Sikadur-Combiflex® SG-10M 150 Tape

Fita pré-fabricada para Impermeabilização Parte do sistema Sikadur-Combiflex® SG

Descrição do Produto

Fita impermeabilizante pré-fabricada à base de Poliolefina modificada flexível com excelente aderência.

Este produto faz parte do sistema Sikadur-Combiflex® SG

Usos

Fita impermeabilizante do sistema Sikadur-Combiflex® SG para vedação de juntas de expansão, construção e conexão, assim como para fissuras em:

  • Túneis e galerias
  • Plantas hidroelétricas
  • Estações de tratamento de esgoto
  • Fundações
  • Reservatórios de água
  • Em volta de tubos de aço, ferro e concreto
  • Piscinas

Para selagem de:

  • Juntas com elevada movimentação
  • Fissuras

Reparos de pontos com vazamentos previamente selados com sistemas como:

  • Perfilados
  • Selantes, etc

Características / Vantagens

  • Excelente aderência, a fita não precisa ser ativada na obra
  • Fácil instalação
  • Altamente flexível
  • Apresenta desempenho adequado numa ampla faixa de temperaturas
  • Resistente à água e à intempérie
  • Resistente a raízes
  • Boa resistência a diversos produtos químicos
  • Resistente a UV
  • Livre de plastificantes
  • Soldável com ar quente
  • Pode ser utilizada em contato com água

Testes

Aprovações / Normas: Hygiene Institut: Test report N° K-178989-09, apropriado para água potável conforme a KTW-Guideline of the Federal Environment Agency (UBA), Julio 2009.

Determinação da resistência a raízes segundo a CEN/TS 14416.

 

Dado do Produto

Forma:

Aparência / Cores: Manta cinza claro com fita adesiva vermelha

Embalagem: Rolo de 25m

Espessura : 1 mm

Largura : 15 cm

 

Estocagem

Condições de Estocagem / Validade: 12 meses a partir da data de produção se estocado nas embalagens originais e intactas, em condições seca e protegido da ação direta do sol na temperatura entre +5°C e +30°C. Os rolos abertos e não protegidos devem ser utilizado num prazo de no máximo 2 meses.

 

Dados Técnicos

Base Química: Poliolefina flexível modificada (FPO) com excelente aderencia

Classificação em relação ao comportamento em presença de fogo: Euroclass E (EN ISO 11925-2, classificação segundo EN 13501-1 )

Temperatura de serviço: -30° C a + 40°C em condições úmidas

-30° C a + 60°C em condições secas

 

Propriedades Físicas e Mecânicas

Resistência à tração: > 12 N/mm2 (EN 12311-2)

Resistência ao rasgo: > 40 N/mm (ISO 34-B)

Alongamento na ruptura: > 600% (EN 12311-2)

Resistência da solda: >150N/5cm (EN 12316-2) > 400N/5cm (EN 12317-2)

Desempenho sob pressão hidrostática: 6 bar/72 h – Sem vazamento (EN 1928-B)

Resistência:

Resistência Química: Sikadur-Combiflex® – SG 10 M 150 colado com adesivo epóxi Sikadur®31:

Em contato permanente, resistente a: Água, água com cal, água com cimento, água de mar, soluções salinas, águas de esgoto domesticas, betume, emulsões betuminosas para revestimentos (com possível coloração), etc.

Em contato esporádico resistente a: Óleo combustível leve, diesel, álcalis diluídos e ácidos minerais, etanol, metanol, gasolina, etc.

Estas indicações relativas à resistência química do produto podem ser utilizadas para determinar se o sistema de vedação é o mais adequado. Em relação à resistência química para períodos de exposição curtos, contra produtos químicos específicos, por favor entre em contato com o nosso departamento técnico.

Resistência Térmica: Envelhecimento térmico

Aprovado (SAI V280, 1996)

Ensaios de aderência

Sem fissuras a -40°C (SAI V280, 1996)

Intemperismo artificial

Aprovado após 2500 horas (SAI V280, 1996)

 

Informações do Sistema

Estrutura do sistema: O sistema Sikadur-Combiflex® SG esta constituído pelo Sikadur-Combiflex® SG-10 M 150 Tape (fita impermeabilizante) e pelo adesivo epóxi tixotropico Sikadur®31.

 

Detalhes da aplicação

Consumo: Sikadur-Combiflex® SG-10 M 150 Tape: De acordo com o comprimento da junta ou fissura a ser tratada.

Adesivo Epóxi Sikadur® 31: 1,70 kg/m²/mm de espessura

* Os consumos indicados acima podem variar dependendo das condições especificas da obra (rugosidade da superfície, tamanho do agregado, etc)

Qualidade do Substrato: Concreto, pedras, argamassa:

A superfície devera estar limpa, livre de óleos graxa, nata de cimento ou partículas soltas. O concreto deve ter no mínimo 3 a 6 semanas de idade dependendo das condições ambientais. Substratos cimenticios podem estar úmidos, porem, sem saturação.

Aço de construção 37, V2A (WN 1.4301):

Limpo, livre de óleo, graxa e ferrugem

Poliéster, epóxi, cerâmicas, vidro:

Limpo, livre de óleo e graxa.

Preparo do Substrato:

Concreto, pedras, argamassa:

Limpeza mecânica por jato abrasivo ou equipamento de fresagem seguido da remoção de toda a poeira e sujeira com aspiradores de pó.

