Argamassa polimérica para reparos em estruturas de concreto
Descrição do produto
SikaMonoTop 622 BR é uma argamassa cimentícia, polimérica, com fibras sintéticas, monocomponente de consistência tixotrópica. Indicada para reparos em estruturas de concreto em camadas de até 20 mm de espessura. É fornecido pronto para o uso, bastando adicionar água na dosagem indicada.
Campos de aplicação
Características / Vantagens
Testes
Aprovações / Normas: Atende Resistência à Compressão para reparos estruturais conforme classe R3 da EN 1504 (Products and systems for the protection and repair of concrete structures – Definitions, requirements, quality control and evaluation of conformity Part 3: Structural and non-structural repair).
Dados do Produto
Forma:
Aspecto/ Cor: Tixotrópico. Cinza escuro
Embalagem: Saco com 25 kg
Armazenamento
Condições de armazenamento/ Validade: 6 meses a partir da data de produção se estocado apropriadamente, nas embalagens originais e intactas, em temperaturas entre +5°C e +35°C. Protegido da luz direta do sol e do gelo.
Dados Técnicos
Base Química: Cimento Portland, areia de quartzo, fibras sintéticas e resina sintética.
Densidade: ~ 2,1 kg/l (à +25°C).
Espessura por Camada: Mínimo 10 mm / Máximo 25 mm
Propriedades Físicas / Mecânicas
Resistência à Compressão:
24 h > 15 MPa DIN EN 12190
03 d > 20 MPa
07 d > 25 MPa
28 d > 40 MPa
Resistência à Flexotração: 14 d > 20 MPa DIN EN 12190
Resistência de Aderência: > 1 MPa EN 1542
Informações do sistema
Estrutura do Sistema:
Proteção das Armaduras com Inibidor Anódico
2 x Sikatop 108 Armatec sobre a armadura limpa e isenta de produtos de corrosão
Proteção das Armaduras com Inibidor Misto
300 – 400ml de Sika Ferrogard 901 por saco de 25 kg de Sika Monotop 622 BR (reduzir 400 – 500ml de água devido ao efeito plastificante do inibidor)
Ponte de Aderência: concreto c/ porosidade alta (< 20MPa) ou baixa (> 50MPa)
Nata de cimento + Sika Chapisco Plus diluído 1:1 em água
Ponte de Aderência: concreto c/ porosidade média (20MPa – 50MPa)
Saturar o substrato com água até a condição SSS – Superfície Saturada e Seca (sem empoçamentos)
Recomposição do Concreto Deteriorado
Sika Monotop 622 BR aplicada manualmente ou por equipamento de projeção. No caso de ponte de aderência, aplicar na condição úmido sobre úmido.
Proteção das Armaduras nas áreas não reparadas
Sika Ferrogard 903 aplicado por aspersão sobre concreto em quantas demãos quanto necessárias para atingir consumo mínimo de 500g/m2.
Argamassa de Estucamento e Nivelamento
Sikatop 120 BR aplicada com desempenadeira metálica (1-2 mm)
Detalhes de aplicação
Qualidade do Substrato: O substrato de concreto deve se encontrar são, isento de partículas soltas, graxa, óleo, produtos de corrosão, pinturas, nata de cimento, agentes de cura química e desmoldantes.
Preparo do Substrato:
Concreto:
Remover sujeira, contaminantes, incrustações e partes soltas por hidrojateamento de alta pressão ou lixamento do substrato. Delimitar as áreas de reparo com disco de corte na profundidade mínima de 5 mm tomando o cuidado para não cortar nenhuma armadura em peças com baixo cobrimento. Escarificar e remover por apicoamento todo concreto solto ou deteriorado até no mínimo 2cm além da profundidade das armaduras e expondo no mínimo 10cm de armadura sã (sem corrosão). Saturar o substrato com água até a condição SSS – Superfície Saturada e Seca (sem empoçamentos).
Armaduras:
Limpar as armaduras e remover todo o produto de corrosão por lixamento mecânico ou jato abrasivo. No caso de contaminação por cloretos, as barras também devem sofrer hidrojateamento de alta pressão. Avaliar as armaduras quanto à necessidade de substituição ou complementação de barras com auxílio de profissional qualificado da área de estruturas.
Preparo do Produto: Adicionar o conteúdo da embalagem (pó) em recipiente não absorvente e estanque (plástico ou metálico, não utilizar madeira) e adicionar 3 litros de água, misturando por 3 minutos com misturador mecânico de baixa rotação (400-600 rpm) com hélice para mistura ou argamassadeira de eixo horizontal, até o produto apresentar-se homogêneo e sem grumos.
Aplicação do Produto: Sobre o substrato adequadamente preparado, aplicar o SikaMonoTop 622 BR manualmente com luvas de PVC, pressionando o produto na direção do centro para as bordas do reparo, em camadas de 10 a 25 mm de espessura, ou com equipamento de projeção. Inicie a cura imediatamente após o acabamento final. No caso da utilização de cura química observe que esta pode impedir a aderência do revestimento de acabamento. Sempre realize um pequeno ensaio para verificar o agente de cura.
Ferramentas de Aplicação: Equipamento de projeção tipo bomba universal para argamassas bombeáveis de consistência plástica ou fluida com granulometria máxima de 2mm e aplicação via úmida, com pressão nominal de trabalho de aproximadamente 30 bar.
Limpeza das Ferramentas: Limpar todas as ferramentas e equipamentos de aplicação com água limpa imediatamente após o uso. Material endurecido/curado só poderá ser removido mecanicamente.
Tempo de Manuseio: Pot-Life: 40 – 60 minutos (25°C / 50% UR)
Relação de Mistura: SikaMonoTop 622 BR : água = 25 : 3 (em peso)
Consumo: 21 kg / m² / cm de espessura.
Condições de Aplicação /Limitações
Temperatura do substrato: +10°C min. / +30°C max.
Temperatura Ambiente: +10°C min. / +30°C max.
Notas sobre a aplicação/ observações:
Base dos Valores
Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.
Informações de Segurança e Ecologia
Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.
Nota Legal
As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.
Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.
Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.
Rua Orlando Dei Santi, 1100
Jd. América
(19) 3405.7001
Rua Lauro Vannucci, 151 A
Jd. Santa Cândida
(19) 3251.0004
(19) 97165.1775
Casa D'Água e os cookies: Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Para saber mais, acesse a nossaPolítica de Privacidade.
Av. Dois Córregos, 1646
Dois Córregos
(19) 3434.3424