Viaplus Ferroprotec

1. Descrição

Viaplus Ferroprotec é um revestimento pré-dosado, de base cimentícia, polimérico, bicomponente, indicado para inibir a corrosão das armaduras. É fornecido pronto para uso, bastando homogeneizar os componentes A e B.

2. Vantagens

• Aderência sobre as armaduras;

• Compatibilidade com as argamassas cimentícias de reparo;

• Protege as armaduras por passivação, inibição catódica e por formação de barreira impermeável;

• Evita a deterioração dos elementos estruturais, aumentando a durabilidade das estruturas de concreto armado;

• Redução dos custos de manutenção.

3. Utilização

• Nas armaduras em processo de recuperação;

• Em estruturas não concluídas, com exposição das armaduras, para proteção das ferragens de espera;

• Indicado para estruturas de concreto armado, sujeitas a ambientes marinhos e industriais de elevada agressividade.

4. Instrução de Uso

Preparação da Superfície
As armaduras devem estar limpas, isentas de ferrugem e outras incrustações. A limpeza poderá ser feita com escova de aço(sistema manual), lixamento mecânico através de lixas abrasivas de gramatura média, ou por processo de jateamento abrasivo, de modo a remover todo o material oxidado da superfície em todo o perímetro das barras. Esta limpeza deve aproximar-se do padrão de “metal branco”. Se a corrosão ocorreu devido ao ataque de cloretos, o aço deve ser lavado por hidrojateamento de alta pressão imediatamente após o jateamento abrasivo, garantindo assim, a remoção dos produtos da corrosão e cloretos das cavidades e imperfeições. O substrato de concreto deverá ser lavado nestas circunstâncias. As barras que perderam mais de 15% de sua secção devem ser trocadas, ou reforçadas com repasse de nova armadura, de acordo com o projeto de recuperação da estrutura.

Preparação do Produto
Produto fornecido em dois componentes:

• Componente A (resina)- polímeros acrílicos emulsionados;

• Componente B (pó) – cimentos especiais e agregados minerais.

Adicione o componente B ao componente A. Misture mecanicamente utilizando um miturador de baixa rotação (250 rpm) por 3 minutos, ou manualmente por 5 minutos, de forma vigorosa e cadenciada, evitando a formação de grumos, até a obtenção de uma pasta de consistência plástica. A aplicação do Viaplus Ferroprotec deverá ser realizada em seguida.

Aplicação do Produto
Garantida a perfeita mistura do Viaplus Ferroprotec, aplicar na forma de pintura utilizando trincha de cerdas médias. Para facilitar o acesso a todo o perímetro da barra, um pincel pequeno e estreito geralmente é mais apropriado. Aplicação deverá ser em duas demãos. Intervalo de 1 a 2 horas entre demãos. A espessura final da película deverá ser no mínimo de 2mm.
As armaduras deverão ser revestidas em toda a sua superfície.
A aplicação da argamassa de reparo Viaplus St, deverá ser efetuada até 24 horas após a aplicação do Viaplus Ferroprotec. Em ambientes de atmosfera industriais ou marinhas, este intervalo deve ser reduzido ao mínimo possível. Os materiais utilizados na aplicação deverão ser lavados com água antes da cura do Viaplus Ferroprotec.
Observação: O uso de solvente não é indicado na linha Viaplus, pois normalmente ataca a resina da argamassa.

Recomendações
Ambos os componentes não apresentam riscos à saúde, quando utilizados corretamente. Utilize luvas de borracha para manuseio do produto. Após o uso do produto, lave bem as mãos. Caso o produto entre em contato com os olhos ou mucosas, lave com água em abundância. Persistindo a irritação, procure um médico, informando sobre o produto. Em locais fechados ou com pouca ventilação, garanta a renovação do ar durante a aplicação e secagem. Limpe as ferramentas e materiais com água antes do endurecimento. Após a cura, o material só poderá ser removido mecanicamente.

5. Embalagens

Caixas de 4 Kg, contendo 1 conjunto com 2 Kg do componente A (Resina) e 2 Kg do componente B (Pó).

6. Estocagem

A validade é de 9 meses na embalagem original e lacrada. Mantenha o produto em local coberto, seco e ventilado. Evite contato direto com o substrato.

7. Consumo

O consumo aproximado é de 100 g/m de barra de aço.

8. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.