Aço de construção 37, V2A (WN 1.4301):

Limpeza mecânica por jato abrasivo ou similar seguido da remoção de toda a poeira e sujeira com aspiradores de pó. Evite a aplicação do produto nas condições de ponto de orvalho

Poliéster, epóxi, cerâmicas, vidro:

Lixamento leve seguido da remoção de toda a poeira e sujeira com aspiradores de pó. Não aplique o produto em superfícies siliconadas. Evite a aplicação do produto nas condições de ponto de orvalho

 

Instruções de Aplicação

Método de aplicação / ferramentas: O Sikadur-Combiflex® SG-10 M 150 é adequado para selagem de juntas submetidas a cargas leves. O alongamento permanente máximo permitido, na parte não aderida da fita, é de 10%.

Aplicação da fita:

Em caso da superfície da fita apresentar alguma sujeira limpe-a utilizando um pano úmido ou seco. Use somente água, não utilize nenhum tipo de solvente para a limpeza da fita.

Verifique se a fita apresenta alguma parte danificada devido a problemas durante o seu transporte ou armazenamento e, se necessário, remova as partes criticas.

Nota: Não é necessária a ativação da fita.

No caso de juntas de expansão ou fissuras >1mm a parte central da fita não deve ficar aderida ao substrato. Nesses casos coloque uma fita crepe na parte superior da junta ou fissura e nos dois lados da junta antes de aplicar o adesivo.

Aplique o Sikadur®31,previamente misturado, nos dois lados da junta ou fissura usando uma espátula adequada. Quando aplicado sobre concreto úmido, pressione o adesivo contra a superfície. A espessura do adesivo deve ser de 1 a 2 mm e a largura da faixa aplicada em cada lado da junta, de no mínimo, 40 mm.

Antes de instalar o Sikadur-Combiflex® SG-10 M 150 retire a fita crepe que foi colocada na parte superior da junta ou fissura.

Aplique o Sikadur-Combiflex® SG-10 M 150 dentro do tempo em aberto do Sikadur® 31. Pressione bem o Sikadur-Combiflex® SG-10 M 150 Tape utilizando um rolo adequado com a finalidade de garantir a adequada aderência da fita. Para garantir que toda a área da fita se encontre em contato com o adesivo, pressione a mesma com o rolo até que aproximadamente 5 mm do adesivo sejam expulsados pelas laterais do produto aplicado.

No caso de juntas de expansão ou fissuras > 1mm aplique o Sikadur- Combiflex® SG-10 M 150 Tape com a faixa vermelha virada para cima.

Permita que a primeira camada do Sikadur®31 endureça levemente e posteriormente recubra as bordas do Sikadur- Combiflex® SG-10 M 150 Tape com uma camada de Sikadur® 31 de 1 mm de espessura que se deve reduzir a praticamente zero para o exterior.

Posteriormente, retire a faixa vermelha do centro do Sikadur- Combiflex® SG-10 M 150 Tape, assim como a fita crepe colocada nas laterais com a finalidade de garantir um adequado acabamento.

A camada de acabamento de Sikadur®31 pode ser alisada com uma escova usando detergente neutro diluído. Antes de realizar este procedimento, permita que o adesivo inicie o seu processo de cura.

Nota: Não use detergente em casos onde qualquer tipo de revestimento deva ser aplicado posteriormente.

Na selagem de juntas de construção ou fissuras com largura inferior a 1 mm o Sikadur- Combiflex® SG-10 M 150 Tape deve ficar completamente revestido com o Sikadur® 31 o qual vai garantir a proteção mecânica necessaria. Em esses casos o Sikadur- Combiflex® SG-10 M 150 Tape deve ser aplicado com a faixa vermelha central para baixo.

Emendas:

As emendas do Sikadur- Combiflex® SG-10 M 150 Tape são feitas através de solda com ar quente. A área de soldagem deve ser preparada por lixamento com scotch brite ou papel de lixa. Faça o lixamento somente na área de soldagem, de outra forma a aderência pode verse prejudicada. As diferentes porções do Sikadur- Combiflex® SG-10 M 150 Tape devem ficar sobrepostas numa largura de 40 a 50 mm.

Limpeza das ferramentas: Limpe todas as ferramentas com Sika® Colma-Cleaner imediatamente após o seu uso. O Sikadur®31 curado ou endurecido só poderá ser removido mecanicamente.

Notas da aplicação / Limitações: Em presença de juntas submetidas à pressão hidrostática (reservatórios, piscinas) a fita Sikadur- Combiflex® SG-10 M deve estar apoiada em um suporte.

Para exposição a pressão hidrostática negativa a fita Sikadur- Combiflex® SG-10 M deve ser fixada com uma chapa de aço somente de um lado.

No caso de aplicação de camadas de revestimento asfalticas sobre o sistema Sikadur- Combiflex® SG-10 M, a temperatura da mistura quente não deve ser superior a +180ºC aplicado em espessuras de até 50 mm. Para espessuras de aplicação de até 10 mm a temperatura deve ser de no maximo +220°C. Se necessário, aplicar em camadas deixando esfriar o produto entre a aplicação das diferentes camadas.

Em locais sujeitos a trânsito ou vandalismo, proteger a junta com placas de aço, fixadas somente de um lado da junta.

A fita Sikadur- Combiflex® SG-10 M não pode ser ligada às membranas Sikaplan WT através de solda com ar quente

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.