ViaMIX® 220 R

1. Descrição

ViaMIX® 220 R é um aditivo para concreto, líquido, pronto para o uso. O aditivo é composto por matérias primas de origem natural, que possuem grande poder de dispersão, mantendo a trabalhabilidade por maior tempo e estendido a pega do concreto, mesmo em climas quentes. ViaMIX® 220 R é compatível com todos os tipos de cimento portland, em especial aqueles com adições.

2. Vantagens

O uso do aditivo plastificante ViaMIX® 220 R traz os seguintes benefícios aos usuários:

• Maiores resistências mecânicas finais;

• Maior tempo de trabalhabilidade;

• Tempo de pega estendido, ideal para climas quentes;

• Menor permeabilidade;

• Redução do potencial de retração;

• Aumento da durabilidade das peças concretadas;

• Maior facilidade de bombeamento e adensamento;

• Aumenta a coesão do concreto;

• Minimiza a geração de calor em peças de grandes volumes.

3. Características Técnicas

Característica: Valor Nominal Especificação Unidade
pH: 7,00 6,00 a 8,00 n/a
Densidade: 1,210 1,190 a 1,230 g/cm3
Teor de Sólidos: 42,00 40,00 a 44,00 %
Aparência: Líquido castanho n/a n/a
Odor: Característico n/a n/a

 

4. Utilização

ViaMIX® 220 R é utilizado em todos os casos onde uma redução de água de amassamento, ou um aumento do tempo de trabalhabilidade sejam necessários, associados a um maior tempo de pega, em especial em climas quentes. As taxas de redução de água do ViaMIX® 220 R estão tipicamente entre 6 e 18%, dependendo das características do traço executado e as dosagens utilizadas. Seu uso típico se dá em:

• Concretagens em climas quentes;

• Concreto usinado;

• Concreto estrutural (pontes, barragens, túneis, alicerces e etc.);

• Concretagens de grandes volumes;

• Reparos em concreto.

5. Instrução de Uso

Aplicação do Produto:
ViaMIX® 220 R deve ser adicionado preferencialmente após o final da mistura dos componentes do concreto, ou diluído na segunda adição de água de amassamento. É importante frisar que o mesmo nunca deve ser adicionado ao cimento ou agregados secos.
A dosagem típica para o ViaMIX® 220 R é de 0,60% sobre o peso de cimento, podendo variar de 0,20% a 0,90%, de acordo com o tipo de cimento utilizado, a redução de água pretendida e o retardo no tempo de pega esperado.
As taxas de redução de água do ViaMIX® 220 R estão diretamente relacionadas com o fator água/cimento (A/C) utilizado, assim como temperaturas dos materiais e ambiente, consumo de cimento e finos no traço. Recomenda-se a execução de ensaios prévios para determinar a dosagem ideal para cada caso.
O aditivo ViaMIX® 220 R é compatível com todos os aditivos da linha Viamix, porém, não deve ser misturado antes de sua adição ao concreto, com incorporadores de ar. Sempre que se faz uso de retardadores, deve-se dar atenção especial à cura do concreto, uma vez que, especialmente em climas quentes, a taxa de evaporação da água da massa de concreto é mais acentuada. A perda em excesso desta água pode levar a perda de resistências e a fissuras de ordem plástica.

Transporte e Segurança:

Transporte Viamix 220R não está enquadrado na portaria de transporte de produtos perigosos (Resolução ANTT no. 420 de 12/02/2104)
Manuseio Utilize EPI’s adequados: luvas e botas impermeáveis, óculos de segurança química. Evite contato com a pele e olhos; o contato prolongado com a pele pode causar dermatites. Não beba, coma ou fume durante o manuseio. Lave as mãos antes de uma pausa ou depois do trabalho.
Fogo Produto não inflamável e não explosivo.
Toxidade Produto não considerado tóxico, porém impróprio para o consumo humano.
Segurança Para mais detalhes, consultar a Ficha de Segurança do produto.

 

6. Embalagens

ViaMIX® 220 R está disponível nas seguintes embalagens:

• Granel;

• Tambores de 242 kg;

• Balde de 20kg.

7. Estocagem

O produto tem validade de 9 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Consumo

O consumo do aditivo será de acordo com os resultados dos testes prévios de dosagem executados em laboratório. Tipicamente, o aditivo é adicionado no concreto em dosagens de 0,60% sobre o peso de cimento.

9. Normalização

Atende requisitos das normas brasileiras NBR 11768 (tipo PR) e ASTM C494 (tipo D e G).

10. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.