Viacrete® AN

1. Descrição

Viacrete® AN é um revestimento monolítico, autonivelante, de alto desempenho, à base de resinas uretânicas e agregados especiais. Suas características únicas permitem a proteção de pisos frente aos mais variados tipos de agressões químicas, mecânicas e térmicas. Uma vez curado, apresenta acabamento liso e fosco. Pode ser aplicado em espessuras entre 4 e 6 mm, de acordo com as necessidades específicas de cada área. Possui características antibactericidas, prevenindo que o piso seja fonte de contaminações cruzadas ou de crescimento de microorganismos.

2. Vantagens

O revestimento de alto desempenho Viacrete® AN oferece os seguintes benefícios aos usuários:

• Altas resistências mecânicas;

• Altas resistências químicas;

• Alta resistência térmica – temperatura de serviço de -45ºC a +115ºC, aceitando picos de até +150ºC.

• Cura rápida – em 24 horas o piso fica liberado para uso integral;

• Isento de solventes;

• Tolerante à umidade.

3. Características Técnicas

Característica: Especificação: Unidade:
Liberação ao tráfego (25°C): 12 Horas
Cura Final: 7 Dias
Exposição ao ataque químico após: 7 Dias
Resistência à Compressão 24h: > 30 MPa
Resistência à Compressão 7 dias: > 45 MPa
Resistência à Flexão: > 10 MPa
Resistência à Tração: > 8 MPa
Resistência à Aderência: > 2,5 (falha no concreto) MPa
Temperatura de Aplicação: 5 a 30 °C
Módulo de Elasticidade: 1,000 GPa
Coeficiente de Expansão Térmica: 3,5×10-5 °C-1

 

4. Utilização

Viacrete® AN pode ser utilizado em todos os tipos de indústrias, em especial em locais onde as agressões químicas, mecânicas e térmicas sejam constantes, e a facilidade de assepsia seja um diferencial:

• Indústrias de Alimentos e Bebidas; Metal; Mecânicas; Químicas; Farmacêuticas; Papel; e Celulose.

• Abatedouros; • Hangares;

• Centros de Distribuição;

• Laboratórios;

5. Instrução de Uso

Preparo da Superfície:
A superfície deverá estar sólida, sem partículas soltas, limpa, com resistência mínima de aderência de 1,5 MPa, livre de impregnações, tais como óleos, graxas, nata de cimento, ferrugens, etc. Em se tratando de substratos cimentícios poderá haver umidade de até 10%. Superfícies lisas de concreto devem ser apicoadas ou escarificadas, de forma a obter-se uma superfície integra e rugosa. Películas de cura química, pinturas existentes e endurecedores de superfície deverão ser removidos mecanicamente do substrato. Sulcos para a ancoragem mecânica do revestimento deverão ser efetuados de acordo com o especificado pela Viapol. Consulte nosso Departamento Técnico para maiores esclarecimentos.

Mistura:
Proceda com a homogeneização do Viacrete® AN Parte 1. Sob mistura constante, por meio de agitador mecânico, adicione o Viacrete® AN Parte 2 ao Viacrete® AN Parte 1 e misture até que a coloração se torne homogênea. Proceda então com a adição do Viacrete® AN Parte 3 de maneira lenta e constante e misture por mais 2 a 3 minutos, garantindo a inexistência de grumos ou porções secas do componente dentro da mistura. O Viacrete® AN deverá ser colocado no piso e espalhado imediatamente, evitando assim geração desnecessária de calor e conseqüente redução de tempo de trabalhabilidade.

Imprimação:
A imprimação do Viacrete® AN é feita com o próprio produto, aplicado com desempenadeira lisa em espessura de 1,0mm. Esta imprimação tem como finalidade tamponar poros e cobrir imperfeições no piso assim como preencher os sulcos de ancoragem previamente abertos no piso. A aplicação da capa deverá acontecer num intervalo entre 8 e 20h da aplicação do primer.

Aplicação da Capa:
A argamassa deverá ser espalhada sobre o piso de maneira rápida, evitando-se assim o aparecimento de defeitos de superfície ou emendas visíveis, por meio de desempenadeira dentada ou rodo graduado, na espessura especificada. Para um acabamento mais uniforme, deve-se passar um rolo tipo “fura-bolhas” diversas vezes no piso evitando-se assim o aprisionamento de bolhas de ar introduzidas ao produto durante a mistura dos componentes. É importante salientar que a temperatura do produto misturado deverá obrigatoriamente estar acima de 18ºC para garantir um perfeito nivelamento.

Recomendações:
Limpar as ferramentas que tiveram contato com o produto com solventes tais como: Toluol, aguarrás, Thinner, etc. Após o endurecimento, só é possível a remoção mecânica. Em condições climáticas quentes, refrigerar as partes líquidas (sem congelar) para melhor trabalhabilidade. Em condições climáticas frias, o tempo de mistura deve ser definido quando a temperatura da mistura estiver acima de 18°C. Para temperaturas ambientes abaixo de 20°C aplicar a capa após um intervalo mínimo de 10 horas da aplicação do primer. Consultar o departamento técnico para utilização do misturador adequado.

Segurança:
Utilizar EPI’s adequados: luvas e botas impermeáveis, óculos de segurança química. Evitar contato com a pele e olhos; o contato prolongado com a pele pode causar dermatites. Não beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mãos antes de uma pausa ou depois do trabalho. No caso de contato do produto com a pele, limpar com água e sabão neutro ou pasta de limpeza. Produto não inflamável e não explosivo. Produto não considerado tóxico, porém impróprio para o consumo humano. Para mais detalhes, consultar a Ficha de Segurança do produto.

6. Cores

Viacrete® AN está disponível nas cores de linha: cinza, verde, creme, vermelho, azul, azul claro, branco. Para outras cores, favor consultar nosso Departamento Comercial.

7. Embalagens

Conjuntos de 28,36 kg compostos por:

• Viacrete® AN Parte 1 – bombona com 4,00 kg

• Viacrete® AN Parte 2 – bombona com 4,31 kg

• Viacrete® AN Parte 3 – sacos com 20,05 kg.

8. Estocagem

O produto tem validade de 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, ventilado, protegido dos raios solares e nas embalagens originais e intactas.

9. Consumo

O consumo do revestimento está em torno de:

• 2,10 kg/m² em espessuras de 1 mm (imprimação)

• 6,0 kg/m² em espessuras de 3 mm;

• 8,0 kg/m² em espessuras de 4 mm;

• 10,0 kg/m² em espessuras de 5 mm.

10. Nota

As informações contidas nesta ficha são baseadas em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para maiores esclarecimentos consultar nosso Departamento Técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.