Monotec

Característica:
Monotec é um impermeabilizante para estruturas de concreto e alvenaria à base de cimento modificado por polímeros. É um produto monocomponente, fornecido pronto para o uso, necessitando apenas da adição da quantidade adequada de água. Após a cura, Monotec forma uma membrana impermeável e fortemente aderida à superfície.

Indicações

- Impermeabilização de reservatórios de concreto ou alvenaria, como tanques de água potável enterrados, piscinas, tanques industriais, diques de contenção, etc

- Impermeabilização de base para aplicação em conjunto com Monotec Flex compondo um sistema duplo para reservatórios de concreto elevados ou de grandes dimensões

- Impermeabilização de vigas baldrames, alicerces e fundações em geral, para eliminar a umidade ascendente por capilaridade

- Impermeabilização de paredes, muros, pisos e rodapés, jardineiras, entre outros

- Aplicação sobre superfícies de concreto, tijolos maciços, blocos cerâmicos e blocos de cimento

Vantagens

- Excelente aderência ao concreto e à alvenaria, sem a necessidade de chapisco

- Resistente à pressões hidrostáticas positivas e negativas

- Não altera a potabilidade da água, sendo atóxico

- Excelente barreira contra sulfatos e cloretos

- Fácil aplicação com broxa, trincha ou vassoura de pêlo

Dados Técnicos

Propriedades e características
Período mínimo entre demãos: 1 hora
Período máximo entre demãos: 3 horas
Tempo em aberto: 30 minutos
Número de demãos: 2 a 4
Impregnação por demão 1,0 kg/m²
Temperatura mínima para aplicação: 10 oC

Consumo teórico aproximado: Monotec

Aplicação Consumo (Kg/ m2) Número de demãos
Umidade ascendente proveniente de solo ou percolação 2,0 2
Pressão hidrostática positiva 3,0 a 4,0 3 a 4

 

Instruções de Uso

Preparo do substrato
A superfície deve estar isenta de óleo, tinta, pasta de cimento, pó ou outro material que possa interferir na aderência. Os vértices e arestas devem ser arredondados com argamassa de cimento e areia ou com argamassa polimérica Anchormassa S2.

Mistura
Recomenda-se usar um misturador universal ou uma Hélice Anchormassa acoplada a uma furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm). Colocar a quantidade de 5,6 L de água para o conteúdo completo da embalagem de 18 kg ou 2 L para a embalagem de 6,5 kg em um recipiente adequado à mistura, como um balde plástico ou, no caso do uso de um misturador, a sua cuba, e adicionar o produto aos poucos sempre com o misturador ou a Hélice Anchormassa em movimento. Misturar por 3 a 5 minutos até obter uma mistura homogênea e isenta de grumos. Não fracionar as embalagens.

Aplicação

Saturar a superfície com água evitando empoçamentos, ou seja, até atingir a condição de “superfície saturada e seca”. Aplicar Monotec em duas ou mais demãos cruzadas, utilizando-se trincha, broxa ou vassoura de pêlo e de forma a obter uma espessura de filme úmido de aproximadamente 1,0 mm. Respeitar o consumo de 1,0 kg/m²/demão. O intervalo entre demãos deve variar de 1 a 3 horas. Se houver dificuldades no espalhamento, umedecer levemente a superfície.

Cura
Após a finalização dos trabalhos, promover cura úmida por, no mínimo, 3 dias. Não aplicar os produtos sob insolação direta e se necessário utilizar anteparos.

Restrição de uso
Monotec não deve receber pintura diretamente sobre a superfície acabada. Para a execução de revestimentos sobre a impermeabilização, deve-se elaborar um revestimento em argamassa sobre Monotec curado. Revestimentos cerâmicos, pinturas ou outros tipos de acabamento devem ser aplicados sobre a argamassa de proteção mecânica também curada. Para eventuais questionamentos, entrar em contato com o departamento técnico da Anchortec.

Embalagem

Fornecido em caixas de 6,5 e 18 kg

Armazenagem

Manter em local seco e na embalagem original lacrada.

Validade

12 meses

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.