Sigunit® STM-35

Aditivo acelerador para concreto projetado isento de álcalis.

Descrição do Produto

Aditivo acelerador de paga, líquido, isento de álcalis, para concreto projetado.

Usos

Sigunit®-STM-35 é utilizado como acelerador nos dois processos de projeção de concreto, via úmida e via seca:

As principais aplicações do Sigunit®-STM-35 são as seguintes:

  • Concretos projetados com alta resistência inicial;
  • Estruturas de suporte em:
    o túneis
    o minas
    o galerias
    o shafts
  • Revestimento de estabilização em serviços no subsolo;
  • Estabilização de rochas e encostas;
  • Revestimentos projetados de alta qualidade;
  • Para confecção de revestimentos projetados permanentes.

 

Dados do Produto

Forma: Líquido

Aspecto / cor: Bege.

Embalagem: Tambor de 200 litros, Containeres reutilizáveis de 1000 litros e Grane.

 

Estocagem

Condições de estocagem / Validade:

Sigunit® STM-35 deve ser estocado em suas embalagens originais e intactas. 4 meses a partir da data de fabricação, estocado nas embalagens originais e intactas, protegidos da luz direta do sol e do congelamento, nas temperaturas entre +5°C e +30°C.

O recipiente aberto deve ser consumido o mais rápido possível.

 

Dados Técnicos

Base Química: Mistura especial de materiais inorgânicos.

Densidade: ~1,2 kg/litro

pH: 3 ± 1

 

Informação do Sistema

Estrutura do Sistema:

Concreto bombeado com agregado graúdo usualmente de granulometria máxima 8 mm:

Consistência do concreto (depende do equipamento de projeção):
Dispersão na mesa de flow 45 cm, relação água /cimento 0,48.

A utilização de um super plastificante como Viscocrete® 5700 é essencial para obter a consistência sem aumenta a relação água/ cimento.

Temperatura do concreto fresco: > 15°C

 

Detalhes da Aplicação

Dosagem:

A dosagem ideal deverá ser determinada através de ensaios preliminares. Para camadas de espessura de até 15 cm em uma passada, a dosagem está entre 4% a 8%, sobre o peso do aglomerante.

Utilize uma bomba peristáltica, tipo Aliva-403, para dosar o Sigunit®-STM-35. A otimização da mistura na central de concreto e a manutenção apropriada dos bicos também são fundamentais para o desempenho final do concreto projetado.

Compatibilidade:

Os seguintes produtos Sika® são geralmente utilizados na confecção do concreto projetado:

- Sika® ViscoCrete®

- SikaPump®

- Sikament®

 

Instruções de Aplicação

Notas sobre a aplicação / Limitações:

Se camadas espessas de concreto devem ser aplicadas, assegurar que a temperatura do concreto seja maior que 15°C. Temperaturas menores requerem dosagens maiores.

Quando estiver utilizando cimentos resistentes a sulfato, o ganho de resistência pode ser mais lento. Sigunit®-STM-35 não é compatível com Sigunit®-L22 ou L62. Antes de utilizar Sigunit®-STM-35 limpe as mangueiras e bicos apropriadamente.

A utilização do Sigunit®-STM-35 requer uma dosagem, transporte e uma tecnologia de projeção tecnicamente corretas. As partes metálicas que ficarão em contato direto com o produto deverão ser de aço inoxidável.

Melhores resultados são obtidos quando utilizados cimentos com baixos teores de adição (tipos CP-I, CP-II ou CP-V).

 

Base dos Valores

Todos os dados técnicos aqui contidos são baseados em testes de laboratórios. Medidas de valores em condições reais podem variar devido a condições fora de nosso controle.

Informações de Segurança e Ecologia

Para maiores informações sobre manuseio, estocagem e disposição dos resíduos consulte a versão mais recente de nossa Ficha de Segurança do Material que contém os dados disponíveis, das propriedades físicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurança pertinentes.

Nota Legal

As informações e em particular as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos Sika, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento e experiência dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condições normais.

Na prática, as diferenças no estado do material, das superfícies, e das condições de aplicação no campo, são de tal forma imprevisíveis que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, poderão ser inferidas desta informação, ou de quaisquer recomendações por escrito, ou de qualquer outra recomendação dada.

Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e de entrega vigentes. Os usuários deverão sempre consultar as versões mais recentes das fichas técnicas dos respectivos produtos, que serão entregues sempre que solicitadas.