Viafoil

1. Descrição

Viafoil é uma subcobertura para telhados que tem em sua composição, exclusiva formulação de massa asfáltica polimerizada à base de elastômeros. É estruturada com véu fibra de vidro especial, não higroscópico, imputrescível e de excelentes características de durabilidade e resistência, prolongando a vida útil do madeiramento de telhados.

2. Vantagens

Viafoil oferece os seguintes benefícios:

• Evita problemas indesejáveis de goteiras e infiltrações, geralmente ocasionados por desgaste natural das telhas, ventos fortes ou por problemas de inclinações;

• Reduz consideravelmente a intensidade de ruídos dos telhados (como ruídos de chuva);

• Protege o ambiente da entrada de insetos por frestas nos telhados;

• Torna o ambiente interno mais saudável, uma vez que previne a entrada de poeira pelo telhado;

• Proporciona excelente conforto térmico ao ambiente (Viafoil Premium).

3. Características Técnicas

Característica: Unidade Viafoil
Carga máx. de ruptura longitudinal (mín.) N5cm 180
Carga máx. de ruptura transversal (mín.) N5cm 180
Alongamento mínimo na longitudinal % 2
Alongamento mínimo na transversal % 2
Absorção d’água (máx.) % 3
Resistência ao impacto J-Joule 2,45
Resistência ao puncionamento estático Kg 25
Estabilidade dimensional (máx.) % 1
Espessura mm 1,5
Peso Kg/m² 1,6
Viafoil Premium:
Emissividade: % 5 a 10
Refletividade: % 95

 

4. Utilização

Viafoil é utilizado como subcobertura em telhados das mais diversas variedades de telhas, tais como:

• Telhas cerâmicas;

• Telhas de fibrocimento;

• Telhas ardósia;

• Telhas metálicas. Em áreas comerciais e industriais, Viafoil pode substituir os forros.

5. Instrução de Uso

Preparação da superfície
Viafoil não requer qualquer ajuste estrutural e dispensa uma preparação especial da estrutura do telhado para sua colocação. A superfície deverá estar isenta de pregos ou pontas.

Aplicação do produto
Desenrole o Viafoil sobre os caibros (ou tesouras) paralelamente ao beiral, fixando-os com pregos galvanizados. As demais demãos, após a aplicação da primeira bobina, as demais deverão receber um transpasse mínimo de 10cm. Nas cumeeiras, desenrole uma bobina de Viafoil, de modo a cobrir as últimas camadas, com o devido transpasse. Após a colocação do Viafoil, fixe os contra-caibros junto ao caibros (que podem ser idênticos às ripas). Termine a instalação com a colocação das ripas que sustentam as telhas. Logo em seguida, inicie a colocação das telhas de sua preferência.
Calhas: junto à calha, recomendamos avanço do Viafoil até o fundo da mesma.
Se optar pelo Viafoil como subcobertura de seu telhado, dispense a utilização de contracaibros, mantendo apenas uma pequena “flexa” entre os caibros, propiciando o surgimento de calha de escoamento.
O espaçamento adequado entre caibros é de 30 cm a 50 cm. Se houver a necessidade de trabalho com vãos maiores, utilize fios encapados e esticados entre caibros.

Acabamento
Viafoil Classic: Revestido em ambas as faces com exclusivo filme de polietileno leitoso. Viafoil Premium: a face superior, voltada para o exterior, é revestida com o exclusivo filme de polietileno leitoso. A face inferior, voltado para o interior do ambiente, possui um filme de alumínio de 30 micras, proporcionando excepcional característica de baixa emissão de calor e adequação ao efeito estético.

6. Embalagens

• Bobinas de 1 metro de largura e 15 metros de comprimento;

• Paletes com 20 bobinas = 300m².

7. Estocagem

O produto tem validade de 5 anos, a partir da data de fabricação, desde que armazenado na embalagem original intacta, na posição vertical, em local seco, ventilado e longe de fontes de calor.

8. Consumo

O consumo é de 1,1 a 1,2 m²/ m² de telhado (área inclinada).

9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso departamento técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.