Vedapren

Descrição

VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável e elástica.

Características

Densidade: 1,02 g/cm3

Aparência: Cor preta

Composição básica: emulsão asfáltica modificada com elastômeros

Validade: 24 meses

Aplicação

Campos de Aplicação

- Impermeabilização de:

. lajes de cobertura;

. terraços;

. calhas de concreto;

. áreas frias (banheiros, cozinhas, áreas de serviço).

- Em drywall, caso se tenha muito pó de gesso, aplicar previamente uma demão de NEUTROL para evitar a contaminação do VEDAPREN, que pode empelotar durante a aplicação.

Modo de Usar

Preparo do substrato

Examinar, antes, se na laje há trincas que venham a exigir um reforço local na impermeabilização. Se houver, as trincas existentes deverão:

- ser abertas na largura de 0,5 cm e com profundidade de 1 cm;

- ser pintadas com NEUTROL e, depois da sua secagem, preenchidas com CARBOLÁSTICO 2.

Quando da primeira demão de VEDAPREN, colocar em toda a extensão da trinca uma tira de tecido VEDATEX como reforço.

Conferir se todos os ralos estão colocados na posição correta e com arremate adequado.

Contrapiso regulador

A superfície deve estar perfeitamente regularizada com argamassa impermeável na espessura mínima de 2 cm, dando-se o caimento mínimo de 2% em direção aos ralos.

Para garantir a aderência entre a camada de regularização e o concreto estrutural, umedecer o concreto antes de colocar a argamassa. Como elemento de ligação, utilizar um composto adesivo feito com 1 parte de cimento Portland, 3 partes de areia média, amolentado com solução BIANCO/água 1:2. Aplicar o composto adesivo e, com ele ainda úmido, aplicar a argamassa.

Argamassa impermeável

A argamassa impermeável para contrapiso é composta de 1 parte em volume de cimento Portland: 4 partes em volume de areia média e 2 kg de VEDACIT por saco de cimento (50 kg).

Dissolver o VEDACIT na água de amassamento.

Executar o acabamento com desempenadeira de madeira, evitando deixar poças ou desníveis.

Arredondar cantos e arestas com raio mínimo de 8 cm.

Deixar um encaixe nos rodapés com 20 cm de altura e 2 cm de profundidade para as bordas da impermeabilização. Terminada a impermeabilização, arrematar o encaixe com argamassa.

Antes da aplicação, embutir as tubulações, verificando o seu efeito na resistência e na deformação do concreto, de modo que não sejam ultrapassados os limites da segurança da estrutura, bem como prever em projeto, futuras manutenções. Prever isolamento quando as tubulações forem de água quente ou fluidos sob pressão. As tubulações devem ser previamente fixadas, respeitando-se o diâmetro descrito em projeto hidráulico (min. 2″). Lixar o PVC e demais materiais utilizados nas tubulações antes da aplicação do produto.

Aplicação

VEDAPREN pode ser aplicado com broxa, escovão macio ou rodo de borracha, de 3 a 4 camadas finas, sobre a superfície seca. Misturar o produto antes da aplicação, utilizando ferramenta limpa a fim de evitar a sua contaminação.

Apenas na primeira camada, VEDAPREN deve ser diluído em, no máximo 10% de água.

Aplicar as outras camadas depois da secagem das anteriores.

Nos rodapés, a impermeabilização deve subir 20 cm e deve ter encaixe para embutir o VEDAPREN.

Áreas sujeitas à movimentação, tais como lajes pré, juntas, trincas, ralos e cantos, devem receber um reforço entre a primeira e a segunda camada, utilizando-se o tecido VEDATEX. Aplicar VEDAPREN com tempo estável.

PROTEÇÃO

A impermeabilização deve ser protegida dos raios solares e do tráfego de pessoas e veículos.

Aguardar 7 dias depois da última demão de VEDAPREN e comprovar a estanqueidade do sistema. Para isso, vedar os ralos e deixar uma lâmina de água com cerca de 5 cm de altura, no mínimo, por 72 horas. Após o teste aplicar um composto adesivo (cimento, areia, água e BIANCO) antes de executar a proteção.

No rodapé, sobre a impermeabilização, fixar tela metálica ou similar, avançando 20 cm no piso. Colocar argamassa com espessura de 2 cm e juntas de dilatação espaçadas convenientemente.

Sobre a tela metálica, fazer um chapisco ( cimento e areia grossa traço 1:3 ), amolentando com solução BIANCO:água 1:2 e posteriormente fazer o revestimento com argamassa (cimento e areia média traço 1:3).

Consumo aproximado

Consumo mínimo:

1,8 kg /m²

Embalagens

  • Balde de 18 kg
  • Galão de 3,6 kg
  • Tambor de 200 kg

Precauções

Armazenamento

Estocar o produto em local coberto, fresco, seco e ventilado, fora do alcance de crianças e animais e longe de fontes de calor.

Atenção

Visto que os serviços de impermeabilização requerem conhecimentos específicos, recomenda-se que sejam executados por profissionais habilitados.

Descarte a embalagem em local adequado, conforme regulamentação vigente.

EPI (Equipamento de proteção individual)

Avental de PVC
Luvas de PVC
Óculos de segurança

Primeiros socorros

Contato com os olhos: lavar com bastante água, durante pelo menos 15 minutos. Procurar um médico.
Contato com a pele: lavar com bastante água, durante pelo menos 15 minutos. Aplicar creme hidratante.
Inalação: remover para ambiente fresco e ventilado.
Ingestão: não provocar vômito. Procurar um médico.
Procedimentos gerais: caso o produto já tenha secado na pele, remover com óleo vegetal. Lavar com bastante água e sabão. Aplicar creme hidratante.