Sikasil-Pool

Selante de silicone de cura neutra para uso em piscinas e áreas permanentemente úmidas.

Descrição do produto

Sikasil-Pool é um selante de silicone monocomponente, de cura neutra com a umidade, apropriado para uso em piscinas e áreas permanentemente úmidas.

Usos

Sikasil-Pool é compatível para juntas de piscinas, áreas permanentemente submersas e freqüentemente úmidas, como salas de banho. Pode ser utilizado entre cerâmicas, azulejos, concreto, vidro, metais e outros substratos típicos.

Características / Vantagens

  • Resistência à água;
  • Elevada resistência ao cloro (utilizado no tratamento de águas de piscinas);
  • Extremamente resistente ao ataque de fungos;
  • Excelente resistência ao intemperismo e raios UV;
  • Elevada resistência ao rasgo;
  • Não é corrosivo;
  • Alta elasticidade e flexibilidade.

 

Dados do Produto

Forma:

Cor: Transparente.

Embalagem: Cartucho de 300 ml, 12 cartuchos por caixa.

 

Estocagem

Condições de estocagem / validade: 12 meses a partir da data de produção se estocado nas embalagens originais e intactas, em condição seca e protegido da ação direta do sol em temperatura entre +10°C e +25°C.

 

Dados Técnicos

Base química: Silicone oxímico, de cura neutra.

Densidade: ~ 1,05 kg/l (transparente)          (DIN 53 479)

Secagem ao toque: ~ 5 minutos (+23°C / 50% u.r.)

Velocidade de cura: ~ 2 mm / 24h (+23°C / 50% u.r.)

Capacidade de movimentação: 25%

Escorrimento: < 2 mm       (DIN EN27 390)

Temperatura de serviço: -40°C à +180°C

 

Propriedades Mecânicas/Físicas

Resistência à tração: ~ 1,5 MPa (+23°C / 50% u.r.)            (ISO 8339)

Resistência ao rasgo: ~ 4,0 MPa (+23°C / 50% u.r.)             (DIN 24 método C)

Dureza Shore A: ~ 20 (após 28 dias de cura)            (ISO 868)

E-Modulus: ~ 0,6 MPa a 100% de alongamento (+23°C / 50% u.r.)             (ISO 8339)

Recuperação elástica: > 90% (+23°C / 50% u.r.)              (ISO 7389 )

 

Informações do Sistema

Detalhes da aplicação:

Consumo:

Dimensionamento da junta:
A largura da junta deve ser dimensionada para que seja compatível com capacidade de movimentação do selante. As juntas de movimento com Sikasil- Pool devem ser > 10 mm e < 15 mm. Sikasil-Pool não deve ser utilizado em juntas > 15 mm de largura e profundidade ou espessura mínima de 6 mm.

Qualidade do Substrato: Limpo, seco, homogêneo, livre de graxa, pó e partículas soltas. Pintura, nata de cimento e outras partículas pobremente aderidas devem ser removidas.

Preparo do substrato:

Inox, aço, PVC, PRFV

A superfície deve ser limpa utilizando-se uma bucha abrasiva fina, em seguida aplicado o Sika Cleaner-205 com um pano limpo ou papel toalha. Espere no mínimo 15 minutos.

Concreto, azulejos e cerâmica vitrificada

Siga as recomendações da tabela de primers da Sika.

Nota importante: primers são promotores de adesão. Não substituem a limpeza da superfície nem melhoram significativamente a resistência.

 

Condições na Aplicação / Limitações

Temperatura do substrato: +5°C min. / +40°C max.

Temperatura ambiente: +5°C min. / +40°C max.

Umidade do substrato: O substrato deve estar seco.

 

Instruções de Aplicação

Método de aplicação / ferramentas: Sikasil-Pool é fornecido pronto para uso.

Depois da preparação adequada da junta e do substrato, introduza o delimitador na profundidade requerida e aplique o primer se for necessário. Introduza o cartucho na pistola do selante e aplique firmemente o Sikasil-Pool dentro da junta, garantindo um contato total com as bordas da junta. Preencha a junta, evitando que o ar fique retido. O Sikasil-Pool deve ser pressionado firmemente contra os lados da junta para garantir uma boa aderência.

Utilize fita crepe onde seja requerido para obter linhas de junta com arestas bem definidas ou linhas excepcionalmente limpas. Remova a fita enquanto o selante ainda esta mole. Alise a junta com líquido alisador para obter uma superfície perfeita de junta.

Limpeza das ferramentas: Limpe todas as ferramentas e equipamentos de aplicação com solvente apropriado imediatamente depois de usá-las. O material endurecido / curado só pode ser removido mecanicamente.

Notas da aplicação / Limitações: Não utilize em substratos betuminosos, borracha natural, cloroprene, EPDM ou materiais de construção que liberem óleos, plastificantes ou solventes.

Não use o Sikasil-Pool em espaços completamente confinados porque o produto precisa da umidade do ambiente para curar.

Não utilize o Sikasil-Pool para colagem estrutural de vidros, vidros duplos, aplicações em contato com alimento, água potável ou para uso médico nem farmacêutico.

Recomendações para uso em piscinas / piscinas aquecidas

Sikasil-Pool deve estar completamente curado antes de encher a piscina, mínimo de 4 dias até 14 dias (dependendo da temperatura, umidade e espessura do selante aplicado.

Para reduzir o ataque de fungos desinfete a piscina com cloro, conforme instrução abaixo:

Piscinas: 0,3 a 0,6 mg/l de cloro

Piscinas aquecidas: 0,7 a 1,0 mg/l de cloro

No atual estado da arte é permitido até 1,2 mg/litros de cloro. O valor de pH deve estar ajustado para 7,0. Variações entre 6,5 e 7,6 são aceitáveis na condição de completar com água fresca.

Se houver um forte cheiro de cloro, verifique o pH.

A circulação regular de água é recomendada e não deve ser interrompida. Se interrompida, pode haver aumento da concentração de cloro ou pontualmente reduzir até abaixo do valor mínimo.

Não utilize detergentes ácidos, pode haver aumento do ataque de fungos. No caso de ataque de fungos o selante deve ser totalmente removido quando a junta for refeita.

O tempo necessário para cura ou vulcanização pode aumentar em função da espessura da junta aplicada.

Os silicones monocomponentes não devem ser utilizados nas aplicações onde é necessário que o silicone seja aplicado em toda a superfície. Para tais aplicações há silicones específicos, por favor contate o Departamento Técnico da Sika.

 

Base dos valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança de Produto Químico (FISPQ) que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.