SikaBond® AT-Universal

Adesivo de múltiplos propósitos para colagem elástica

Descrição do Produto

SikaBond® AT-Universal é um adesivo elástico mono-componente, isento de solvente. SikaBond® AT-Universal é baseado na tecnologia de Polímeros Terminados em Silano e tem excelente adesão em substratos porosos e não porosos.

Usos

  • SikaBond® AT-Universal é um adesivo multi-propósito para colagens internas e externas de condutos e canais, placas de revestimentos acústicos, e batentes de portas, materiais de construção leves, vedação e colagem de revestimentos para telhados e paredes, chapas para coberturas, etc.
  • SikaBond® AT-Universal tem alta aderência sobre muitos substratos, tais como: PVC rígido, fibra de vidro, madeira, cerâmicas, azulejos, pedras, concreto, alumínio, aço inoxidável, etc.
  • Devido a suas excelentes propriedades SikaBond® AT-Universal também pode ser utilizado como Selante de alto módulo para, por exemplo, juntas em pisos e juntas de conexão.
  • Especialmente indicado para a colagem de cubas (cerâmica ou inox) em bancadas de mármores e granitos.

Características / Vantagens

  • Monocomponente, pronto para o uso;
  • Alta tensão de aderência sem primer sobre muitos substratos;
  • Excelente trabalhabilidade;
  • Fio de corte curto;
  • Bom “Tack” inicial e cura rápida;
  • Compensação de irregularidades do substrato;
  • Não é corrosivo;
  • Boa resistência ao intemperismo e a água;
  • Isento de silicone;
  • Pode ser pintado*;
  • Isento de solvente;

(*ver notas da aplicação)

Testes

Aprovações / Normas: ISO 11600 F 20% HM SKZ Würzburg

De acordo com os requerimentos do certificado ISEGA para produtos alimentícios.

 

Dados do Produto

Forma:

Cores: cinza

Embalagem: Caixa com 12 cartuchos de 300 ml

 

Estocagem

Condições de Estocagem / Validade: 12 meses a partir da data de produção se estocado nas embalagens originais e intactas, em condições seca e protegido da ação direta do sol na temperatura entre +10°C e +25°C.

 

Dados Técnicos

Base Química: Polímero terminado em Silano monocomponente (Tecnologia PU-Hibrido, cura com umidade).

Densidade: ~ 1.4 kg/l      (DIN 53 479)

Formação de pele: ~ 35 minutos (+23°C / 50% u. r. )

Velocidade de cura: ~ 3 mm / 24h (+23°C / 50% u. r. )

Capacidade de Movimentação: 20% HM (para vedação)

Escorregamento: 0 mm , muito bom        (DIN EN ISO 7390)

Temperatura de serviço: -40°C a +80°C

 

Propriedades Físicas e Mecânicas

Cisalhamento: ~ 1.0 MPa; 1 mm de espessura do adesivo (+23°C / 50% u. r. a.) (DIN 52 283)

Tensão de ruptura: ~ 1.5 MPa (+23°C / 50% u. r. a.) (DIN 53 504)

Resistência ao rasgo: ~ 5 N/mm (+23°C / 50% u. r. a.) (DIN 53 515)

Dureza Shore A: ~ 33 (Após 28 dias) (DIN 53 505)

Modulo de Elasticidade: 0.6 MPa ao 100% de alongamento (+23°C / 50% u. r. a.) (DIN EN ISO 8340)

Alongamento na Ruptura: ~ 400% (+23°C / 50% u. r. a.) (DIN 53 504)

Recuperação elástica: > 70% (+23°C / 50% u. r. a.) (DIN EN ISO 7389 B)

 

Resistência

Resistência Química: Resistente a água, água do mar, bases diluídas, grout cimentíceos e detergentes dispersos em água.

Não resiste ao álcool, ácidos orgânicos, ácidos e bases concentradas, hidrocarbonetos clorados ou aromáticos.

