Monopol® Poliuretano

1. Descrição

Monopol® Poliuretano é um selante elastomérico a base de poliuretano, monocomponente, com alto poder de aderência, com elasticidade, aliados a excelentes propriedades químicas e físicas. Produto tixotrópico e aderente a diversos tipos de substratos como: concreto, argamassas, alumínio, madeira, pedras, cerâmicas, etc.

2. Vantagens

O uso do selante Monopol® Poliuretano oferece os seguintes benefícios aos usuários:
• Excelente resistência aos raios ultravioletas;
• Não causa manchamento;
• Impermeável;
• Aderente em diversos materiais sem necessidade de primer na maioria dos substratos;
• Aceita pintura base água após a formação da pele (algumas horas);
• Boa resistência a ácidos e bases;
• Excelente resistência às intempéries, inclusive à maresia.

3. Características Técnicas

Consistência: Pastoso
Sistema de cura: Umidade do Ar
Secagem ao toque (23°C e 50% U.R): 90 a 150 min
Tempo de cura (23°C e 50% U.R): 3 mm/24h
Temperatura de aplicação (°C): 5 a 35
Teor de sólidos (EN827): > 93%
Alongamento na ruptura (ISSO 8339): > 600%
Dureza Shore A (ISSO 868-3segundos): 25 a 30
Temperatura de serviço (°C): -40 a +90
Resistência à UV (ASTM G-154): Boa
Resistência à água e salt spray: Excelente
Cores: Cinza, Preto, Branco e Bege
4. Utilização

Monopol® Poliuretano foi especialmente desenvolvido para o uso como selante e adesivo em diversas aplicações na construção civil, onde possui excelente aderência sem causar nenhum tipo de manchamento por exsudação de plastificantes e solventes, tais como:
• Juntas de dilatação de pisos e fachadas com movimentação de até 25%
• Selamento de ralos, tubulações de reservatórios;
• Vedação de esquadrias, caixilhos metálicos e de madeira;
• Tratamento de trincas e fissuras;
• Vedação de calhas e rufos;
• Peças pré-moldadas.

5. Instrução de Uso

Preparação da superfície:

A superfície deverá estar íntegra, resistente, regular, apresentar-se limpa e seca, sem qualquer vestígio de graxa, óleo, poeira, restos de quaisquer outros materiais anteriormente aplicados. Nas aplicações em concreto e argamassa, os mesmos deverão estar totalmente curado. Instalar um delimitador de profundidade ao longo da junta, adequado à largura (cordão de polietileno) na profundidade especificada para a aplicação do selante. Para isto, recomendamos a utilização de um gabarito para garantir a regularidade da profundidade. Proteger as faces laterais superiores das juntas com fita crepe antes de iniciar a aplicação. Superfícies metálicas devem apresentar isenta de qualquer camada que possa prejudicar a aderência do Monopol® Poliuretano como ferrugem, tintas, vernizes e películas protetoras de esquadrias.

 

Aplicação do Produto:

O Monopol® Poliuretano na maioria das situações não requer primer; porém, em substratos porosos, pouco resistentes, pulverulentos e em situação onde o Monopol® Poliuretano ficará submerso constantemente, o uso do Viapoxi® Injeção como primer faz-se necessário. Aplicações em substratos galvanizados ou inox, consultar o departamento técnico. Corte o bico plástico da bisnaga na medida desejada em ângulo de 45°, remova o lacre do fundo da bisnaga e fure o lacre de alumínio do bico da bisnaga. Instale a bisnaga na pistola aplicadora, encaixando o pistão no êmbolo.
Posicione o bico na junta formando um ângulo de 45°, aperte o gatilho da pistola até a saída do produto. Ao mesmo tempo, avance com a aplicação preenchendo toda a junta. Remover o excesso do Monopol® Poliuretano com espátula e retirar as fitas das laterais. O acabamento côncavo do selante já aplicado deverá ser feito por meio de espátula ou colher, nunca utilizando para tal água com sabão, álcool ou outros produtos.

 

Recomendações:

Não aplicar diretamente sob o sol e em substratos com temperatura > 35°C. Não utilizar qualquer tipo de produto para acabamento (ex: sabão, solvente, etc.). Após aberto, utilizar todo o conteúdo. Os resíduos não curados do Monopol® Poliuretano podem ser removidos com solventes como: Thinner, aguarraz, álcool, etc. Resíduos curados devem ser removidos mecanicamente. Produto depois de curado forma um elastômero quimicamente estável, sendo seus resíduos classificados como “classe 2” (NBR 10004).
Segurança:

Utilizar EPI’s adequados: luvas, óculos de segurança química. Evitar contato com a pele e olhos. Não beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mãos antes de uma pausa ou depois do trabalho. Produto não inflamável e não explosivo. Produto não considerado tóxico, porém impróprio para o consumo humano. Para mais detalhes, consultar a Ficha de Segurança do produto.

6. Embalagens

- Cartuchos de 360g (310 ml). Caixa com 12 unidades.
- Sachês de 600 ml. Caixa com 20 unidades.

7. Estocagem

Produto válido por 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado em local coberto, seco, sem incidência de raios solares, em temperaturas entre 10 e 30°C e nas embalagens originais e intactas.

8. Consumo

O consumo do Monopol® Poliuretano por metros lineares de junta dependerá da largura e profundidade especificada conforme exemplo na tabela:

Monopol® Poliuretano Tipo de junta em mm (Largura x Profundidade)
6,0 x 6,0 12,0 x 6,0 16,0 x 8,0 20,0 x 10,0 25,0 x 12,5
Cartucho de 310 ml 8,6m 4,3m 2,4m 1,55m 1,0m
Sachê 600ml 16,6m 8,3m 4,7m 3,0m 1,92m
9. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto.

Para obter mais informações, consulte nosso Departamento Técnico.

A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso. Rev.04-06/152011