de fácil homogeneização, bastando somente adicionar água e misturar.

2. Vantagens

Elevadas resistências mecânicas, iniciadas horas após aplicado. Permite rápida liberação da área reparada (2 horas);

• Alta resistência químicas aos agentes agressivos;

• Retração compensada;

• Condições de utilização para aplicações em locais de baixas temperaturas;

• Fácil aplicação;

• Liberação da estrutura reparada, para pintura, após 24 horas.

3. Características Técnicas

Idade Resistência MPa
2 horas 36,9
24 horas 51,0
3 dias 61,5
7 dias 68,8
28 dias 71,1

 

4. Utilização

• Viaplus ST acelerado é indicado para aplicações em reparos de estruturas, com espessuras acima de 1cm, tais como:

• Pisos de concreto em rampas de estacionamento, pavimento de concreto de rodovias, e aeroportos;

• Reparos estruturais de tabuleiro de pontes e viadutos;

• Restauração de bordas de juntas de dilatação em pontes e viadutos;

• Reparos em câmaras frigoríficas;

• Execução de reparos em estruturas de concreto em área industriais sujeitas ao meio agressivo, pela presença na atmosfera de ácidos, gases e outros;

• Reparos localizados e profundos;

• Em reparos estruturais, para garantia de monoliticidade da estrutura, recomenda-se a aplicação de ponte de aderência com Viapoxi Adesivo Gel.

• Em superfícies verticais é recomendado o uso de forma para contenção do produto.

5. Instrução de Uso

Preparo da superfície
O substrato de concreto deve estar estruturalmente sadio, com rugosidade, limpo e sólido sem partículas soltas ou desagregadas. Delimite as regiões de reparo com disco diamantado e remova o concreto deteriorado ate atingir o concreto são. A espessura mínima do reparo deverá ser superior a 1 cm, e ter a dimensão de uma figura geométrica; com cantos vivos (retângulo). Armaduras existentes na estrutura devem estar limpas e passivadas. O concreto a ser reparado deverá ser lavado com água, evitando empoçamentos (soprar com ar) e deixando na condição úmida, porém não saturada.

Preparação do produto
A homogeneização do Viaplus ST Acelerado deverá ser, de preferência, por processo mecânico, utilizando betoneira ou furadeira com hélice acoplada. Para cada embalagem de 25 kg do produto, são necessários 3,2 a 3,5 litros de água. A dosagem recomendada de água é fundamental para a obtenção das resistências mecânicas indicadas e para não ter efeitos colaterais indesejáveis.

Aplicação

O Viaplus ST Acelerado deve ser lançado cuidadosamente por gravidade através de cachimbo. Em áreas confinadas deve haver abertura na extremidade oposta ao lançamento para expulsar o ar. A espessura mínima de aplicação é de 5mm e máxima 50mm por camada. O tempo de aplicação entre camadas deverá ser de 2 horas, para não gerar calor excessivo.

Tempo de mistura
Mecânica: 2 a 3 minutos.
Manual: mínimo de 5 minutos.
Tempo de utilização do produto depois de preparado: 15 a 20 minutos (20 °C).

Aplicação do produto

Lance o Viaplus ST Acelerado diretamente sobre o concreto a ser reparado, adensando-o com auxílio de um vibrador. Em áreas de menores dimensões poderá ser usado um soquete. O acabamento manual deverá ser feito com colher de pedreiro ou desempenadeira. Acabamento com disco ou com “helicóptero”, também poderá ser utilizado.

Recomendações
Produtos de cimento que quando manuseados, ou recém misturados, podem causar irritação na pele. É recomendado o uso de máscaras contra pó, óculos de proteção para os olhos e luvas de borracha quando estiver usando o produto. Se o produto penetrar nos olhos, lave rapidamente com água em abundância.

6. Embalagens

Saco com 25 kg.

7. Estocagem

O produto tem validade de 6 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local seco e ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Consumo

2.250 kg/m³

9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.