SikaFiber® CHO 80_60 NB

Fibra de aço para concreto pré-moldado e piso de concreto.

Descrição do Produto

Sika Fiber CHO 80/60 NB é uma fibra de aço de alta qualidade para o reforço estrutural de concretos pré-moldados e pisos de concreto. Coladas especialmente para facilitar a homogeneização no concreto evitando a aglomeração das fibras. Sika Fiber CHO 80/60 NB é uma fibra de alta relação largura/diâmetro que permite alto rendimento com um menor número de fibras.

Usos

Sika® Fiber CHO80/60 NB, permite a obtenção de concretos de alta qualidade sendo especialmente indicado para:

  • Pisos de concreto pesados e leves em áreas industriais, pois reduz o tempo e os custos associados às telas de aço;
  • Pisos comerciais;
  • Garagens / Estacionamentos;
  • Pavimentos portuários;
  • Pistas de aeroportos;
  • Pavimentos rodoviários;
  • Pisos sem juntas (Jointless Floor);
  • Capas de compressão;
  • Pisos Estaqueados;
  • Tubos de concreto;
  • Anéis Segmentados (Túneis).

Características / Vantagens

  • Aumenta a resistência do concreto ao impacto e à fissuração;
  • Aumenta a capacidade de absorção de energia e a ductibilidade;
  • Reduz a fissuração por retração;
  • Os tempos de pega não são afetados;
  • O sistema colado das fibras assegura sua perfeita distribuição no concreto;
  • Fator de forma: (l/d): 80 “comprimento/diâmetro” (Classe: 80), garante o máximo rendimento;
  • As extremidades são curvadas de forma a obter o máximo de ancoragem.

 

Normas Técnicas

Sika® Fiber atende as normas ASTM A820 “Steel Fibers for Reinforced Concrete”e DIN 17140-D9 para aço de baixo teor de carbono.

 

Dados do Produto

Armazenamento: Os sacos de Sika® Fiber CHO 80/60 NB podem ser armazenados por tempo indefinido, desde que esteja protegido da ação da chuva.

Embalagem: Saco degradáveis de 20 kg

 

Propriedades Físicas

Comprimento: 60 mm

Diâmetro: 0,75 mm

Relação Largura/diâmetro: 80

Resistência a Tração: 1.200 MPa

Quantidade: Aproximadamente de 4.500 a 5.000 fibras por kg.

 

Dados Técnicos

Resistência à Tração na Flexão fu,f:

fu,fl = 0.393 x ( fc)2/3 onde:

fc = resistência à compressão (no cubo) MPa

Resistência à Tração na Flexão Equivalente. Testada de acordo com a norma japonesa JSCE-SF4* referente ao valor para deflexão igual a 3mm.

Nota: *Um dos métodos de ensaio para determinação da tenacidade especificada para concreto projetado reforçado com fibras de aço. CP’s prismáticos com b=h=100 ou 150; L (vão entre apoios) = 300 ou 450; c (comprimento do cp) = 380 ou 500. Parâmetro monitorado: carga x deflexão média no meio do vão. Medida da tenacidade: Energia absorvida para deflexão equivalente a = L/150. Fator de tenacidade para deflexão equivalente a L/150

Taxa de Resistência à Flexão Equivalente Re,3:

Resistência à Tração na Flexão após 1ª Fissura (corpo considerado rompido): ft = 0.37 x resistência à tração na flexão equivalente

Dosagem Mínima

Baseada na teoria do espaçamento de acordo com a equação de Romualdi & Mandels: S = 13.8 x d x √1/ Vf (onde: d = diâmetro; Vf = fração de volume)

** Máx. espaçamento para reforço equivale a 0.4 vezes o comprimento da fibra.

 

Informação do Sistema

Consumo: Usualmente de 20 a 50 kg de Sika® Fiber CHO 80/60 NB por metro cúbico de concreto.

Método de Aplicação: Sika® Fiber CHO 80/60 NB pode ser adicionado com os agregados na pesagem, na correia de alimentação ou diretamente no caminhão betoneira, conforme indicado abaixo:

  • Quando adicionado na pesagem, abrir os sacos e adicionar as fibras diretamente aos agregados, não coloque os sacos diretamente pois estes podem bloquear a comportas da descarga. Misture normalmente, não é necessário tempo extra;
  • Adicionado na correia de alimentação Sika® Fiber CHO 80/60 NB pode ser colocado antes ou depois da adição dos agregados, não é necessário tempo extra de mistura;
  • Quando adicionada ao caminhão betoneira, Sika® Fiber CHO 80/60 NB deve ser colocado depois que todos os outros materiais forem adicionados, com o tambor em alta rotação (12 rpm ou mais). Adicionar numa taxa máxima de 60 kg de fibra por minuto. Após completada toda a adição da fibra, misturar por mais 5 minutos e checar visualmente a distribuição da fibra, misturar mais 30 segundos se a distribuição;

Notas sobre a Aplicação / Limitações: Nunca adicione Sika® Fiber CHO 65/35 NB no misturador antes dos agregados; Os sacos são produzidos em papel degradável e pode ser colocado diretamente sobre o concreto;

Características adequadas do traço de concreto:

  • Teor de argamassa > 50%;
  • Fator a/c (água /cimento) < 0,55;
  • Abatimento do tronco de cone de 100 +/- 20 mm.

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.