ViaMIX® 1001

1. Descrição

ViaMIX® 1001 é um aditivo para concreto ou argamassas, líquido, pronto para o uso, composto por sais de naftalenossulfonatos de altíssimo desempenho, que propiciam grande poder de dispersão, aumentando fortemente a trabalhabilidade e conferindo rápido início de pega e rápido ganho de resistências ao concreto. ViaMIX® 1001 é compatível com todos os tipos de cimento Portland.

2. Vantagens

- Ajuste da dosagem de acordo com a utilização;

- Redução da água de amassamento (redução da relação A/C) para o mesmo abatimento;

- Altera discretamente a viscosidade dinâmica do concreto, deixando o mesmo mais coeso e sem segregação;

- Maior facilidade de bombeamento e adensamento;

- Aumento das resistências mecânicas finais;

- Aumento do módulo de elasticidade;

- Redução da permeabilidade;

- Redução do potencial de retração e a formação de fissuras;

- Aumento da durabilidade das peças concretadas.

3. Características Técnicas

Característica: Valor Nominal: Especificação: Unidade:
Aparência: Líquido Marrom escuro n/a n/a
pH: 8,00 7,00 a 9,00 n/a
Densidade: 1,220 1,200 a 1,240 g/cm³
Teor de sódios: 41,00 40,00 a 43,00 %
Viscosidade: 10 < 20 cP
Odor: Característico n/a n/a

 

4. Utilização

ViaMIX 1001 pode ser utilizado em todos os casos onde se busque fortes taxas de redução de água associadas a alto abatimento, é ideal para climas frios. Seu uso típico se dá em:

  • Concreto bombeado;
  • Concreto usinado;
  • Concreto para pré-moldado;
  • Concreto para pisos;
  • Concreto protendido;
  • Concretos reoplásticos.

5. Instrução de Uso

ViaMIX 1001 deve ser adicionado preferencialmente após o final da mistura dos componentes do concreto, ou diluído na segunda adição da água de amassamento. Nunca deve ser adicionado ao cimento ou agregado ainda secos.

Dosagem:
A dosagem típica para o ViaMIX 1001 é de 0,80% sobre o peso de cimento, podendo variar de 0,50% a 1,5%, de acordo com o tipo de cimento utilizado e a redução de água pretendida. As taxas de redução de água e aceleração de pega do ViaMIX 1001 estão diretamente relacionadas ao consumo e tipo de cimento, relação água/cimento (A/C), assim como temperaturas dos materiais e ambiente.

Recomendações:
Recomenda-se a execução de ensaios prévios para determinar a dosagem ideal para cada caso. Os produtos são compatíveis com todos os aditivos da linha ViaMIX exceto com ViaMIX MV ou aditivos modificadores de viscosidade à base de polímeros orgânicos de alto peso molecular.

6. Embalagens

Tambores 244 litros;

7. Estocagem

O produto tem validade de 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Normalização

NBR 11768/92(tipo SPA) e ASTM C494 (tipo F).

9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.