Viafoam XPS

1. Descrição

Viafom XPS é uma linha de produtos para isolação térmica especialmente desenvolvida para aplicação na construção civil. O Viafoam XPS é produzido por meio de processo de extrusão do Poliestireno (PS). Este fator lhe garante uma estrutura celular fechada e homogênea, proporcionando maior resistência às intempéries naturais e garantindo maior economia de energia e desempenho nas mais diversas aplicações.

2. Vantagens

Viafoam oferece os seguintes benefícios:

• Excelente eficiência na isolação térmica para altas e baixas temperaturas;

• Proporciona ótimo conforto térmico nas edificações;

• Elevada resistência mecânica;

• Boa resistência química a diversos produtos utilizados na construção civil na indústria;

• Baixa absorção e baixa permeabilidade ao vapor dado seu processo de fabricação;

• Facilidade na sua utilização, manuseio, transporte e estocagem;

• Produto inerte e reciclável;

• Boa estabilidade dimensional;

• Promove considerável aumento da vida útil da impermeabilização;

• Boa resistência a micro organismos;

• Retardante à chama classe F;

• Resistente à água;

• Alta resistência e durabilidade;

• Baixo peso, não impactando sobre o peso das obras;

3. Características Técnicas

Propriedade Método Especificação Resultado
Dimensões (mm) LarguraComprimento 500 ± 51200 ± 6 5001200
Espessura (mm) 25 ± 3 25,31
Massa específica aparente (kg/cm³) NBR 11949 38 ± 2 40,00
Resistência à compressão (KPa) NBR 8082 300 a 350 320
Absorção d’água por submersão NBR 7973 ≤1 1
Permeabilidade ao vapor d’água NBR 8081 ≤2 2
Coeficiência de condutividade térmica a 23 ºC (W/mk) NBR 11752 mínimo 0,027 0,028

Observação: Material retardante à chama conforme ABNT NBR 11948.

 

4. Utilização

As placas de isolante térmico Viafoam XPS possuem extensa variedade de aplicações em isolação térmica, tais como lajes planas, impermeabilizações, câmaras frigoríficas, sob telhados, forros térmicos, paredes, dutos de ar condicionado, núcleo de painéis isolantes. Viafoam XPS também pode ser usado como camada amortecedora sob pisos de rolamento, pois possui ótima resistência à compressão.

5. Instrução de Uso

Aplicação do produto
A aplicação do Viafoam XPS é muito simples, mas recomenda-se o trabalho de um profissional habilitado. Siga rigorosamente as orientações contidas nos manuais Viapol. Em caso de dúvidas, consulte o Departamento Técnico. A aplicação pode ser feita com cimento-cola, cola de poliuretano ou qualquer outro material construtivo que não possua solvente em sua formulação.

Recomendações
As placas de Viafom XPS podem ser armazenadas tanto ao ar livre como em locais fechados. Recomenda-se o armazenamento do produto em locais longe de combustíveis e materiais inflamáveis. Mesmo contendo o aditivo retardador à chama, em contato prolongado com o fogo, pode queimar. As placas não devem entrar em contato com qualquer tipo de material que possua solvente em sua formulação (gasolina, querosene, derivado de petróleo ou qualquer material que possua solventes, entre outros).

6. Embalagens

25 mm – 15 placas = 10,80m²

7. Estocagem

Viafoam XPS deve ser estocado em local limpo, seco, ventilado e coberto, mantido afastado do fogo e de fontes de ignição. Empilhe os fardos no sentido horizontal, no máximo de 8 fardos sobrepostos para facilidade no manuseio.

8. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso departamento técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.