Viajunta PVC O12 / i22/ O22 / O33 / O35 /M35

1. Descrição

Viajunta PVC é um perfil pré-moldado em termoplástico de PVC, apresentando elevada resistência físico-química e excelente deformabilidade. Indicado para vedação de juntas em estruturas de concreto, sujeitas a grandes esforços e movimentações. É fornecido em diversos formatos e dimensões.

2. Vantagens

• Excelente resistência a diversos agentes químicos;

• Excelente resistência ao envelhecimento;

• Proporciona alta vedação das juntas de concreto, mesmo quando exposto a fortes pressões de água;

• Facilidade de emenda por simples processo de aquecimento, por soldagem autógena.

3. Características Técnicas

A escolha do perfil a ser utilizado depende de diversos fatores, como pressão de água atuante na junta, dimensões da peça e respectiva armação, e ainda a finalidade da junta.

O Viajunta PVC é fornecido em diversos tipos de perfis e dimensões:

Perfil O: O12, O22, O33, O35/6 e O35/10;

Perfil I: I12 e I22; Perfil M: M35.

Assim sendo, a escolha do tipo de Perfil e a sua respectiva largura estão relacionadas:

a) quanto a pressão hidráulica:

até 5 metros……………………….. Perfil de 12 cm

até 30 metros……………………… Perfil de 22 cm

até 60 metros …………………….. Perfil de 33 cm

acima de 60 metros …………….. Perfil de 35 cm

b) quanto às dimensões da estrutura:

estruturas esbeltas………………………… Perfil de 12 cm

peças de dimensões médias …………… Perfil de 22 cm

peças de grandes dimensões ………….. Perfil de 33 cm ou 35 cm

c) quanto ao tipo de junta:

As indicações em geral ficam a critério do projetista levando-se em conta as condições locais de cada obra.

Dados Técnicos:

Tensão de ruptura = mínimo 12 MPa

Alongamento de ruptura = mínimo 280 %

Dureza Shore A = 80+/- 5

4. Utilização

Em juntas de dilatação e de concretagem na construção de barragens, reservatórios, piscinas, tanques, estações de tratamento de água e esgoto, galerias, cortinas, fundações, subsolos, pontes, etc.

5. Instrução de Uso

Aplicação do produto

A colocação do Viajunta PVC deve ser feita por um processo que garanta a manutenção do perfil na posição prevista em projeto, sem que seja deslocado por ocasião da vibração do concreto. O concreto deve ter elevada plasticidade para facilitar o adensamento. A inclinação do vibrador é fundamental (figura 2) para o perfeito envolvimento do concreto nas abas do Viajunta PVC, visando a estaqueidade da junta.Inicialmente, efetue a fixação somente de um das abas do perfil. Proceda a perfuração das extremidades das abas, utilizando material pontiagudo (prego) com furos espaçados a cada 25/30 cm em todo o comprimento do perfil.

A fixação do perfil pode ser através de grampos, arames, ou estribos especiais, ancorados diretamente na armadura, conforme a figura número 1. Posteriormente, adote o mesmo procedimento quando da concretagem da outra face da junta (figura 2). O bulbo (miolo) do perfil deverá ficar sempre centralizado com o eixo da junta, conforme na figura 1.

A emenda do Viajunta PVC deve ser realizada por solda autógena, através do aquecimento prévio das bordas do produto, a uma temperatura de 150 °C. Utilize faca ou placa metálica aquecida, com comprimento maior que o do perfil a ser emendado, aplicando-a diretamente em contato com as bordas do perfil. Quando houver o derretimento das bordas do perfil, a faca/placa metálica deve ser retirada, comprimindo manualmente as bordas uma contra outra, ficando assim unidas de topo. Esta operação deve necessariamente ser efetuada por 2 pessoas no mínimo.

6. Embalagens

O produto é fornecido em rolos:

Viajunta O12 – 25 metros;

Viajunta O22 – 20 metros e 25 metros;

Viajunta I22 – 25 metros;

Viajunta O33 – 20 metros;

Viajunta O35 – 20 metros;

Viajunta M35 – 20 metros.

7. Estocagem

Viajunta PVC tem validade de 60 meses e deverá ser armazenado em local coberto e protegido do sol.

8. Consumo

1 metro de Viajunta PVC por metro de junta.

9. Normalização

Atende as especificações da NBR NM 07.

10. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso departamento técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.