SikaGrout® 212

Argamassa fluida de elevada resistência para grauteamento de bases e equipamentos

Descrição do produto

SikaGrout® 212 é uma argamassa pré-dosada composta de cimento Portland, areia de quartzo especial de granulometria selecionada e aditivos especiais de alta tecnologia, isenta de cloretos e componentes metálicos. É fornecido pronto para o uso, bastando a adição de água na proporção recomendada para se obter a consistência e resistência mecânica indicada.

Campos de aplicação

  • Grauteamento de máquinas e equipamentos de grande porte;
  • Ancoragem de tirantes de chumbadores;
  • Pontes Rolantes de grande porte;
  • Placas de apoio.
  • Para grauteamento de espessuras de 20 a 100 mm por camada. Espessuras maiores podem ser admitidas preparando-se um microconcreto com adição de até 50% de brita 0 em peso (lavado e peneirado);
  • Para grauteamento e nivelamento de bases de equipamentos sujeitos à vibração a Sika recomenda a utilização do Sikadur® 42 CL.

Características / Vantagens

  • Altas resistências mecânicas;
  • Excelente fluidez;
  • Exudação e expansão controladas, o que assegura melhor aderência e transferência de cargas;
  • Excelente adesividade e trabalhabilidade mantida durante um período de 30 minutos (a 20°C) após a adição de água ao produto;
  • Não contém adição de cloretos ou materiais metálicos;
  • Rápida liberação dos serviços.

Aprovações / Normas

Atende à ASTM C 1107 – Standard Specification for Packaged Dry, Hydraulic- Cement Grout (Nonshrink).

 

Dados do Produto

Forma:

Aspecto/ Cor: Fluido. Cinza

Embalagem: Saco com 30 kg.

 

Armazenamento

Condições de armazenamento/ Validade: 6 meses a partir da data de produção se estocado apropriadamente, nas embalagens originais e intactas, em temperaturas entre +5°C e +35°C. Protegido da luz direta do sol, da umidade e do gelo.

 

Dados Técnicos

Composição básica: Cimento Portland, areia de quartzo e aditivos especiais.

Temperatura Ambiente: Mín. 10°C / Máx. 30°C

Temperatura do Substrato: Mín. 10°C / Máx. 30°C

Espessura de aplicação: Mín. 20mm / Máx. 100mm (por camada, sem predrisco)

Resistência à Compressão (ASTM C 109 c/ 12% de água):

24 horas: 25 MPa

7 dias: 50 MPa

28 dias: 70 MPa

Fluidez: > 140% (c/ 12% de água)         (ASTM C1437 / ASTM C1107)

Expansão no estado plástico: entre 0,0% e 4,0% (ASTM C 827)

Expansão no estado endurecido: entre 0,0% e 0,3% (ASTM C 1090)

Trabalhabilidade: 30 minutos a 25°C

 

Informações do sistema

Detalhes de aplicação:

Preparo da Superfície: A superfície deverá estar perfeitamente limpa, isenta de óleos, graxas, pó, restos de pintura, nata de cimento, materiais soltos, etc. Sem qualquer tipo de incrustação que prejudique a perfeita aderência do SikaGrout® 212 no substrato. Saturar o substrato sem deixar empoçamento de água sobre a superfície, apresentando a condição de saturada e seca.
A condição de saturação é especialmente importante quando se utiliza uma consistência muito fluida.
Superfícies metálicas devem se encontrar isentas de óxidos, graxa, vaselina, etc. Pontos que apresentem corrosão devem ser previamente tratados. Para o lançamento do Sikagrout® 212 deve-se confeccionar fôrmas ao redor da placa base os quais devem ser absolutamente estanques e não absorver água da mistura.
As fôrmas devem estar distantes de 5 a 10 cm em relação à placa base de forma a permitir o lançamento do Sikagrout® 212 e devem ser 3 cm mais altas que o nível da placa base, ou mais, dependendo da espessura da chapa.

Preparo do Produto: Para cada saco de 30 kg são necessários 3,3 a 3,9 litros de água (sem pedrisco) segundo o tipo e fluidez requerida. Recomenda-se, para a mistura de 1 saco, utilizar uma hélice de mistura acoplada a uma furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm) e, para maiores quantidades, um misturador de ação forçada tipo betoneira de eixo inclinado em obras de menor responsabilidade ou misturador / argamassadeira de eixo vertical em obras de maior responsabilidade. Adicionar primeiro no misturador 80% da água de amassamento e os 30 kg do SikaGrout® 212 (pó), misturando por 2 minutos e, em seguida adicionar o restante da água. Mistura-se por mais 2 a 3 minutos, até a argamassa apresentar aspecto uniforme e homogêneo. Não fracionar as embalagens.

Aplicação do Produto: O grauteamento deve ser contínuo, realizado a partir de apenas um lado do elemento estrutural, sempre lançando o SikaGrout® 212 da menor distância de percurso possível. Para facilitar o lançamento em grandes volumes, pode-se utilizar barras de aço, correntes ou vibradores de imersão. O lançamento deve ocorrer de forma contínua, garantindo-se o preparo da quantidade suficiente para cada aplicação.

Notas sobre a aplicação: No caso de grauteamento e nivelamento de bases com espessuras maiores que 100mm, recomenda-se a adição de agregado graúdo com dimensão máxima de 10mm, na proporção de 1 parte em peso de Sikagrout® 212 para 0,5 partes de agregado. Para espessuras superiores a 200mm recomenda-se a adição de agregado graúdo com dimensão máxima de 20mm, na proporção de 1 parte em peso de Sikagrout® 212 para 0,75 partes de agregado.

Cura: Realizar cura úmida durante no mínimo 3 dias ou aplicar membrana de cura química.

Limpeza das ferramentas: Limpar todas as ferramentas e equipamentos de aplicação com água limpa imediatamente após o uso. Material endurecido/curado só poderá ser removido mecanicamente.

Consumo:

Argamassa:

SikaGrout® 212 : 1950 kg/m³ (65 sacos para cada 1m³)

Microconcreto:

SikaGrout® 212 com 30% de brita 0 (em peso) :1750 kg/m³ (59 sacos para cada 1m³).

Concreto fluido:

SikaGrout® 212 com 50% de brita 1 (em peso) :1475 kg/m³ (50 sacos para cada 1m³).

Nota: A quantidade de água poderá variar em função da consistência desejada na aplicação e fatores como temperatura, vento, dosagem de pedrisco, etc. As quantidades acima são teóricas e não consideram perdas na aplicação.

Limitações:

  • Para grauteamento e nivelamento de bases de equipamentos sujeitos à vibração a Sika recomenda a utilização do Sikadur® 42 CL.
  • Para grauteamento de grandes volumes consulte nosso Departamento Técnico.

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.