Sikadur® 55 SLV

Resina epóxi de baixíssima viscosidade, tolerante à umidade, para injeção de fissuras e vedação por gravidade.

Descrição do Produto

Sikadur® 55 SLV é uma resina epóxi, bi-componente, isenta de solventes voláteis, para o preenchimento de fissuras por injeção ou penetração por gravidade, com rápido endurecimento para minimizar os tempos de liberação da área. Sua formulação de baixíssima viscosidade e alta aderência é ideal para o preenchimento de trincas e fissuras, secas ou úmidas. Atende aos requisitos da ASTM C-881.

Usos

  • Fissuras e trincas estáticas (0,05 a 6,0 mm) em elementos estruturais de concreto
  • Reparo estrutural de concreto fissurado;
  • Vedação de superfícies de concreto em área interna e externa, protegendo do ataque da água, cloretos e agentes químicos;
  • Para reconstituição do acabamento superficial em decks horizontais, lajes, pisos, estacionamentos, e outras estruturas expostas ao tráfego de pedestres e pneus de borracha.

Características / Vantagens

  • Penetra por gravidade em fissuras com até 0,05 mm de abertura.
  • Aumenta a resistência estrutural do concreto.
  • Rápida liberação do tráfego após 6 horas da aplicação.
  • Sua baixíssima viscosidade facilita a penetração em trincas e fissuras.
  • Alta aderência mesmo em trincas úmidas.
  • Evita penetração dos agentes agressivos prolongando a vida útil das estruturas de concreto.
  • Como selador de concreto Sikadur® 55 SLV reduz a penetração da água e do cloreto.
  • Elevada aderência, sem retração, garantindo o perfeito contato e aderência com as superfícies.
  • Elevadas resistências mecânicas, a tração, a compressão e de aderência.
  • Recupera o monolitismo do elemento estrutural.

 

Dados do Produto

Forma: Cor Âmbar

Embalagem: Conjunto de 11,35 litros (A+B)

 

Estocagem

Condições de Estocagem / Validade: 24 meses a partir da data de produção, nos recipientes originais e intactos, estocados em condições secas e protegidos da exposição direta ao sol em temperaturas entre +5°C e +35°C.

 

Dados Técnicos

Base química: Resina Epóxi

Viscosidade da mistura: Aproximadamente 105 cps

Relação de mistura: 2 partes do componente A para 1 parte do B em volume. 2:1 em volume

Vida útil da mistura: 20 minutos (20°C)

Tempo de secagem ao toque: >11 horas (4°C) 11 horas (15°C) 6 horas (25°C)

Resistência à compressão (MPa)                            (ASTM D-695)

 

4°C

15°C

23°C

32°C

1 dia

2,20

7,60

33,1

3 dias

13,8

44,8

57,2

55,2

7 dias

53,8

71,7

75,1

57,2

14 dias

66,2

75,8

81,4

68,9

28 dias

80,7

82,7

82,7

68,9

 

Tensão de ruptura (7 dias): 48,9 MPa (7 dias)       (ASTM D-638)

Alongamento na ruptura: 10% (7 dias)      (ASTM D-638)

Aderência:    (ASTM C-882)

Concreto Endurecido/Concreto endurecido
2 dias(cura úmida) 17 MPa
14 dias (cura úmida) 17 MPa

Concreto endurecido / Aço
2 dias(cura úmida) 10 MPa
14 dias (cura úmida) 11 MPa

Flexotração: 58,6 MPa (7 dias)       (ASTM D-790)

Módulo de elasticidade tangente: 2.200 MPa (7 dias)       (ASTM D-790)

Resistência ao cisalhamento: 40 MPa (7 dias)       (ASTM D-732)

Absorção de água: 0,61% (7 dias de cura, 24 horas de imersão)       (ASTM D-570)

 

Informações do Sistema

Detalhes de Aplicação:

Preparo do Substrato: O substrato deve estar limpo, resistente e livre de umidade na superfície. Remova toda poeira, nata de cimento, graxa, óleo, agentes de cura, partículas soltas, pinturas e quaisquer outros materiais que prejudiquem a aderência, utilizando um método mecânico como por exemplo lixando. Para melhores resultado a superfície deve estar seca. No entanto, a condição de superfície saturada seca é aceitável.
Injeção:
A superfície do concreto ao longo da trinca ou fissura deve estar limpa, seca, isenta de pó, sujeiras, desmoldantes, graxa, óleo, pintura e partículas soltas.
O substrato deve estar seco no momento da aplicação. A limpeza poderá ser feita com raspagem superficial com espátula, escovação energética com escova de aço e, por último, limpar com jato de ar comprimido (utilizar compressor com retentor de óleo).
1. Executar furos a seco (sem água) de ambos os lados das fissuras ou trincas, alternadamente, ao longo de toda sua extensão, no diâmetro de 8, 10 ou 12mm com ângulo de 45° em direção às fissuras ou trincas. Fixar os bicos ou niples de injeção com Sikadur® 31 diretamente sobre o concreto. 2. O espaçamento entre bicos de injeção é variável de acordo com o tipo de bico, espessura da peça de concreto, abertura da fissura, etc. De forma geral, pode-se adotar a seguinte regra:
- Bicos metálicos de embutir: distância entre bicos = espessura da peça / 2
- Bicos plásticos de superfície: distância entre bicos = espessura da peça Em peças de grande espessura recomenda-se:
- Fissuras com abertura de até 1mm: distância entre bicos = 5 cm
- Fissuras com abertura entre 1mm e 5mm: distância entre bicos = 25 cm
3. Entre os bicos ou niples, deve-se colmatar a fissura em toda sua extensão com Sikadur® 31. Fazer a verificação da intercomunicação entre os bicos ou niples, injetando ar comprimido pelo primeiro bico mantendo os demais fechados com exceção do bico subseqüente ao primeiro. Esse procedimento é importante para avaliação da passagem da resina nos serviços de injeção.

