Viajunta® EP

1. Descrição

Viajunta® EP é um selante à base de resinas epóxi, semirígido, autonivelante, desenvolvido para o tratamento de juntas de construção e dilatação em pisos industriais. Possui altas resistências mecânicas e químicas que fazem dele a solução ideal no selamento de juntas e na proteção de bordas contra o esborcinamento.

2. Vantagens

O selante Viajunta® EP oferece os seguintes benefícios aos usuários:

• Elevado poder de aderência;

• Autonivelante, de fácil aplicação;

• Pode ser vertido dentro das juntas;

• Isento de solventes;

• Não retrai;

• Absorve impacto e vibrações;

• Elevada dureza shore A – 85.

3. Características Técnicas

Característica Especificação Unidade
Tempo de trababilhidade aproximadamente 80 Minutos
Cura inicial 24 Horas
Cura final 7 Dias
Dureza Shore A 85 Shore A
Dureza D 34 Shore D
Temperatura de aplicação 15 a 35 °C

 

4. Utilização

Viajunta® EP foi formulado para o preenchimento de juntas de concretagem e dilatação com movimentação de até 10%. Suas características permitem que além de servir como um selante se obtenha também a proteção das bordas das juntas, uma vez que sua elevada dureza e resistências mecânicas fazem com que o Viajunta® EP não ceda com o peso de rodas de empilhadeiras e paleteiras, impedindo o impacto destas com as bordas das placas do piso. Seu uso típico se dá em:

• Centros de distribuição,

• Indústrias em geral;

• Armazéns;

• Como reparo de fissuras passivas em pisos de concreto;

• Para reconstituição parcial de bordas de juntas deterioradas;

• Lábios poliméricos.

5. Instrução de Uso

Preparo da Superfície:
A superfície deverá estar sólida, sem partículas soltas, estar limpa, livre de impregnações, como óleo, graxa, nata de cimento, ferrugens, etc. Em pisos novos de concreto, recomendamos que se espere a retração inicial do concreto, que será mais pronunciada nos primeiros 120 dias.

Mistura:
Recomenda-se iniciar a mistura do Viajunta® EP, somente após a superfície estar preparada. Pré-misturar separadamente os componentes A e B. Em seguida, despejar todo o conteúdo do componente B (endurecedor) ao recipiente do componente A, e proceder a mistura do produto com o uso de furadeira de baixa rotação dotada de hélice por no mínimo 3 minutos, até se obter um material homogêneo e sem grumos. Durante a mistura, as laterais do balde deverão ser raspadas garantindo-se assim uma perfeita mistura. Deve-se também atentar para evitar a incorporação de ar ao produto. Caso o fracionamento das embalagens se faça necessário, a relação de mistura em volume é de 1:1.

Aplicação:
Proteger as bordas superiores da junta com fita crepe e instalar o limitador de profundidade com o mínimo de 2,5cm de profundidade. O Viajunta® EP deverá ser vertido diretamente dentro da junta por gravidade ou mediante pistola de uso profissional.

Recomendações:
Limpar as ferramentas que tiveram contato com o produto com etanol. Aplicar em profundidade mínima de 2,5cm. Caso a movimentação da junta ultrapasse os 10% por conta de retrações maiores que as projetadas e o selante abrir, a junta poderá ser repreenchida com Viajunta® EP sem a necessidade de remover o selante já endurecido.

Segurança:
Utilizar EPI’s adequados: luvas e botas impermeáveis, óculos de segurança química. Evitar contato com a pele e olhos; o contato prolongado com a pele pode causar dermatites. Não beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mãos antes de uma pausa ou depois do trabalho. No caso de contato do produto com a pele, limpar com água e sabão neutro ou pasta de limpeza. Produto não inflamável e não explosivo. Produto não considerado tóxico, porém impróprio para o consumo humano.Para mais detalhes, consultar a Ficha de Segurança do produto.

6. Embalagens

Conjuntos de 7 litros (7,98 kg) compostos por dois baldes plásticos com 3,5 litros cada.

7. Estocagem

O produto tem validade de 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Consumo

O consumo do adesivo está em torno de 1,14 Kg/m²/mm de espessura. Com isto, cada quilograma de Viajunta® EP preenchera 2,3 metros de uma junta com 15 mm de espessura e 25 mm de profundidade.

9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.