Monopol Asfáltico

1. Descrição

Selante à base de asfaltos elastoméricos, solventes especiais e agentes tixotrópicos, com alto teor de sólidos. Sua exclusiva formulação confere características de total elasticidade em baixas temperaturas e, excelente estabilidade em temperaturas mais elevadas, evitando escorrimento mesmo quando aplicado na vertical. Possui alto poder de adesão nos mais variados substratos.

2. Características Técnicas

Características Unidade Monopol Asfáltico
Penetração cônica 0,1 mm 240 – 320
Não voláteis a 120° C/3h %massa mín. 72
Massa específica a 25/25° mín. 0,92
Teor de cinzas %massa máx. 11
Secagem ao toque hora aprox. 02
Tempo de cura inicial hora 24
Tempo de cura final dia 7
3. Utilização

Monopol Asfáltico é indicado para selar trincas, fissuras e juntas de telhas metálicas e de fibrocimento, bem como para vedação ao redor de parafusos de fixação. É ideal também para calhas e no acabamento de instalação de telhas asfálticas (Shingle).

4. Instrução de Uso

Preparação da Superfície


Para a aplicação do Monopol Asfáltico, a superfície deverá estar limpa e seca, livre de quaisquer vestígios de graxa, pó ou óleo. Em superfícies metálicas, lixe bem a área para retirar vestígios de ferrugem ou quaisquer elementos agregados.


Aplicação do Produto


Para iniciar a aplicação, corte o bico na medida desejada e rosqueie na bisnaga. Em seguida, instale a bisnaga na pistola aplicadora, encaixando o pistão no êmbolo.

Em trincas e fissuras de concreto, fibrocimento, argamassa armada e telhas cerâmicas: aplique uma demão de primer Viabit e aguarde secar por 2 horas.

Preencha todas as aberturas com Monopol Asfáltico, utilizando uma espátula para auxiliar na aplicação. O preenchimento deverá ser realizado em etapas, ou seja, 2 ou 3 vezes, aguardando o intervalo de 2 horas entre uma camada e outra. Desta forma evita-se uma camada muito grossa que poderá reter o solvente e prejudicar a secagem.

• Em superfícies metálicas e ao redor de parafusos de fixação: aplique uma demão de primer Viabit e aguarde secar por 2 horas. Preencha as aberturas com Monopol Asfáltico. Ao redor de parafusos de fixação, cuide para que a sua base também receba o produto. Faça a aplicação em 2 ou 3 camadas até obter total cobertura.

Essas camadas deverão ser finas e com intervalo de aplicação de aproximadamente 2 horas.
Recomendações

Não utilize o produto em tempo chuvoso.

Em trincas e fissuras de maiores extensões, incorpore uma tela de políester no Monopol Asfáltico.

Mantenha o local ventilado e NÃO FUME ou provoque faíscas durante o manuseio e aplicação. Utilize luvas e óculos de segurança durante a aplicação.

Em locais com pouca ventilação, utilize máscara com filtros para vapores orgânicos.

Após aberto o cartucho, utilize todo o conteúdo e não reutilize a embalagem vazia.

Em caso de contato com a pele, lave abundantemente com água e sabão. Em caso de contato com os olhos, lave com água em abundância e procure orientação médica, informando sobre o produto.

5. Embalagens

Cartucho de 320 g – caixa com 12 cartuchos.

6. Estocagem

Produto válido por 12 meses, a partir da data de fabricação, desde que armazenado nas bisnagas originais, intactas, na posição vertical, e em local coberto, seco, ventilado e sem incidência de sol.

7. Consumo

Em aberturas de 1 por 1 cm um cartucho de 320 g calafeta até 2,5 metros lineares.

8. Nota

As informações contidas nesta ficha baseiam-se em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto.

Para obter mais informações, consulte nosso departamento técnico.

A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.