Sikagard 720 Epocem

Revestimento epóxi-cimento para nivelamento e barreira temporária ao vapor

Descrição do Produto:

Sikagard 720 Epocem é um revestimento tixotrópico à base de resina epóxi e cimento, sem solventes, fornecido em três componentes, para nivelamento de superfícies de concreto, argamassa e pedra, além de barreira temporária ao vapor.

Campos de aplicação:

  • Como camada niveladora sobre concreto e argamassa, aplicado com 1 a 3mm de espessura, em superfícies verticais e horizontais, em obras novas ou de reparo, particularmente em ambientes com ataque químico agressivo
  • Como Barreira Temporária ao Vapor, com 2mm de espessura no mínimo, previamente à aplicação de revestimentos Epóxi ou Poliuretano, sobre substratos com altor teor de umidade ou concreto verde
  • Reparo e nivelamento de bicheiras, juntas de concretagem, cavidades, bolhas e outras falhas de concretagem
  • Na indústria de alimentos, para nivelar e preencher vazios em pisos e paredes antes da aplicação de revestimentos epóxi e poliuretano Sika
  • Adequado para controle de umidade (Princípio 2, método 2.3 da EN 1504-9)
  • Adequado para serviços de reparo (Princípio 3, método 3.1 e 3.3 da EN 1504-9)
  • Adequado para barreria física (Princípio 5, método 5.1 da EN 1504-9)
  • Adequado para preservar e restaurar a passividade (Princípio 7, método 7.1 e 7.2 da EN 1504-9)
  • Adequado aumentar a resistividade (Princípio 8, método 8.3 da EN 1504-9)

Características / Vantagens:

  • Excelente proteção em ambientes agressivos
  • Boa resistência química
  • Fácil e rápida aplicação
  • Classe R4 da EN 1504-3
  • Impermeável a líquidos mas permeável ao vapor d’água
  • Excelente aderência sobre concreto verde ou endurecido, saturado ou seco
  • Redução do tempo para aplicação de revestimentos resinados em substratos úmidos
  • Ideal para o preparo da superfície para a aplicação de revestimentos epóxi e poliuretano das linhas Sikagard e Sikafloor
  • Para uso interno ou externo
  • Boa resistência à abrasão
  • Resistente aos ataques de sulfatos
  • Bom efeito de proteção contra carbonatação
  • Não contém solventes
  • Pode ser aplicado por equipamento de projeção

Testes:

Aprovações / Normas:
Relatórios ITT para EN 1504-2, Ref. 09/343-946 de 06 de Maio de 2009 e EN1504-3, Ref. 09/300-964 de 04 de Maio de 2009 por Laboratório Applus, Barcelona, Espanha.
Testes de qualificação em conformidade com a norma suíça SIA 162/5, Ref. A-29’212-1E, de 26 de Setembro de 2005 por LPM AG, Beinwil am See, Suíça.
Atende aos requisitos da EN 1504-2 para os princípios 2, 5 e 8 como revestimento, bem como os requisitos da EN 1504-3 para os princípios 3 e 7 como argamassa classe R4.

Dados do Produto:

Forma:
Aspecto/ Cor: Argamassa cinza escuro
Embalagem: Conjunto com 27,25 kg (A+B+C)

Armazenamento:
Condições de armazenamento/ Validade:
9 meses para os componentes A e B e 6 meses para o componente C, a partir da data de produção se estocados apropriadamente, nas embalagens originais e intactas, em temperaturas entre +5°C e +35°C. Protegido da luz direta do sol e do gelo.

Dados Técnicos:
Composição básica: Argamassa cimentícia modificada com epóxi
Densidade: (25°C) 2,0 kg/l (A+B+C)
Espessura da Camada: Mínimo 1mm / Máximo 3mm
Coeficiente de Expansão Térmica: ~ 18 x 10-6 m/m x k-1
Coeficiente de Difusão de Dióxido de Carbono: μCO2 ~ 10.000
Coeficiente de Difusão do Vapor D’água: μH2O ~ 850
Coeficiente de Absorção de Água: W ~ 0,03 kg/m2 x h0,5 (referência: Wconcreto ~ 0,35)
Temperatura de Serviço: -30°C a +80°C (exposição contínua)

Propriedades Físicas / Mecânicas:
Resistência Compressão: 40 MPa (28 dias, 20°C, 50% u.r.a) DIN 53454
Resistência Flexotração: 9 Mpa (28 dias, 20°C, 50% u.r.a) DIN 53452
Resistência de Aderência: > 3 Mpa (7 dias)
Módulo de Elasticidade: 12,6 Gpa

Resistência:
Resistência Química: Boa resistência a óleos minerais, soluções salinas e sulfatos.
Sikagard 720 EpoCem possui boa resistência química sobre o concreto em ambientes agressivos, porém pode ser necessária proteção química adicional com revestimento apropriado da linha Sikafloor ou Sikagard. Para exposição a produtos químicos, consulte o Depto. Técnico da Sika Brasil.