 

Instruções de Aplicação

Preparo do produto: Homogeneizar os componentes A e B em separado. A relação de mistura é uma parte do componente B para duas partes do componente A em volume. Adicione o componente “A” a um recipiente limpo e adicione o componente B sob agitação, misture por 3 minutos com misturador de baixa rotação (400- 600 rpm) até obter um produto uniforme. Misture apenas a quantidade necessária para ser utilizada dentro da vida útil da mistura. Derrame a mistura sobre a superfície imediatamente após o preparo.

Método de Aplicação/ Ferramentas:

Preenchimento de fissuras por gravidade:
Sikadur 55® SLV é aplicado diretamente sobre a superfície utilizando rolo, espátula ou rodo. Espalhe o material sobre a superfície e permita a formação de poças sobre as trincas. Deixe o material penetrar nas trincas e no substrato, remova o excesso e não deixe filme visível sobre a superfície. Para trincas maiores que 3 mm de largura, preencha a trinca com areia seca e limpa antes da utilização do Sikadur 55® SLV. Sele as trincas do lado oposto sempre que possível para evitar que o produto vaze.

Preenchimento de fissuras por injeção:
O Sikadur® 55 SLV somente poderá ser aplicado após no mínimo 8 horas da colmatação da fissura e fixação dos bicos e niples com Sikadur® 31.
Após a homogeneização dos componentes A e B, verter o Sikadur® 55 SLV em equipamento apropriado para injeção de fissuras. Realizar a injeção sempre de baixo para cima ou de um lado para o outro. Quando o Sikadur® 55 SLV aflorar no bico adjacente, vedar o anterior e continuar a injetara a partir desse, e assim sucessivamente. A pressão de injeção deve ser adequada à espessura a ser injetada.
Após 24 horas, retirar os bicos e o material de colmatação e dar acabamento superficial. Em temperatura ambiente acima de +30°C, o material deve ser armazenado em local refrigerado por 12 horas antes do uso. Para a injeção, recomendamos bombas de injeção elétricas tipo Sika Injection Pump EL-1 ou EL-2, Graco Ultra 395/495/595 ou manuais tipo Sika Injection Pump Hand-1 ou Hand-2.

Observações:
1. O espaçamento entre furos é função da maior ou menor abertura da fissura.
2. Para perfeita colmatação da fissura, é importante efetuar uma boa limpeza e secagem, bem como assegurar a intercomunicação entre os diversos furos de injeção.
3. A pressão de injeção deve variar de acordo com as características da peça a ser tratada, como espessura, abertura da fissura, etc. De forma geral, podese adotar a seguinte regra para determinação da pressão: Pmáx. em bar = (resistência do concreto em MPa x 10) / 3
4. Sikadur® 55 SLV é indicado para fissuras estruturalmente estáticas.

Limpeza das Ferramentas: Limpe todas as ferramentas e equipamentos de aplicação com Colma Cleaner imediatamente depois de usá-las. O material endurecido / curado só poder ser removido mecanicamente.

Observações na aplicação / Limitações

  • Não adicione solventes ao Sikadur® 55 SLV;
  • Temperatura mínima do ambiente 4°C e a máxima 35°C;
  • Não injete fissuras maiores que 6 mm;
  • A idade mínima do concreto deverá ser de 21 a 28 dias dependendo das condições de cura e ambiente;
  • A superfície do concreto poderá parecer manchada devido à diferença de absorção do concreto;
  • Não utilize o produto se houver pressão hidrostática durante a aplicação.
  • O material é barreira ao vapor após a aplicação;
  • Não utilize o produto como formador de filme;
  • Não fume durante a utilização do produto;
  • Afaste o produto de áreas muito aquecidas ou de fontes de chama;
  • Se deixado no recipiente após a mistura o produto poderá liberar fumaça durante a reação. Não adicione água a mistura do produto, e não respire os gases formados.

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.