ViaMIX® 260 R

1. Descrição

ViaMIX® 260 R é um aditivo para concreto, líquido, pronto para o uso. O aditivo ViaMIX® 260 R é composto por matérias primas de origem natural, que possuem grande poder de dispersão, totalmente isento de cloretos, mantendo a consistência do traço por maior tempo, estendendo a pega do concreto mesmo em climas quentes. ViaMIX® 260 R é compatível com todos os tipos de cimento Portland, em especial aqueles com adição de Pozolanas, atendendo requisitos das normas brasileiras NBR 11768 (tipo P e SP) e ASTM C494 (tipo A e F).

2. Vantagens

O uso do aditivo plastificante ViaMIX® 260 R traz os seguintes benefícios aos usuários:

- Maiores resistências mecânicas finais;

- Redução do fator água/cimento para mesmo abatimento;

- Maior tempo de trabalhabilidade;

- Menor permeabilidade;

- Redução da segregação e exsudação;

- Redução do potencial de retração e a formação de fissuras;

- Aumento da durabilidade das peças concretadas;

- Maior facilidade de bombeamento e adensamento;

- Aumenta a coesão do concreto;

- Associação e Compatibilidade aos aditivos incorporadores de Ar, e Superplastificantes.

3. Características Técnicas

Características: Valor Nominal: Especificação: Unidade:
pH: 11,00 10,00 a 12,00 n/a
Densidade: 1,080 1,060 a 1,100 g/cm³
Teor de Sólidos: 17,00 15,00 a 19,00 %
Aparência: Líquido Castanho n/a n/a
Odor: Característico n/a n/a

 

4. Utilização

ViaMIX® 260 R é utilizado em todos os casos onde se pretende ter uma redução na água de amassamento, aumento de abatimento ou maiores tempos de trabalhabilidade sejam necessários. A sinergia com aditivos superplastificantes para se obter aumentos de consistência do concreto é uma das utilizações do ViaMIX® 260 R. As taxas de redução de água do ViaMIX® 260 R estão tipicamente entre 6 e 12%, dependendo das características do traço executado e as dosagens utilizadas. Seu uso típico se dá em:

  • Concreto usinado;
  • Concreto bombeado/projetado.
  • Concreto estrutural (Pontes, Barragens, Túneis, Alicerces e etc.);
  • Pisos Industriais;
  • Indústrias de pré-moldados;
  • Reparos em concreto.

5. Instrução de Uso

Aplicação do Produto:
ViaMIX® 260 R deve ser adicionado preferencialmente após o final da mistura dos componentes do concreto, ou diluído na segunda adição de água de amassamento. É importante frisar que o mesmo nunca deve ser adicionado ao cimento ou agregados secos.
A dosagem típica para o ViaMIX® 260 R é de 0,60% sobre o peso de cimento, podendo esta variar de 0,30% a 1,00%, de acordo com o tipo de cimento utilizado e a redução de água pretendida. As taxas de redução de água do ViaMIX® 260 R estão diretamente relacionadas com o fator água/cimento (A/C) utilizado, assim como as temperaturas dos materiais e do ambiente, consumo de cimento e finos no traço. Recomendamos a execução de ensaios prévios para determinar a dosagem ideal para cada caso. A influência no tempo de pega deverá ser avaliada caso a caso.
O aditivo ViaMIX® 260 R é compatível com todos os aditivos da linha ViaMIX, porém, não deve ser misturado antes de sua adição ao concreto, diretamente com incorporadores de ar, devendo nessa situação a mistura ser feita sempre na água de amassamento do concreto. Nesse caso, adicionar inicialmente o incorporador de Ar juntamente com parte da água de amassamento, homogeneizar por pelo menos 1 minuto, e a seguir adicionar o ViaMIX® 260 R com o restante da água e prosseguir com a homogeneização do concreto.
Sempre que se faz uso de retardadores, deve-se dar atenção especial a cura do concreto, uma vez que especialmente em climas quentes, a taxa de evaporação da água da massa de concreto é mais acentuada. A rápida perda em excesso desta água, pode causar baixas resistências mecânicas, assim como fissuras de ordem plástica ao concreto.

Transporte: ViaMIX® 260 R não está enquadrado na portaria de transporte de produtos perigosos (Resolução ANTT no. 420 de 12/02/2104)
Manuseio: Utilizar EPI’s adequados: luvas e botas impermeáveis, óculos de segurança química. Evitar contato com a pele e olhos; o contato prolongado com a pele pode causar dermatites. Não beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mãos antes de uma pausa ou depois do trabalho.
Fogo: Produto não inflamável e não explosivo.
Toxidade: Produto não considerado tóxico, porém impróprio para o consumo humano.
Segurança: Para mais detalhes, consultar a Ficha de Segurança do produto.

 

6. Embalagens

ViaMIX® 260 R está disponível nas seguintes embalagens:

  • Tambores de 210 kg;
  • Containeres (IBC) de 1050kg;
  • Barricas com 52,5 kg;
  • Baldes plásticos com 20 kg; Granel.

7. Estocagem

O produto tem validade de 9 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Consumo

O consumo do ViaMIX® 260 R dar-se-á de acordo com os resultados dos testes prévios de dosagem executados em laboratório. Tipicamente, o aditivo é adicionado no concreto em dosagens de 0,60% sobre o peso de cimento.

9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.