Viafloor® Acqua Primer

1. Descrição

Viafloor® Acqua Primer é um produto à base de epóxi disperso em água, de baixa viscosidade, utilizado como primer para pisos de concreto “verde” ou para concretos já antigos, com umidade, que receberão revestimentos em epóxi. Com isso, concretos novos podem receber o revestimento à base de epóxis ou poliuretanos a partir de 24h após a concretagem. O Viafloor® Acqua Primer é um produto bi componente composto de resina (parte 1) e endurecedor (parte 2).

2. Vantagens

O sistema para pinturas Viafloor® Acqua Primer oferece os seguintes benefícios aos usuários:

• Rápido ganho de resistências;

• Permite a aplicação de revestimentos em pisos recém concretados;

• Pode ser usado como agente de cura (atende ASTM C309)

• Baixa viscosidade.

• Não tem cheiro – Isento de solventes;

• Impermeável, inclusive ao vapor d`água.

3. Características Técnicas

Característica Especificação Unidade
Cura Inicial: 2 horas
Cura Final: 7 dias
Pot Life (25°C): 50 Minutos
Tempo para revestimento: de 4 a 12 dias
Viscosidade A+B: < 150 cPs
Resistência à aderência: > 2,0 MPa
Temperatura de aplicação: 10 a 30 ºC

 

4. Utilização

Viafloor® Acqua Primer foi desenvolvido para o uso sobre pisos e estruturas de concreto recém executado, ou em outros ambientes onde não se consiga eliminar a umidade das estruturas antes da aplicação de um revestimento:

• Pisos novos de concreto que devem receber outros acabamentos à base de resinas;

• Como agente de cura para pisos que receberão revestimentos;

• Câmaras Frigoríficas;

• Indústrias Químicas; Farmacêuticas; Papel e Celulose.

5. Instrução de Uso

Preparo da Superfície:
A superfície deverá estar sólida, sem partículas soltas, limpa, com resistência mínima de aderência de 1,5 MPa, livre de impregnações, tais como óleos, graxas, nata de cimento, ferrugens, etc. Em pisos recém concretados, estes devem ter atingido o final de pega, e suportar o tráfego de pessoas. Superfícies lisas de concreto devem ser polidas, de forma a obter-se uma superfície integra e de porosidade aberta. Películas de cura química, pinturas existentes e endurecedores de superfície deverão ser removidos mecanicamente do substrato. Os pisos podem estar úmidos, porém, sem água empoçada.

Mistura:
Sob mistura constante, por meio de furadeira de baixa rotação (600 rpm) adaptada com hélice de mistura, adicione o Viafloor® Acqua Primer Parte 1 ao Viafloor® Acqua Primer Parte 2 e misture por 2 minutos. Lentamente, adicione 1 litro de água pura (potável) à mistura e homogenize por mais 2 minutos.

Aplicação:
Sobre a superfície de concreto limpa e devidamente preparada, aplicar o Viafloor® Acqua Primer com rolo próprio para epóxi ou equipamento air less.

Recomendações:
Limpar as ferramentas que tiveram contato com o produto com água e sabão ou álcool. Após o endurecimento, só é possível a remoção mecanicanicamente.

Segurança:
Utilizar EPI’s adequados: luvas e botas impermeáveis, óculos de segurança química. Evitar contato com a pele e olhos; o contato prolongado com a pele pode causar dermatites. Não beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mãos antes de uma pausa ou depois do trabalho. No caso de contato do produto com a pele, limpar com água e sabão neutro ou pasta de limpeza. Produto não inflamável e não explosivo. Produto não considerado tóxico, porém impróprio para o consumo humano. Para mais detalhes, consultar a Ficha de Segurança do produto.

6. Embalagens

Conjuntos de 2,26 kg compostos por:
Viafloor® Acqua Primer Parte 1 – frascos com 1,0 kg;
Viafloor® Acqua Primer Parte 2 – baldes plásticos com 1,26 kg.

7. Estocagem

O produto tem validade de 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Consumo

O consumo do Viafloor® Acqua Primer (já misturado com água) está em torno de 100g/m². Em superfícies mais rugososas ou porosas, o consumo poderá ser ligeiramente maior.

9. Nota

As informações contidas nesta ficha são baseadas em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para maiores esclarecimentos consultar nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.