SikaRepair 222 BR

Argamassa polimérica para reparos em estruturas de concreto

Descrição do Produto

SikaRepair 222 BR é uma argamassa cimentícia, polimérica, monocomponente, de consistência tixotrópica. Indicada para reparo de estruturas de concreto em superfícies horizontais ou verticais. É fornecida pronta para uso, bastando adicionar água na dosagem indicada.

Usos

  • Para reparos estruturais em elementos de concreto;
  • Recomposição de cantos vivos e peças de concreto;
  • Reparos em pontes, obras marítimas e industriais;
  • Reparos em reservatórios de efluentes, galerias, canais, canaletas, etc;
  • Reparo de pilares, vigas e lajes de concreto;
  • Revestimento projetado “via úmida” para recuperação ou reconstituição da superfície do concreto ou aumento da espessura do cobrimento.

Características / Vantagens

  • Tixotrópica pode ser aplicada em superfícies verticais, horizontais, fundo de lajes e vigas;
  • Produto monocomponente;
  • Excelente resistência mecânica;
  • Ótima aderência em superfícies de concreto, alvenaria ou argamassa;
  • Possui retração compensada;
  • Baixa permeabilidade;
  • Para grandes áreas pode ser projetado no sistema de “via úmida”;
  • Elevada durabilidade;
  • Dispensa a utilização de fôrmas.

Testes

Aprovações / Normas: Atende Resistência à Compressão para reparos estruturais conforme classe R3 da EN 1504 (Products and systems for the protection and repair of concrete structures – Definitions, requirements, quality control and evaluation of conformity Part 3: Structural and non-structural repair).

 

Dados do Produto

Forma:

Aspecto / Cor: Tixotrópico. Cinza escuro.

Embalagem: Saco com 25 kg

 

Armazenagem

Condições de Armazenagem / Validade: 6 meses a partir da data de produção se estocado apropriadamente, nas embalagens originais e intactas, em temperaturas entre +5°C e +35°C. Protegido da luz direta do sol e em condição seca.

 

Dados Técnicos

Base Química: Cimento Portland, areia de quartzo e resina sintética.

Densidade:

~ 1,85 kg/l (relação água:pó 0,13) a +25°C

~ 1,80 kg/l (relação água:pó 0,14) a +25°C

Graunulometria: Diâm. Máx. do agregado 1,4 mm

Espessura por Camada: Mínimo 10 mm / Máximo 25 mm

Nota: A espessura limite máxima de aplicação por camada pode variar em função da relação entre área e profundidade dos reparos e é diretamente relacionada com a capacidade do produto de suportar o próprio peso no estado fresco, portanto, este valor pode variar, para mais ou para menos, devendo ser ajustado em cada caso.

 

Propriedades Físicas / Mecânicas

Resistência à compressão:

Resistência à Flexão: > 7 Mpa (28 dias)          DIN EN 12190

Resistência de Aderência: > 0,8 MPa após 28 dias (falha coesiva do substrato)          EN 1542

 

Informações do Sistema

Estrutura do Sistema:

Proteção das Armaduras com Inibidor Anódico

2 x Sikatop 108 Armatec sobre a armadura limpa e isenta de produtos de corrosão

Proteção das Armaduras com Inibidor Misto

300 a 400ml de Sika Ferrogard 901 por saco de 25 kg de SikaRepair 222 BR (reduzir 400 a 500ml de água devido ao efeito plastificante do inibidor)

Ponte de Aderência: concreto c/ porosidade alta (< 20MPa) ou baixa (> 50MPa)

Nata de Cimento + SikaBond PVA diluído 1:1 em água

Ponte de Aderência: concreto c/ porosidade média (20MPa a 50MPa)

Saturar o substrato com água até a condição SSS – Superfície Saturada e Seca (sem empoçamentos)

Recomposição do Concreto Deteriorado

SikaRepair 222 BR aplicada manualmente ou por equipamento de projeção. No caso de ponte de aderência, aplicar na condição úmido sobre úmido.

Proteção das Armaduras nas áreas não reparadas

Sika Ferrogard 903 aplicado por aspersão sobre concreto em quantas demãos quanto necessárias para atingir consumo mínimo de 500g/m2.

