ViaMIX® Rápido CL

1. Descrição

Viamix® Rápido CL é um aditivo acelerador de pega e plastificante para concreto, á base de cloreto, indicado para acelerar o endurecimento do cimento e possibilitar o aumento das resistências iniciais do concreto/ argamassa.

2. Vantagens

• Por meio de sua ação plastificante, possibilita a redução da água de amassamento;

• Por meio da sua ação catalítica exercida sobre o cimento Portland, possibilita redução no tempo de pega e endurecimento do concreto/ argamassa;

• Possibilita o aumento das resistências mecânicas iniciais, permitindo antecipar a desforma do concreto;

• Possibilita concretagens submersas ou em áreas molhadas permitindo o rápido endurecimento do concreto/argamassa.

3. Características Técnicas

Densidade: 1,26 g/ml
Cor: Líquido Azul
Ph: 10 – 11

 

4. Utilização

ViaMIX® Rápido CL é utilizado em concretos e argamassas onde se deseja acelerar o endurecimento do cimento, possibilitando altas resistências mecânicas iniciais tais como:

• Pisos;

• Reparos urgentes;

• Assentamento e apoio de máquinas;

• Fixação e chumbamentos;

• Revestimentos;

• Pré-fabricados não armados.

Produto á base de cloreto de cálcio. Para concretos armados passíveis de corrosão das armaduras, deve-se seguir os procedimentos executivos recomendados em norma específica da ABNT( NBR-6118), observando o correto recobrimento das armaduras e utilizar dosagens de ViaMIX® Rápido CL mais diluídas, à partir de 1/12. O produto não deve ser usado em concreto protendido.

5. Instrução de Uso

Aplicação do Produto:
Concreto de alta resistência inicial. O ViaMIX® Rápido CL deverá ser diluído, separadamente em um recepiente de maior volume (ex : tambor, caixa d’agua) na proporção escolhida. Esta solução será a água de amassamento do concreto, sempre seguindo a relação do fator água/cimento adotado para o traço do concreto. Esta solução ViaMIX® Rápido CL / água deverá ser adicionada à betoneira, que deverá estar nas proximidades do local de lançamento do concreto.

Argamassa de endurecimento rápido:
O traço considerado neste caso é 1:3 ( cimento Portland : Areia), fazendo a mistura com solução ViaMIX® Rápido CL / água na diluição 1:2 ou 1:3 , conforme a necessidade. O endurecimento processa-se em poucas horas, liberando a área ou equipamento para utilização. De acordo com as necessidades da obra, deverá ser preparada uma solução ViaMIX® Rápido CL / Água, na proporção indicada na tabela.

PROPORÇÃO:

Viamix Rápido CL: Água

Sem Viamix 1 : 3 1 : 6 1 : 9 1 : 12 1 : 15 1 : 18
CONNSUMO:

Viamix Rápido CL / m³ Concreto

0 Kg 59 Kg 34 Kg 24 Kg 18 Kg 15 Kg 13 Kg
Idades Tensão de Ruptura à Compressão – MPa
12 horas 0 4,0 3,7 3,7 2,2 2,0 1,6
1 dia 3,1 10,7 9,8 10,0 8,7 8,5 8,5
3 dias 15,2 18,7 15,5 14,8 21,7 21,9 22,5
7 dias 24,4 28,9 25,6 27,3 29,2 28,5 32,6
28 dias 33,9 41,7 39,3 40,1 42,7 40,0 41,2

A tabela apresenta consumos e resultados teóricos para um concreto de 350 kg/m³ de cimento considerando o fator água/cimento 0,54 l/kg e slump 4 + – 1cm ,utilizando o ViaMIX® Rápido CL, diluído nas proporções indicadas acima. (certificado ensaio L.A.Falcão Bauer.

Recomendações:
Recomenda-se sempre a realização de ensaios preliminares, para se determinar a dosagem ideal do ViaMIX® Rápido CL e a sua compatibilidade com o tipo de cimento adotado pela Obra. Para concretos armados passíveis de corrosão das armaduras, deve-se seguir os procedimentos executivos recomendados em norma específica da ABNT(NBR-6118), observando o correto recobrimento das armaduras e utilizando dosagens de ViaMIX® Rápido CL mais diluídas, a partir de 1/12. O produto não deve ser usado em concreto protendido.

6. Embalagens

Pote de 1,3 kg;

Galão de 4,5 kg;

Balde de 20 kg;

Tambor de 260 kg;

Container de 1200 kg.

7. Estocagem

O produto tem validade de 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Consumo

Conforme diluição indicada na tabela: Recomenda-se sempre a realização de ensaios preliminares, para se determinar a dosagem ideal do ViaMIX® Rápido CL e a sua compatibilidade com o tipo de cimento utilizado pela obra.

9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.