Viafloor® ML

1. Descrição

Viafloor® ML é um sistema epóxi, tricomponente, aplicado em camadas, para espessuras de revestimento de 2,0 a 4,0mm. Composto por resinas de alto desempenho, possui alta aderência quando aplicado sobre concreto e aço. Possui também altas resistências químicas e mecânicas, que tornam o sistema eficiente e versátil na maioria das aplicações.

2. Vantagens

O sistema multicamadas Viafloor® ML oferece os seguintes benefícios:

• Rápido ganho de resistências;

• Resistências químicas adequadas para a maioria das solicitações: ácidos e bases;

• Resistência à abrasão;

• Não tem cheiro: isento de solventes;

• Impermeável, inclusive ao vapor d`água;

• Acabamento brilhante;

• Mediante aspersão de agregados, torna-se antiderrapante.

3. Características Técnicas

Característica Especificação Unidade
Cura inicial 8 horas
Cura inicial 7 dias
Transitável após 24 horas
Tempo entre demãos de 8 a 24 horas
Resistência à aderência > 2,5 (falha no concreto) MPa
Temperatura de aplicação 10 a 30 ºC
Pot life 40 minutos
Teor de sólidos 100 %

 

4. Utilização

Viafloor® ML pode ser utilizado em todos os tipos de indústrias, em especial nos locais onde o apelo estético, rapidez na execução e resistências químicas sejam diferenciais, tais como:

• Indústria de alimentos e bebidas; Químicas; Mecânicas; Farmacêuticas; Papel e Celulose,

• Câmaras frigoríficas;

• Estacionamentos com tráfego leve e moderado;

• Vestiários e escadas.

5. Instrução de Uso

Preparo de Superfícies de concreto:
A superfície deverá estar sólida e com resistência mínima de aderência de 1,5MPa, sem partículas soltas, limpa, livre de impregnações tais como: óleos, graxas, nata de cimento, ferrugens, etc. Poderá haver umidade do concreto de até 4%. Se a umidade estiver acima do permitido, aplique uma demão de Viafloor® Acqua Primer antes do revestimento (consulte a ficha técnica do produto). Superfícies lisas de concreto devem ser polidas ou fresadas, de forma a se obter uma superfície íntegra e de porosidade aberta. Películas de cura química, pinturas existentes e endurecedores de superfície deverão ser removidos mecanicamente do substrato. Fissuras passivas devem ser tratadas com Viapox Injeção ou Viafloor® EP Primer antes do preparo do substrato.

Preparo de superfícies metálicas:
As superfícies metálicas devem estar isentas de óleos, graxa ou qualquer material aderido a ela. Inicie o lixamento ou jateamento de modo a atingir um “metal branco”. Aplique o Viafloor® ML logo em seguida para evitar a oxidação da superfície.

Composição do sistema
O sistema Viafloor® ML é composto pelo Viafloor® EP Primer, Viafloor® EP 250 e o Viafloor® ML Agregado.
Mistura:
Inicie a homogenização do Viafloor® EP Primer. Misturando constantemente, usando uma furadeira de baixa rotação (600 rpm) adaptada com hélice de mistura, adicione o Viafloor® EP Primer Parte 2 ao Viafloor® EP Primer Parte 1 e misture por 3 minutos. O Viafloor® EP Primer deverá ser aplicado imediatamente, evitando a redução do tempo de trabalho (pot life) devido à geração de calor.

Aplicação:
A quantidade de camadas dependerá da espessura final desejada, podendo-se obter acabamento liso ou antiderrapante.
1. Aplique a primeira camada Viafloor® EP Primer com rolo de lã ou com desempenadeira dentada de acordo com a espessura final e o tipo de acabamento desejados.
2. Imediatamente após a aplicação da primeira camada do Viafloor® EP Primer proceda com a aspersão do Viafloor® ML Agregado. A aspersão deve ser feita manualmente, uniforme e em excesso cobrindo toda área. Após um período mínimo de 15 horas, varra o excesso, passe politriz com pedra de gana 60 ou superior para remoção dos agregados não aderidos e aspire o pó. 3. Aplique a segunda camada do Viafloor® EP Primer da mesma forma que a primeira e repita o processo de aspersão do Viafloor® ML Agregado. Acabamento:
Antiderrapante: Após o período de cura de 15 horas, no mínimo, varra o excesso de Viafloor® ML Agregado com vassoura de cerdas de nylon ou passe rapidamente a enceradeira com acoplamento de cerdas, para a remoção das partículas que não aderiram. Proceda a limpeza final com aspirador de pó e aplique a camada de selamento de Viafloor® EP 250.
Liso: Após um período de 15 horas, no mínimo, varra o excesso, passe o politriz com pedra de gana 60, ou superior, para remoção dos agregados não aderidos e aspirar o pó. Aplique uma demão de selamento com Viafloor® EP 250 e após um período entre 8 e 24 horas, aplique uma segunda demão de acabamento com Viafloor® EP 250. Limpe as ferramentas que tiveram contato com o produto composto de solventes, tais como: toluol, aguarrás, tíner, etc. Após o endurecimento, só será possível a remoção mecânica. O produto depois de homogeneizado deve ser utilizado no prazo máximo de 30 minutos.

Segurança:
Utilize EPI’s adequados: luvas e botas impermeáveis, óculos de segurança química. Evitar contato com a pele e olhos. O contato prolongado com a pele pode causar dermatites. Não beba, coma ou fume durante o manuseio. É muito importante lavar as mãos antes de uma pausa ou depois do trabalho. No caso de contato do produto com a pele, limpe com água e sabão neutro ou pasta de limpeza. Este produto é não inflamável e não explosivo. Este produto não é considerado tóxico, mas impróprio para o consumo humano e nunca deve ser ingerido. Para mais detalhes, consulte a ficha de segurança do produto.

6. Cores

Viafloor® EP 250 está disponível nas seguintes cores de linha:

• RAL 1001 – bege

• RAL 1003 – amarelo

• RAL 1013 – branco pérola

• RAL 3001 – vermelho de sinalização

• RAL 5012 – azul médio

• RAL 6010 – verde médio

• RAL 7001 – cinza Médio

• RAL 7032 – cinza Concreto

• RAL 7035 – cinza Claro

• RAL 7037 – cinza Escuro

• RAL 7046 – cinza Máquina

• RAL 9003 – branco

• RAL 9004 – preto

Para cores customizadas, consulte o Departamento Comercial.

7. Embalagens

• Viafloor® EP Primer Parte 1 – Galão plásticos com 3,36 kg;

• Viafloor® EP Primer Parte 2 – Frasco plásticos com 0,64 kg;

• Viafloor® EP 250 – Baldes plásticos com 2,9 kg;

• Viafloor® EP 250 Endurecedor – Frascos com 1,1 kg;

• Viafloor ML Agregado – Saco com 25 kg.

8. Estocagem

O produto tem validade de 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

9. Consumo

O consumo do revestimento está estimado conforme tabela abaixo:

Sugestão para aplicação
Produto Consumo aprox. (kg/m²) Ferramenta de aplicação Espessura (mm) Acabamento liso Acabamento antiderrapante
1ª camanda Viafllor EP Primer 0,4 rolo de lã 0,3 X X
Aspersão 2 a 3 manual 0,7 a 9,0
2ª camanda Viafloor EP Primer 0,4 a 0,6 rolo de lã 0,3 a 0,5
Aspersão 2 a 3 manual 0,7 a 1,00
3ª camada Viafloor EP 250 (selamento) 0,15 desempenadeira lisa 0,1
Viafloor EP 250 (pintura) 0,35 rolo de lã 0,25 X

 

10. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.