Não resiste ou resiste apenas temporariamente a ácidos inorgânicos concentrados, solventes orgânicos (cetonas, esters, aromáticos) e álcool, thinner de tintas e vernizes, ácidos orgânicos e soluções causticas ou solventes.

Para maiores informações consulte o Departamento Técnico.

 

Informações do Sistema

Detalhes da aplicação:

Consumo: Aplicação como cordão para colagem: ~ 44 ml por metro linear (com bico triangular)

Qualidade do Substrato: Limpo e seco, homogêneo, livre de óleos, graxas, poeira, partículas soltas ou friáveis. Nata de cimento, pinturas incompatíveis, e partículas pobremente aderidas devem ser removidas.

Preparo do Substrato / Primer

SikaBond AT-Universal geralmente tem forte adesão à maioria dos substratos limpos e resistentes. Para uma adesão ótima ou em aplicações criticas e de alto desempenho como serviços em prédios para juntas com alta tensão de aderência ou em casos de exposição extrema ao tempo Primers ou Clearners podem ser utilizados. No caso de dúvidas aplique uma pequena área de teste antes.

Substratos não porosos (por exemplo: metais, plásticos, alumínio, polímeros, etc.) devem ser limpos com uma lixa fina e SikaCleaner-205 utilizando um pano limpo.

O tempo mínimo de secagem é 15min. e o tempo máximo 2 horas.

Para metais como cobre, latão, titânio-zinco, consulte nosso departamento técnico. Para aplicações em contanto freqüente com água ou alta umidade relativa utilize o Sika® Primer BR quando o substrato for poroso (concreto, pedra, etc.).

Para maiores detalhes consulte o departamento Técnico.

 

Condições de aplicação / Limitações

Temperatura do Substrato: Durante a aplicação e até que o produto tenha curado completamente a temperatura do substrato deverá ser no mínimo +5°C e no máximo +40°C.

Temperatura Ambiente: +5°C min. / +40°C Max.

Umidade do Substrato: Seco

Umidade relativa do Ar: Entre 30% e 90%

 

Instruções de Aplicação

Método de aplicação / ferramentas: SikaBond® AT-Universal é fornecido pronto para sua utilização.

Após o preparo do substrato aplique o SikaBond® AT-Universal em cordões ou pontos sobre a superfície a ser colada com espaçamento de poucos centímetros. Use as mãos para pressionar o elemento a ser colado na posição correta. Dependendo do peso do elemento colado, pode ser necessário o uso de algum material para fixação temporária, como uma fita dupla fase adequada ao peso, durante as horas iniciais de cura. Um posicionamento incorreto da peça colada pode ser facilmente corrigido nos primeiros minutos após a aplicação.

A adesão ótima será obtida após a completa cura do produto.

Limpeza das ferramentas: Limpe todas as ferramentas com Sika® Remover 205 imediatamente após o uso. O material curado ou endurecido só poderá ser removido mecanicamente.

Notas da aplicação / Limitações: Para obter a trabalhabilidade ótima a temperatura deve ser > 15°C.

Para uma correta cura do adesivo deve haver umidade relativa do ar suficiente.

Adesivos elásticos não devem ser pintados em geral.

Caso seja pintado poderão aparecer fissuras e alta pegajosidade na superfície, bem como variações de cores.

A compatibilidade da tinta deve ser testada conforme a DIN 52 452-4.

Variações das cores do adesivo podem ocorrer devido à exposição química, a altas temperaturas, ou radiação UV. No entanto a variação na cor não afeta negativamente o desempenho do produto.

Antes de utilizar sobre pedras naturais consulte o departamento técnico.

Não utilize SikaBond® AT-Universal para: vedar vidro, sobre substratos betuminosos, borracha natural, borracha EPDM ou qualquer material que possa migrar óleos, plastificantes ou solventes que ataque o adesivo.

Não utilize sobre Polietileno, Polipropileno, Teflon e materiais sintéticos plastificados. (realize testes prévios ou entre em contato com o departamento técnico).

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de
venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.