Sikadur 42 CL

Graute epóxi fluido de alta resistência mecânica e química.

Descrição do Produto:

Sikadur 42 CL é uma argamassa à base de resinas epoxídicas modificadas, de consistência fluida, 100% sólidos e fornecida em três componentes.

Campos de Aplicação:

  • Como argamassa fluida em superfícies de concreto, pedra, argamassa, cimento-amianto, madeira e aço;
  • Em ancoragens de barras, tirantes, chumbadores, etc;
  • Enchimento sob placas de assentamento de maquinaria;
  • Grauteamento de precisão em equipamentos, máquinas e estruturas;
  • Grauteamento de equipamentos com forte vibração e impactos;
  • Em reparos monolíticos de aberturas estáticas (sem movimento) com largura mínima de 25 mm;
  • Aplicações que necessitam de rápida liberação da área com alta resistência à compressão;
  • Bases de trilhos e equipamentos pesados com cargas cíclicas elevadas;
  • Bases de motores, compressores, bombas, turbo geradores, turbinas, etc.

Características / Vantagens:

  • Excelente fluidez;
  • Endurecimento rápido e sem retração;
  • Excelente aderência, inclusive sobre superfícies cimentícias úmidas (sem empoçamento de água);
  • Rápidas e elevadas resistências mecânicas à compressão (iniciais e finais).
  • Excelente resistência química;
  • Excelente resistência a cargas estáticas e dinâmicas;
  • Alta resistência a impacto;
  • Fácil de usar, pré-dosado;

Dados do Produto

Forma:
Aspecto/ Cor: Argamassa cinza de consistência fluida
Embalagem: Conjunto com 27kg (A+B+C)

Armazenamento:
Condições de armazenamento/ Validade: 09 meses, a partir da data de produção se estocados apropriadamente, nas
embalagens originais e intactas, em temperaturas entre +5°C e +35°C. Protegido da luz direta do sol, da umidade e do gelo. Acondicionar o produto entre +20°C e +27°C durante 48 horas antes do seu uso.

Dados Técnicos:
Composição básica: Resina epóxi modificada, amina alifática e cargas minerais.
Densidade (25°C): 2,0 kg/l (A+B+C)

Resistência à Compressão (ASTM C-349)

24h

7 dias

28 dias

Min 75 MPa

Min 90 MPa

Min 100 MPa

Resistência à Flexão (ASTM C-349)

24h

7 dias

28 dias

24 MPa

27 MPa

29 MPa

Módulo de Elasticidade: ~ 16 GPa (ASTM C-580/98)
Retração Linear: < 0,02% (ASTM C-531)
Coeficiente de Expansão Térmica: 26 x 10-6 mm/mm/°K (ASTM C-531)
Área Efetiva de Apoio: > 95% (ASTM C-1339)
Vida útil da mistura: Pot-life (3,5kg): 60 minutos (20°C / 50% u.r.a.)
Temperatura da Superfície: Mín. 15°C / Máx. 70°C
Temperatura Ambiente: Mín. 15°C / Máx. 30°C
Relação da Mistura: A : B : C = 2,8 : 1 : 16,2 (em peso)
Espessura de aplicação: Mín. 25mm / Máx. 100mm (por camada)

Informações do Sistema

Detalhes de aplicação:
Preparo da Superfície:
Concreto: No momento de aplicar Sikadur 42 CL, o concreto deve ter pelo menos 28 dias
de idade (Fck ≥ 20MPa), resistência mecânica adequada, encontrar-se limpo, isento de pó, partes soltas ou mal aderidas, sem impregnações de óleo, graxa, pintura, etc. Faz-se necessária uma espessura mínima de 2,5 cm sob a placa base para distâncias de grauteamento de até 40cm e espessura mínima de 5 cm para distâncias de grauteamento de até 80cm. Para uma adequada limpeza, é recomendável o uso de jato abrasivo ou outros processos mecânicos, tais como: polidores, lixadores, escovas de aço e apicoamento.
Metais: Devem estar limpos, sem ferrugem, graxa, óleo, pinturas, etc. Recomenda-se um tratamento com jato abrasivo ou, ainda, utilizar métodos térmicos ou físicoquímicos para remoção de contaminações. Para se prevenir a formação de vazios e bolsões de ar, se recomenda que a placa base tenha orifícios de ventilação em sua periferia ou qualquer outro lugar de difícil acesso para o graute.
Fôrmas: A consistência fluida do Sikadur 42 CL requer o uso de fôrmas ao redor da placa base para manter o produto no lugar até o seu endurecimento. As fôrmas devem permitir que se mantenha uma altura de pressão mínima de 5cm de graute sobre o nível inferior da placa. A utilização de caixas ou anteparos com altura de 30cm ou mais para lançamento do graute facilitará seu lançamento e fluidez sob a placa. As fôrmas devem estar afastadas de 7-12 cm da placa no lado do lançamento 2-5 cm nos demais lados. Para prevenir vazamentos sele completamente as
fôrmas. Aplique filmes plásticos de polietileno ou algum tipo de cera para prevenir a aderência do graute à fôrma.
A previsão de juntas de expansão é recomendada em placas com grandes extensões para minimizar o risco de fissuração do graute (máximo 0,75-1,00m em cada direção).

Preparo do Produto: Os componentes A e B devem ser homogeneizados separadamente. Fazer, em seguida, a mistura de ambos. Em recipiente adequado, colocam-se os componentes A e B, já misturados. Acrescenta-se o componente C, gradativamente, sob agitação intensa e contínua (3 a 5 minutos), utilizando-se um misturador mecânico de baixa rotação (400-500 rpm).

Aplicação do Produto: Ao se aplicar Sikadur 42 CL sobre superfícies úmidas é conveniente imprimar previamente as mesmas utilizando-se como primer uma mistura dos componentes A+B somente. A colocação pode ser feita por derramamento. Sikadur 42 CL deve ser aplicado em espessura máxima de 10 cm por camada. Para o grauteamento sob bases o espaço mínimo a ser preenchido é de 2,5 cm.

Limpeza das ferramentas: As ferramentas e materiais utilizados devem ser limpos com solventes antes da cura do produto. Após o endurecimento, o produto só poderá ser removido mecanicamente.

Consumo: Sikadur 42 CL: 2000kg/m³ (74 embalagens de 27 kg (A+B+C) a cada 1m³) 1m³ = 1000 litros
Dica Sika: A quantidade adicionada do componente C na mistura (A+B) poderá variar em função da consistência desejada na aplicação e outros fatores como vento, temperatura, etc, limitando-se a em no máximo 1kg, a quantidade do componente C (pó) que pode ser subtraída da mistura.

Base dos Valores:

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia:

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal:

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais. Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada. Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.