Viafloor® AR

1. Descrição

Viafloor® AR é um revestimento argamassado espatulado à base de epóxi de alto desempenho, tricomponente. Sua fórmula permite aplicação em espessuras de 2,0mm a 8,0mm sobre substratos de concreto novos ou velhos que necessitam de regularização e proteção. Viafloor® AR possui também altas resistências químicas e mecânicas, que tornam o sistema eficiente e versátil na maioria das aplicações.

2. Vantagens

O revestimento argamassado Viafloor® AR oferece os seguintes benefícios aos usuários:

• Rápido ganho de resistências;

• Resistências químicas adequadas para a maioria das solicitações;

• Maior proteção contra impacto;

• Não tem cheiro – Isento de solventes;

• Fácil limpeza e assepsia;

• Impermeável;

• Acabamento brilhante;

• Ideal para execução de rodapé.

3. Características Técnicas

Característica Especificação Unidade
Cura inicial: 8 horas
Cura final: 7 dias
Transitável após: 24 horas
Tempo entre demãos: de 8 a 24 horas
Viscosidade A+B: 1000 cPs
Aderência: maior que 2,5 MPa
Temperatura de aplicação: 10 30 ºC
Pot life: 90 a 120 minutos

 

4. Utilização

Viafloor® AR pode ser utilizado em todos os tipos de indústrias, em especial em locais onde o apelo estético, resistências químicas e físicas sejam um diferencial, tais como:

• Indústria de Alimentos e Bebidas; Químicas; Farmacêuticas; Metalúrgicas; Papel e Celulose.

• Hangares;

• Estacionamentos;

• Montadoras;

• Armazéns.

5. Instrução de Uso

Preparo da Superfície:
A superfície deverá estar sólida e com resistência mínima de aderência de 1,5 MPa, sem partículas soltas, limpa, livre de impregnações, tais como óleos, graxas, nata de cimento, ferrugens, etc. Em se tratando de substratos cimentícios poderá haver umidade de até 4%. Superfícies lisas de concreto devem ser apicoadas ou escarificadas, de forma a obter-se uma superfície integra e rugosa. Películas de cura química, pinturas existentes e endurecedores de superfície deverão ser removidos mecanicamente do substrato.

Aplicação:
Certificar que a umidade relativa do ar esteja abaixo de 65% e a temperatura ambiente e do substrato no máximo 30°C.
Etapas de aplicação:
Imprimação com Viafloor® EP Primer – 200 a 300 g/m²: Sob mistura constante, por meio de furadeira de baixa rotação (600 rpm) adaptada com hélice de mistura, adicione o Viafloor® EP Primer Parte 2 ao Viafloor® EP Primer Parte 1 e misture por 3 minutos. Aplicar o Viafloor® EP Primer imediatamente, com desempenadeira de aço lisa e rolo de lã de carneiro de pelo curto.
Capa – Viafloor® AR – 2,0 Kg/m² /mm:
Adicionar o Viafloor® AR Parte 2 no Viafloor® AR Parte 1 e misturar por 2 minutos na argamassadeira. Adicionar aos poucos a parte 3 e misturar por mais 3 minutos para homogeinização da argamassa. Aplicar a capa utilizando desempenadeira, taliscas ou caixa espalhadora “screed box” ainda sobre o primer pegajoso na espessura desejada. Proceder com o acabamento, alisando a argamassa com utilização de acabadora mecanizada com pás estreitas e desempenadeira metálica lisa.
OBS: Se o primer secar, será necessária uma nova aplicação.
Selamento – 80 a 100g/m²
Após 24h da execução da capa fazer um polimento na argamassa, aspirar a poeira e executar o selamento (raspadinha), usando-se para tal o sistema Viafloor® EP 250.
Mistura do Viafloor® EP 250:
Sob mistura constante, por meio de furadeira de baixa rotação (600 rpm) adaptada com hélice de mistura, adicione o Viafloor® EP 250 Endurecedor ao Viafloor® EP 250 e misture por 3 minutos. O Viafloor® EP 250 deverá ser aplicado imediatamente com desempenadeira de aço lisa, raspado, evitando marcas de “costela”. Após um período de cura entre 15 e 24horas, aplicar a pintura de acabamento (se necessário, polir o selamento com pedra fina para remoção de marcas).
Pintura de acabamento – 0,300 a 0,700kg/m².
Aplicar a pintura Viafloor® EP 250 em uma ou duas demãos com rolo de lã de carneiro de pêlo curto ou rolo de espuma. A aplicação entre demãos não deve exceder 24horas. Caso ultrapasse as 24horas, a superfície deverá ser lixada para a aplicação da demão seguinte. Aplicações com consumo de 0,700kg/m² deve ser executada com desempenadeira dentada em “V” e acabado com rolo fura bolhas. Consultar Ficha Técnica do Viafloor® EP 250 para maiores informações.
Sugestão de rolos para pintura:
ATLAS: REF: 329/5 – Veludo (lã pelo curto 5mm);
TIGRE: REF: 1378 -lã pêlo curto 5mm ;
TIGRE :REF: 1342 – espuma.
Recomendações:
Limpar as ferramentas que tiveram contato com o produto com etanol. Após o endurecimento, só é possível a remoção mecânica.
Segurança:
Utilizar EPI’s adequados: luvas e botas impermeáveis, óculos de segurança química. Evitar contato com a pele e olhos; o contato prolongado com a pele pode causar dermatites. Não beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mãos antes de uma pausa ou depois do trabalho. No caso de contato do produto com a pele, limpar com água e sabão neutro ou pasta de limpeza. Produto não inflamável e não explosivo. Produto não considerado tóxico, porém impróprio para o consumo humano. Para mais detalhes, consultar o Departamento Técnico.

6. Embalagens

Viafloor® EP Primer

Conjuntos de 4,0 kg compostos por:

• Viafloor® EP Primer Parte 1 – Baldes plásticos com 2,94kg

• Viafloor® EP Primer Parte 2 – Frascos plásticos com 1,06kg Viafloor® AR

Conjuntos de 25 kg compostos por:

• Viafloor® AR Parte 1 – Baldes plásticos com 2,5kg

• Viafloor® AR Parte 2 – Frascos com 0,5 kg

• Viafloor® AR Parte 3 – Sacos de 22,0Kg Viafloor® EP 250

Conjuntos de 4,0 kg compostos por:

• Viafloor® EP 250 (cores RAL) – Baldes plásticos com 2,9 kg

• Viafloor® EP 250 Endurecedor – Frascos com 1,1 kg

7. Estocagem

O produto tem validade de 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Nota

As informações contidas nesta ficha são baseadas em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para maiores esclarecimentos consultar nosso Departamento Técnico (sac@viapol.com.br). A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.