Informações do sistema:

Estrutura do Sistema
Detalhes de aplicação:
Consumo: 2,0 kg/m² para 1 mm de espessura (mínimo 2 mm de espessura como barreira temporária ao vapor).
Preparo da Superfície: A superfície deve estar limpa, livre de impurezas, pinturas, poeira, óleo, graxa, desmoldantes, nata de cimento, ferrugem, asfalto ou qualquer material que possa prejudicar a aderência. A superfície deve ser tratada com jato de areia, caso não seja possível, tratar a superfície com lixadeira mecânica ou manual e limpar todo o pó com jato de ar comprimido (com retentor de óleo ou aspirador industrial). A resistência à compressão do substrato deverá ser maior que 25 MPa e a resistência ao arrancamento maior que 1,5 MPa.

Condições de Aplicação / Limitações:
Temperatura do Substrato: +8°C mín. / +30°C máx.
Temperatura Ambiente: +8°C mín. / +30°C máx.
Umidade do Substrato: Pode ser aplicado sobre concreto verde ou úmido, sem empoçamentos de água.
Umidade Relativa do Ar: 20% mín. / 80% máx.
Preparo do Produto: Homogeneizar os componentes A e B, manualmente ou com agitador mecânico de baixa rotação (400-500 rpm). Misturar os componentes A e B em um recipienteestanque e não absorvente e adicionar o componente C sob agitação. Continuar aagitação por mais três minutos. Não adicione água.
Aplicação do Produto: Umedecer a superfície com água e aplicar o Sikagard 720 Epocem com desempenadeira metálica, dando acabamento imediatamente após a aplicação.
Para a aplicação em duas etapas (recomendada quando existem bolhas e reparos a serem realizados na superfície) após a adição do componente C, adicione areia de quartzo tipo Sikadur 506 e misture por 3 minutos para compor uma argamassa para reparo das cavidades.
Umedecer a superfície e aplicar a mistura com desempenadeira metálica, apertando contra a superfície e garantindo o preenchimento e reparo de todas as falhas. Aguardar que o produto ganhe resistência e aplicar a segunda camada do Sikagard 720 Epocem (sem adicionar o Sikadur 506) com desempenadeira metálica dando acabamento.
O Sikagard 720 Epocem também pode ser aplicado por projeção no caso de grandes áreas e/ou onde se requeira grande produtividade, com bomba de mistura e projeção de argamassas tipo Putzmeister S5 ou Graco T-Max 405.
Dica Sika: proteger a argamassa após a aplicação por 24 horas (chuvas, respingos, etc).
Limpeza das ferramentas: As ferramentas e materiais utilizados devem ser limpos com água imediatamente após o uso. Após o endurecimento, o produto só poderá ser removido mecanicamente.
Relação de Mistura: A : B : C = 1 : 2,5 : 14,5 (em peso)
Tempo de Manuseio:

Pot-life: referente 21 kg

Temperatura

Tempo

+10°C

~ 80 minutos

+20°C

~ 40 minutos

+30°C

~ 20 minutos

Tempo de Espera para Aplicação de Revestimentos:
Antes da aplicação de quaisquer revestimentos impermeáveis ao vapor sobre Sikagard 720 EpoCem, aguarde que a umidade do substrato esteja abaixo de 4% e não antes que:

Temperatura do Substrato

Tempo de Espera

+10°C

~ 60 horas

+20°C

~ 15 horas

+30°C

~ 8 horas

Nota: Tempos aproximados referentes a umidade relativa do ar de 75% e podem ser alterados dependendo das condições climáticas.

Detalhes de Cura:
Produto Aplicado Pronto para Uso:

Temperatura do Substrato

Cura Final

+10°C

~ 14 dias

+20°C

~ 7 dias

+30°C

~ 4 dias

Nota: Tempos aproximados, podem ser alterados dependendo das condições climáticas.

Base dos Valores:

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios.
Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia:

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal:

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais. Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada. Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.