Sika® Injection 305

Gel elástico de acrílico para injeção

Descrição do Produto

Sika® Injection 305 é um gel acrílico para injeção, de baixa viscosidade, elástico, de reação rápida. Em contato com a água, forma uma estrutura elástica e sólida com boa aderência a substratos secos e úmidos.

Usos

  • Sika® Injection 305 também pode ser usado para reparo e injeção de membranas de impermeabilização do sistema Sikaplan® (sistemas simples e duplo).
  • Sika® Injection 305 é usado para consolidação de solos com baixa coesão e baixa permeabilidade.

Características / Vantagens

  • Permanentemente elástico, podendo absorver movimentações limitadas.
  • Capacidade reversível de absorção (inchamento) e liberação (retração) de umidade.
  • Tempo de reação (formação de gel) pode ser ajustado conforme necessário.
  • Baixíssima viscosidade comparada à da água.
  • Após curado Sika® Injection 305 é insolúvel em água ou hidrocarbonetos além de resistente a ácidos e álcalis.
  • Resistente a ciclos de gele e degelo.
  • Deve ser injetado como parte do sistema bi-componente.

 

Dados do Produto

Forma:

Aparência / Cores:

Parte A1+A2: Incolor

Parte B: Incolor

Embalagem:

Parte A1: 25,0 kg

Parte A2: 1,60 kg

Parte B: 0,35 kg

Estocagem

Condições de Estocagem / Validade: 12 meses a partir da data de produção se estocados apropriadamente, nas embalagens originais intactas, em ambiente seco e temperaturas entre +5°C e +25°C.

 

Dados Técnicos

Base Química: Gel poliacrílico tri-componente

Densidade:

Parte A1: ~ 1,04 kg/litro (20°C)

Parte A2: ~ 1,03 kg/litro (20°C)

Parte B: ~ 1,05 kg/litro (20°C, após dissolução em água)

Viscosidade: Mistura ~ 12 mPa.s (20°C)

 

Informações do Sistema

Condições de Aplicação / Limitações:

Temperatura do Substrato: Mín. +5°C / Máx. +25°C

Temperatura Ambiente: Mín. +5°C / Máx. +25°C

Condições do Ambiente: Após curado, Sika® Injection 305 pode ser sempre usado em contato direto com condições úmidas ou saturadas de água.

Tempo de Reação: Aproximadamente 13 min. (a +20°C) (com 1,3% do componente B)

 

Instruções de Aplicação

Razão de Mistura:

A = A1 : A2 = 16 : 1 partes em peso

Bsolução = água : B = 80 : 1 partes em peso (mistura usual)

A : Bsolução = 1 : 1 partes em volume

Mistura:

Parte A:

  • Misture os componentes A1 e A2, que são fornecidos já na razão de mistura de 16 : 1 em peso, imediatamente antes do uso, vertendo todo o volume de A2 no recipiente da parte A1.
  • Misture vigorosamente utilizando-se uma hélice de mistura apropriada.
  • O componente A é sensível à luz e deve ser armazenado e aplicado em recipientes protegidos da luz.

Parte Bsolução:

  • O componente B é um pó concentrado que deve ser misturado com água na obra imediatamente antes da aplicação. Dissolva o pó num recipiente plástico misturando vigorosamente por 2 a 3 minutos com uma hélice de mistura apropriada.
  • A parte A (A1 + A2) e a parte Bsolução (parte B + água) devem ser misturados em 2 recipientes de igual volume. Avalie a quantidade de água necessária para dissolução da parte B (aprox. 24 litros) de acordo com o ajuste de razão de mistura entre a parte A e a parte B.

Valores de referência (aproximados) dependendo da concentração da parte B em várias temperaturas de aplicação.

Tempo de Reação do Sika® Injection 305

Temperatura do Material

+10°C

+20°C

Dosagem de

componente B em %

por peso de água

0,5%

Ganho de viscosidade

24 min

12 min

Tempo de reação

29 min

15 min

0,75 %

Ganho de viscosidade

19 min

10 min

Tempo de reação

23 min

13 min

1,0%

Ganho de viscosidade

14 min

8 min

Tempo de reação

18 min

11 min

1,25%*

Ganho de viscosidade

12 min

7 min

Tempo de reação

15 min

10 min

* Dosagem usual.
Os dados acima foram obtidos em laboratório e podem variar de acordo com as condições ambiente e da estrutura.

Pigmentação: Recomenda-se colorir a mistura do gel a fim de monitorar o deslocamento da água, a mistura de água e gel, a distribuição do material e também para detectar vazamento do produto. Misture o componente A (A1+A2) do Sika® Injection 305 com aproximadamente 1%
(aprox. 0,2 litros) de corante azul Sika® Injection Colour 30. A cor intensa do gel vai mudar gradualmente.

Método de Aplicação / Ferramentas: Devido ao curto tempo de reação, Sika® Injection 305 deve ser injetado com bombas de injeção bi-componentes, com componentes em aço inox (a parte Bsolução é corrosiva!) tipo Sika® Injection Pump PN-2C.

Limpeza das Ferramentas: Limpe todas as ferramentas e equipamentos de aplicação com água imediatamente após o uso. O produto curado / endurecido só pode ser removido mecanicamente.

Notas sobre a Aplicação / Limitações: As condições naturais do solo e as fundações do edifício devem ser previamente analisadas antes de se proceder a injeção (tipo cortina) nos arredores ou junto à estrutura existente. Deve-se verificar a existência de sistemas de drenagem e tubulações por detrás dos componentes da estrutura a ser injetada. Esta análise fornece as informações necessárias para avaliar a viabilidade da injeção e também o consumo de material. Os resultados desta análise também permitem determinar o posicionamento dos pontos de injeção.

 

Base de Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.