Viafix Chapisco

1. Descrição

Viafix Chapisco é um adesivo não reemulsionável à base de latéx estireno – butadieno (SBR) que somado com as propriedades do cimento portland, aumenta a aderência e beneficia outras propriedades dos chapiscos e argamassas nos mais variados substratos da construção civil. 2. Vantagens Viafix Chapisco proporciona as seguintes vantagens: – Aumento da aderência nos substratos de concreto e alvenaria; – Evita a segregação e exsudação; – Melhora a trabalhabilidade; – Redução do potencial de retração e a formação de fissuras; – Aumento das resistências ao desgaste e impacto; – Redução da permeabilidade. 3. Características Técnicas

Ação principal: Promotor de aderência
Ação secundária: Redutor de permeabilidade
Composição: Solução aquosa de estireno-butadieno
Aspecto: Líquido
Cor: Branca
pH: 7,9 a 9,7
Densidade: 1,000 a 1,030 g/cm³
Viscosidade: 19 a 23 Cp

 

4. Utilização

Viafix Chapisco é utilizado como promotor de aderência, resistência e plasticidade das argamassas e chapiscos em:

- Argamassa de contrapiso;

- Rebocos e emboços internos ou externos;

- Chapisco convencional e rolado;

- Ponte de aderência para argamassa.

5. Instrução de Uso

Preparação da superfície
A superfície deverá estar limpa, porosa, sem contaminação de óleo ou graxa e previamente úmida, sem encharcamento.

Preparação do produto
O Viafix Chapisco deve ser diluído em volume na proporção de 1:2 (Viafix Chapisco : Água).

Aplicação do produto
Como chapisco convencional:
deve ser diluído na proporção de 1:2 (Viafix Chapisco : água) em volume e adicionar em um traço de cimento e areia (1:3). Para cada kg de cimento do traço, adicione uma quantidade de até 1 litro da diluição.
Como chapisco rolado:
deve ser diluído na proporção de 1:2 (Viafix Chapisco : água) em volume e adicionar em um traço de cimento e areia de (1:2). Para cada kg de cimento do traço, adicione uma quantidade de até 900ml da diluição.
Como argamassa de emboço:
deve ser diluído na proporção de 1:2 (Viafix Chapisco : água) em volume e adicionar em um traço de cimento e areia de (1:3). Para cada kg de cimento do traço, adicione uma quantidade de até 500ml da diluição.
Observação:
Os traços indicados são normalmente usados em obra e estão descritos de forma orientativa. Proceda as misturas de preferência com equipamento mecânico.

Recomendações
Viafix Chapisco não deve ser aplicado como chapisco rolado em isopor (EPS). Para esta aplicação, utilize o adesivo Viafix (PVA).

Segurança
Utilize EPI’s adequados como luvas e botas impermeáveis e óculos de segurança química durante o manuseio do produto. Evite contato com a pele e olhos e, em caso de contato, lave imediatamente com água corrente durante 10 minutos. Em caso de ingestão, não induza o vômito e procure auxilio médico imediatamente. Para maiores detalhes, consultar a ficha de segurança do produto.

6. Embalagens

Viafix Chapisco é fornecido em:

- Tambores de 200 Kg;

- Barrica de 18 kg;

- Balde de 18 kg.

- Galão de 3,6 kg.

7. Estocagem

O produto tem validade de 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado e nas embalagens originais e intactas.

8. Consumo

O consumo do Viafix Chapisco dependerá do traço e seus agregados e do tipo de aplicação. Os seguintes consumos são estimados:

Chapisco convencional: 200 a 300 g/m²;
Chapisco rolado: 200g/m²;
Emboços: 400 g/m²/cm

 

9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.