Sikagard 551 S Elastic Primer

Primer para superfícies de concreto muito densas ou porosas ou condições difíceis de aplicação

Descrição do Produto

Sikagard 551 S Elastic Primer é um primer monocomponente disperso em solventes para superfícies de concreto muito densas ou porosas e/ou condições difícies de aplicação.

Usos

  • Imprimação de concreto muito denso;
  • Imprimação de concreto muito poroso (aderência inferior a 1 MPa);
  • Sikagard 551 S Elastic Primer pode também ser usado como primer sobre revestimentos existentes de base solvente firmemente aderidos.

Características / Vantagens

  • Profunda penetração;
  • Permeável ao vapor d’água;
  • Aumenta a resistência superficial.

 

Dados do Produto

Forma:

Aspecto / Cor: Líquido levemente amarelado.

Embalagem: Balde de 20 kg

 

Armazenagem

Condições de Armazenagem / Validade: 12 meses a partir da data de fabricação, se estocado nas embalagens originais, sem danos e fechadas, protegida da ação direta do tempo e da luz do sol, e em condições seca, à temperatura entre +5°C e +25°C. Proteger contra umidade.

 

Dados Técnicos

Base Química: Aglutinante polimérico à base de solventes

Densidade: ~ 0,94 kg/l (a +20°C).

Ponto de Fulgor: ~ 33°C

 

Informações do Sistema

Estrutura do Sistema: 1 x Sikagard 551 S Elastic Primer

 

Detalhes da Aplicação

Consumo: 0,10 – 0,15 kg/m2 dependendo da absorção do substrato.

Qualidade do Substrato: O substrato pode ser denso ou poroso (aderência < 1 MPa) mas deve ser livre de partículas soltas ou friáveis.

Preparo do Substrato:

Concreto exposto sem revestimento:
Métodos de preparação adequados são limpeza a vapor, hidrojateamento de alta pressão, lixamento abrasivo ou jateamento abrasivo leve. O concrete deve ter no mínimo 28 dias de idade.

Revestimentos de baixa espessura de estucamento e/ou nivelamento:
Aguarde pelo menos 4 dias de cura antes da imprimação.

Concreto exposto com revestimento existente:
Revestimentos existentes devem ser testados para confirmação da aderência ao substrato – valor médio mínimo requerido: > 1 MPa com nenhum valor inferior a 0,7 MPa para revestimento subseqüente rígido e > 0,8 MPa com nenhum valor inferior a 0,5 MPa para revestimento subseqüente elástico.

Aderência inadequada:
Revestimentos existentes devem ser completamente removidos por métodos adequados e o substrato deve se encontrar suficientemente são, etc, conforme descrito acima.

Aderência adequada:
Limpar cuidadosamente toda a superfície com vapor ou hidrojateamento de alta pressão. Em caso de revestimento bem aderido de base água, utilize Sikagard 552 W Aquaprimer como primer (consulte a ficha técnica do produto).
Para revestimento base solvente, use Sikagard 551 S Elastic Primer como primer.
Em caso de dúvida, realize teste de aderência para determinar qual primer é mais adequado – aguarde pelo menos 2 semanas para realizar o teste.

 

Condições de Aplicação /Limitações

Temperatura do substrato: +8°C min. / +35°C max.

Temperatura Ambiente: +8°C min. / +35°C max.

Umidade Relativa do Ar: < 80% máx.

Ponto de Orvalho: Temperatura deve ser no mínimo 3°C acima do ponto de orvalho.

 

Instruções de aplicação

Mistura: Sikagard 551 S Elastic Primer é fornecido pronto para o uso. Homogeneizar antes da aplicação.

Método de aplicação / Ferramentas: Sikagard 551 S Elastic Primer é aplicado pincel, rolo de lã de pelo curto ou spray airless.

Em substratos muito densos até 10% de Thinner pode ser adicionado ao Sikagard 551 S Elastic Primer para melhorar a penetração.

Limpeza das ferramentas: Limpe todas as ferramentas imediatamente após o uso utilizando um Thinner apropriado. O material endurecido só poderá ser removido mecanicamente.

Intervalo entre as demãos:

Tempo de espera para aplicação do revestimento final:

Nota: Quando a aplicação for sobre revestimento existente, o tempo de espera para aplicação do revestimento final sobre o primer aumenta em 100%.

Ambos os sistemas, base água e base solvente, podem ser utilizados como revestimento final sobre o primer Sikagard 551 S Elastic Primer.

Notas sobre a aplicação/ observações: Não aplicar quando houver:

- Previsão de chuva

- Umidade relativa > 80%

- Temperatura inferior a +8°C ou abaixo do ponto de orvalho

- Concreto com menos de 28 dias

 

Detalhes da Cura

Tratamento da cura Sikagard 551 S Elastic Primer não requer nenhum tratamento especial de cura, mas deve ser protegido da chuva por no mínimo 6 horas à +20°C.

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.