Sika® Aer

Incorporador de ar para concreto e argamassa

Descrição do Produto

Sika® Aer é um aditivo líquido para concreto e argamassa, incorporador de ar. Incorpora aos concretos e argamassas, misturados em betoneiras, minúsculas bolhas de ar esféricas, uniformemente distribuídas. Atende aos requisitos da norma EB 1763 (tipo AR).

Usos

Sika® Aer é recomendado para:

  • Concreto massa;
  • Concretos de pavimentos (pisos de aeroportos, estacionamentos de carros, estradas, etc.),
  • Concretos de baixo teor de cimento (≤300kg/m³) nos quais se necessita um aumento de coesão.

Características / Vantagens

O uso correto do aditivo incorporador de ar Sika® Aer confere ao concreto os seguintes benefícios:

  • Melhoria da trabalhidade
  • Redução da água de amassamento.
  • Redução da segregação.
  • Redução da exudação.

 

Informações do Produto

Forma: Líquido

Aparência / Cor: Castanho escuro

Embalagem: Tambor de 200l

 

Armazenamento

Condições de Armazenamento / Vida útil: 12 meses após a data de fabricação se armazenado devidamente na embalagem original lacrada e não danificada em temperaturas entre +1°C e +35°C. Proteger contra congelamento e exposição direta à luz do sol.

 

Informações Técnicas

Química básica: Sabão de breu em meio aquoso.

Densidade: ~ 1,0 kg/ litro

Valor do pH: 12 ± 1

 

Informações do Sistema

Detalhes de Aplicação:

Dosagem: De 0,04% a 0,2%, em relação ao peso do cimento (40g à 200g para cada 100kg de cimento Portland).

 

Aplicação / Condições Limitantes

Compatibilidade: Sika® Aer é compatível com outros aditivos da linha Sika, para tanto se sugere entrar em contato com o Departamento Técnico da Sika Brasil.

Modo de emprego:

  • Adicionar o Sika® Aer à água de amassamento manualmente ou por dosadores semi-automáticos simples ou conjugados. Nunca deve ser
    adicionado o Sika® Aer com os componentes secos do concreto (cimento e agregados);
  • Controlar o volume de ar incorporado, utilizando os equipamentos adequados;
  • Sika® Aer pode ser empregado com qualquer tipo de aglomerante, pois age apenas sobre o conjunto água-agregado;
  • Sika® Aer deve ser homogeneizado antes da dosagem.

Dica Sika

Quando utilizado associado a outros aditivos da linha Plastiment, Sikament, Viscocrete, cada um deles deverá ser obrigatoriamente adicionado
separadamente antes à água de amassamento do concreto. A dosagem ideal deverá ser obtida através de ensaios experimentais.

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.