 

Detalhes da Aplicação

Qualidade do Substrato: O substrato de concreto deve se encontrar são, isento de partículas soltas, graxa, óleo, produtos de corrosão, pinturas, nata de cimento, agentes de cura química e desmoldantes.

Preparo do Substrato:

Concreto:

Remover sujeira, contaminantes, incrustações e partes soltas por hidrojateamento de alta pressão ou lixamento do substrato.

Delimitar as áreas de reparo com disco de corte na profundidade mínima de 5 mm tomando-se o cuidado para não cortar nenhuma armadura em peças com baixo cobrimento. Escarificar e remover por apicoamento todo concreto solto e/ou deteriorado até no mínimo 2cm além da profundidade das armaduras e expondo no mínimo 10cm de armadura sã (sem corrosão). Saturar o substrato com água até a condição SSS – Superfície Saturada e Seca (sem empoçamentos).

Armaduras:

Limpar as armaduras e remover todo o produto de corrosão por lixamento mecânico ou jato abrasivo. No caso de contaminação por cloretos, as barras também devem sofrer hidrojateamento de alta pressão.

Avaliar as armaduras quanto à necessidade de substituição ou complementação de barras com auxílio de profissional qualificado da área de estruturas.

Relação de Mistura:

Aplicação Manual: 3,25 litros de água / saco de 25 kg (relação água:pó 0,13)

Aplicação Projetada: 3,5 litros de água / saco de 25 kg (relação água:pó 0,14)

Preparo do Produto: Adicionar o conteúdo da embalagem (pó) em recipiente não absorvente e estanque (plástico ou metálico, não utilizar madeira) e adicionar a quantidade de água indicada conforme o tipo de aplicação (manual ou por projeção), misturando por 3 minutos com misturador mecânico de baixa rotação (400-600 rpm) com hélice para mistura tipo Collomix mod. WK ou MK ou com argamassadeira de eixo horizontal, até o produto apresentar-se homogêneo e sem grumos.

Aplicação do Produto: Sobre o substrato adequadamente preparado, aplicar o SikaRepair 222 BR manualmente (utilize luvas de PVC) ou com colher de pedreiro, pressionando o produto contra o substrato do centro para as bordas do reparo, em camadas de 10 a 25mm de espessura, ou com equipamento de projeção. Lembre que é muito importante evitar qualquer vazio na aplicação. Após a aplicação do reparo faça o acabamento com uma desempenadeira. Aguarde que a argamassa atinja a resistência ideal e faça o acabamento final utilizando uma desempenadeira de madeira ou esponja. Inicie a cura imediatamente após o acabamento final. No caso da utilização de cura química observe que esta pode impedir a aderência do revestimento de acabamento. Sempre realize um pequeno ensaio para verificar o agente de cura.

Ferramentas de Aplicação: Equipamento de projeção tipo bomba universal para argamassas bombeáveis de consistência plástica ou fluida com granulometria máxima de 2mm e aplicação via úmida, com pressão nominal de trabalho de aproximadamente 30 bar.

Limpeza das Ferramentas: Limpar todas as ferramentas e equipamentos de aplicação com água limpa imediatamente após o uso. Material endurecido/curado só poderá ser removido mecanicamente.

Tempo de Manuseio: Pot-Life: 40 – 60 minutos (25°C / 50% UR)

Consumo:

Aplicação Manual ~ 66 sacos de 25kg / m3 de reparo (relação água:pó 0,13)

Aplicação Projetada ~ 64 sacos de 25kg / m3 de reparo (relação água:pó 0,14)

 

Condições de Aplicação /Limitações

Temperatura do substrato: +10°C min. / +30°C max.

Temperatura Ambiente: +10°C min. / +30°C max.

Notas sobre a aplicação/ observações

  • Não utilize agentes de cura a base de solventes;
  • Evite o contato com alumínio para prevenir possíveis reações adversas e possíveis falhas do produto. Isole os possíveis pontos de contato entre o produto e os materiais de alumínio utilizando o Sikadur 32 gel;
  • Não aplique sob a ação da chuva. Proteja da chuva por 24 horas;
  • Rebaixe a superfície de a ser reparada de forma que todos os pontos atendam a espessura mínima de utilização do produto;
  • Os reparos devem possuir forma geométrica conhecida, preferencialmente com cantos formando ângulos de 90° como quadrados ou retângulos.

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.