ViaMIX® 801

1. Descrição

ViaMIX® 801 é um aditivo líquido, pronto para uso, utilizado para fabricação de argamassas. ViaMIX® 801 é composto por matérias primas de origem natural, que possuem grande poder de plastificação e incorporação de ar. ViaMIX® 801 em conjunto com o ViaMIX® 802 PLUS formam um sistema que possibilita a fabricação de argamassas estabilizadas. ViaMIX® 801 é compatível com todos os tipos de cimento portland, e atende os requisitos das normas brasileiras NBR 11768 (tipo P e IAR) e ASTM C 494 (TIPO A) e ASTM C260.

2. Vantagens

Com o uso do ViaMIX® 801 pode ser obter as seguintes propriedades:

- Aumento da plasticidade;

- Redução da densidade da argamassa;

- Aumento das resistências mecânicas finais;

- Maior tempo de trabalhabilidade;

- Menor permeabilidade;

- Redução do potencial de retração;

- Maior facilidade de bombeamento e projeção;

- Aumento da coesão da argamassa.

3. Características Técnicas

Ação principal: Aditivo plastificante para argamassas
Ação secundária: Aditivo incorporador de ar
Composição: Plastificantes e resinas orgânicas
Aspecto: Líquido
Cor: Marrom claro
pH: 10,00 a 12,00
Massa específica: 1,005 a 1,045 kg/l
Viscosidade: < 20 cP

 

4. Utilização

ViaMIX® 801 pode ser utilizado em:

- Sistema de argamassa estabilizada;

- Argamassas para assentamento de tijolos cerâmicos, blocos de concreto, etc;

- Argamassas de regularização;

- Argamassas de revestimento interno e externo.

5. Instrução de Uso

Aplicação do produto:
ViaMIX® 801 deve ser adicionado preferencialmente após o final da mistura dos componentes da argamassa, ou diluído na segunda adição de água de amassamento. Em alguns casos, poderá ser adicionado diretamente sobre os agregados já saturados com água, antes da entrada do cimento.
As taxas de plastificação/redução de água do ViaMIX® 801 estão diretamente relacionadas com o fator água/cimento (A/C), tipo de cimento utilizado, quantidade de ar incorporado desejado na argamassa, assim como temperaturas dos materiais e ambiente, consumo de cimento e finos no traço. Quando utilizado em conjunto com o aditivo ViaMIX® 802 PLUS, para fabricação do sistema de argamassa estabilizada, deve entrar primeiro na argamassa, sendo completamente misturado antes da adição do ViaMIX® 802 PLUS. Não deverá ser misturado previamente com nenhum outro aditivo.

Recomendações:
Manter as embalagens fechadas longe do alcance de crianças, animais e fontes de calor.
Em caso de contato com a pele ou olhos, lavar a região afetada com água em abundância.
Em caso de ingestão, não provocar vômito, procurar imediatamente um médico informando-o sobre o tipo do produto.
Não reutilizar a embalagem.

6. Embalagens

ViaMIX® 801 está disponível nas seguintes embalagens:

- Granel;

- Tambores com 204 kg;

7. Estocagem

O produto tem validade de 9 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Consumo

Tipicamente o ViaMIX® 801 é adicionado nas argamassas em dosagens de 0,40% sobre o peso de cimento, podendo variar de 0,10 a 1,00% sobre o peso de cimento dependendo das condições citadas anteriormente. Recomendamos a execução de ensaios prévios para determinar a dosagem ideal para cada caso.

9. Nota

As informações contidas nesta ficha são baseadas em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para maiores esclarecimentos consultar nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste follheto sem prévio aviso.