Viaboc

1. Descrição

Linha de assessórios produzidos em borracha termoplástica, especialmente projetados para o perfeito arremate e acabamento de sistemas de impermeabilização. A linha Viaboc é composta por 3 produtos:
Viaboc Ralo: complemento para ralos de padrão universal. Proporciona perfeito arremate nos tubos de drenagem de água pluviais em lajes, calhas, sheds, pré-moldados, jardins etc. Disponível nos diâmetros de 65, 100 e 140 mm.
Viaboc Aerador: sistema de ventilação desenvolvido para dissipar o vapor existente sob a manta impermeabilizante, evitando assim a ocorrência de condenação de água sob a impermeabilização, notadamente quando a mesma é aplicada sobre enchimentos dos tipos concreto celular, argila expandida etc. Disponível no diâmetro de 65 mm.
Viaboc Grelha: Assessório de proteção para ralos, tubos de drenagem e demais sistemas de escoamento, que faz a retenção de sujeiras e evita entupimentos.

2. Instrução de Uso

Aplicação do Viaboc Ralo

Com manta de asfalto polimérico, à maçarico:

Aplique uma demão de primer Viabit ou Adeflex na área rebaixada ao redor do ralo (mínimo 50×50 cm).

Corte um pedaço de manta na dimensão da área rebaixada, de forma que esta se encaixe perfeitamente no rebaixo. Recorte um furo na manta de mesmo diâmetro e coincidente ao tubo de drenagem. Faça a adesão através da chama do maçarico.

Aqueça a parte superior da manta já aderida, até que a superfície da mesma atinja um ponto de amolecimento adequado para a aderência do Viaboc Ralo. Viaboc Ralo é então encaixado no tipo de drenagem (sem ser aquecido), devendo ser bem comprimido sobre a manta que foi previamente aquecida.

Com o auxílio do maçarico, derreta sobre a flange do Viaboc Ralo um pouco de asfalto de um pedaço de manta, de modo a preencher todas as ranhuras da mesma.

Aplique normalmente a manta sobre a laje e os Viaboc Ralo, tomando todas as precauções para obter uma boa aderência entre os elementos do sistema.

Corte a manta exatamente sobre o furo do ralo, de modo que o diâmetro dessa parte retirada seja 2 cm (1cm em toda a volta) menor que o diâmetro do Viaboc Ralo, e então aqueça cuidadosamente essa aba e vire-a para baixo, com auxilio de uma espátula.

Encaixe no ralo, assim terminado, o Viaboc Grelha, para reter sujeiras e evitar entupimentos.

Com manta de asfalto oxidado Aplique uma demão de primer Viabit ou Adeflex em toda área rebaixada ao redor do ralo.

Aplique o asfalto oxidado quente na área rebaixada do ralo e encaixe o Viaboc Ralo, comprimindo-o até que fique perfeitamente aderido. Em seguida, aplique o asfalto oxidado a quente sobre a flange do Viaboc Ralo e periferias, de modo que suas ranhuras fiquem totalmente preenchidas.

Proceda normalmente a aplicação do sistema de impermeabilização, aderindo-a inclusive sobre o Viaboc Ralo.

A seguir, corte a impermeabilização sobre o furo do ralo e efetuar o acabamento como segue:

No caso da manta de asfalto oxidado, o diâmetro do corte deve ser de 2cm (1 cm em toda a volta), menor que o diâmetro do Viaboc Ralo e essa aba deverá ser virada para baixo com asfalto oxidado a quente;

No caso de asfalto oxidado com feltro asfáltico, este corte deve ser feito cuidadosamente com o mesmo diâmetro de Viaboc Ralo, com uma pequena inclinação. O acabamento deve ser efetuado com asfalto oxidado a quente.

3. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para obter mais informações, consulte nosso departamento técnico. A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.